Mizuhiki – Artesanato Tradicional Japonês


mizuhiki art

Artesanato Japonês com Mizuhiki

Mizuhiki (水引) é um tipo de artesanato tradicional bastante antigo, na qual são usados fios coloridos de papel washi, um papel criado à partir do arroz. É comum encontrarmos essa arte tradicional decorando embrulhos de presente, envelopes Shūgi-bukuro ou Noshibukuro e acessórios pra cabelo e trajes tradicionais.

Artesananto Mizuhiki
Usa-se uma pasta aquosa que tem a finalidade de endurecer os fios, sendo que um corante é adicionado antes à pasta para dar a cor desejada.

Cada cor tem seu significado simbólico. Cordões prateados e dourados normalmente são usados em eventos mais chiques e formais. Cordões vermelho e branco significam sorte e felicidade. Já o preto e branco é muito usado em cerimônias fúnebres.

mizuhiki 17

O Mizuhiki desempenha um papel importante na cultura japonesa como um símbolo de afeto, amor e união. Cada nó tem um significado e é usado para um evento específico (cerimônia de casamento, funeral, nascimento, visita à alguém no hospital, etc.).

Os nós feitos com o Mizuhiki estão intimamente associados com a palavra Musubu (結ぶ), que significa “laço”, “vínculo”, “ligação”, “conexão”.

mizuhiki 16
Ou seja, os nós do Mizuhiki conectam e unem as pessoas. Por exemplo, laços cujo nó pode ser desatado, são entregue como felicitação de nascimento ou admissão em uma escola, pois trata-se de eventos que desejamos que se repitam.

Mizuhiki art
Já laços, cujo nó não pode ser desatado, normalmente são entregues em casamentos, como um desejo de que a união entre o casal não se desfaça jamais. Esse laços com o nó fechado também são dados em funerais, para simbolizar o fim de um ciclo.

mizuhiki002
Acredita-se que este tipo de arte com o Mizuhiki tenha surgido em 607 dC, quando um delegado japonês voltou da China com um presente para o imperador japonês.

O presente foi decorado com um nó de fio vermelho e branco simbolizando “sorte” e “felicidade”. O imperador gostou da elegância e do simbolismo da arte e a partir de então iniciou-se a tradição de decorar caixas de presentes com o mizuhiki.

mizuhiki
Antigamente, o Mizuhiki também era muito usado em acessórios para prender os cabelos dos samurais e das gueixas. Atualmente, existem várias formas de arte Mizuhiki, que servem como decoração em ocasiões importantes, onde assumem a forma de flores ou animais como tsuru, rã, peixes, dragões e tartarugas.

mizuhiki 2

Mizuhiki Art 2
Enfim, o Mizuhiki é considerado um dos materiais mais tradicionais da arte japonesa. É possível fazer vários trabalhos artísticos com ele, inclusive esculturas complexas. Também podemos usa-lo para fazer acessórios femininos como colares, broches, brincos e presilhas para os cabelos. Veja alguns exemplos abaixo:

Artesanato Japonês - Mizuhiki

Mizuhiki art fotos
Artesanatos que usam o Mizuhiki é chamado no Japão como Mizuhiki-zaiku (水引細工). Em Nagano, na cidade de Iida, há o Mizuhiki Museum, com muitas esculturas e trabalhos artesanais incríveis realizados com o cordão Mizuhiki. Para obter o endereço e outras informações, acesse o site oficial do museu.

Veja mais imagens de Mizuhiki Art

mizuhiki artesanato tradicional

Mizuhiki Art 5

Mizuhiki art 17

mizuhiki 1

mizuhiki art

Fonte de Pesquisa: Wikipedia, Makazine

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Noshibukuro - Envelopes de dinheiro japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *