Parques Nacionais do Japão


Daisetsuzan National Park

Kokuritsu Kōen – Parques Nacionais do Japão

O Japão é conhecido por suas estonteantes belezas naturais e pra quem curte um contato maior com a natureza e passeios ecológicos, uma boa sugestão é conhecer os seus Parques Nacionais, chamados de Kokuritsu Koen 国立公園 e Kokutei Koen 国定公園.

Ao todo são 86, sendo que 30 deles são designados “Kokuritsu Koen”, cobrindo 20.482 km². Essas áreas de incrível beleza cênica e natural são designadas como reservas de proteção ambiental, aos cuidados do governo da província, com a supervisão do Ministério do Meio Ambiente japonês.

Tudo começou em 1911, quando os cidadãos locais pediram que os santuários e florestas de Nikko fossem colocadas sob proteção do governo. A resposta veio em 1929, quando finalmente foi criado a Associação dos Parques Nacionais. As primeiras leis foram criadas em 1931 e os primeiros Parques designados nacionais foram: Setonaikai, Unzen e Kirishima, em 1934.

De lá pra cá, muitos outros surgiram… O mais legal é que independente de onde moramos no Japão, sempre haverá um parque nacional por perto, pois eles estão espalhados pelo arquipélago de norte a sul. Que tal conhecer os Parques Nacionais das regiões de Hokkaido, Tohoku e Kanto? No próximo post, colocarei os Parques Nacionais das regiões de Chubu, Kansai, Shikoku e Kyushu.

Parques Nacionais de Hokkaido

Parques Nacionais de Hokkaido

1. Shikotsu-Toya Kokuritsu Koen

* Designação: 1949/05/16 Área: 99.302 ha
* Localizado na Província de Hokkaido

Este parque oferece uma variedade de atividades ao ar livre, tais como caminhadas, nascentes de água quente e alguns dos melhores resorts de esqui do país. É cercado por lagos, caldeiras vulcânicas e vulcões ativos como Monte Yotei, Mt. Usu, Mt. Showa-shinzan e o Mt.Tarumae. Sua proximidade com Sapporo faz com que se torne um popular ponto turístico em Hokkaido.

2. Shiretoko Kokuritsu Koen

* Designação: 1964/06/01 Área: 38.633 ha
* Localizado na Província de Hokkaido

O Parque Nacional Shiretoko é um dos mais belos parques nacionais, além de estar incluído na lista da Unesco como Patrimônio Mundial. Esta península de vegetação intocada, é o lar de ursos marrons que podem ser vistos dos barcos de turismo durante os meses mais quentes. No inverno é um dos poucos lugares no Japão, onde o mar fica coberto por placas de gelo.

3. Daisetsuzan Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/12/04 Área: 226.764 ha.
* Localizado na Província de Hokkaido

Este é o maior de todos os parques nacionais no Japão. As principais características deste parque são os vulcões como o Monte Tokachi e Monte Asahi, que é a montanha mais alta de Hokkaido. O parque também oferece vistas esplêndidas do Monte Ishikari, com muitas espécies de plantas alpinas e animais como ursos marrons, veados, entre outros.

Parques Nacionais de Hokkaido

4. Akan Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/12/04 Área: 90.481 ha
* Localizado na Província de Hokkaido

Akan é um parque nacional popular no leste de Hokkaido, composto por três lagos rodeados por vulcões.

É conhecida por suas paisagens naturais, como o Lago Mashu, que muitas vezes é considerado o mais belo lago do Japão. Outro lago famoso é o Lago Kussharo, cercado por nascentes de água quente.

5. Rishiri Rebun Sarobetsu Kokuritsu Koen

* Designação: 1974/09/20 Área: 21.222 ha
* Localizado na Província de Hokkaido

Este é o parque nacional mais setentrional do Japão e é composta de duas pequenas ilhas, Rishiri e Rebun, e parte da área costeira do norte de Hokkaido. O parque oferece caminhadas, paisagens costeiras e flores alpinas.

6. Kushiro Shitsugen Kokuritsu Koen

* Designação: 1987/07/31 Área: 26.861 ha
* Localizado na Província de Hokkaido

O Parque Nacional de Kushiro Shitsugen foi criado para preservar a maior área úmida (pântanos) do Japão. O parque abriga a única população conhecida de Grous japoneses, que estão em vias de extinção. Por isso é chamado de Santuário dos grous. Outras atrações do parque são o sinuoso Rio Kushiro, os lagos e pântanos, como o Lago Taro e pântano Shirarutoro.

Parques Nacionais de Tohoku

Parques Nacionais de Tohoku

1. Towada-Hachimantai Kokuritsu Koen

* Designação: 1936/02/01 Área: 85.411 ha
* Abrange as províncias de Aomori, Akita e Iwate

Localizado ao longo das montanhas vulcânicas do interior do norte da Região de Tohoku, o Parque Nacional de Towada Hachimantai oferece alguns dos melhores onsens do Japão como Nyuto Onsen, além de belas paisagens durante o outono. Também é famoso devido ao lago Towada e montanhas Hachimantai.

2. Sanriku Fukko Kokuritsu Koen

* Designação: 1955/05/02 Área: 12.212 ha
* Abrange as províncias de Aomori, Iwate e Miyagi

Antigamente era chamado de “Rikuchū Kaigan National Park” e abrange as costas litorâneas das províncias de Aomori, Iwate e Miyagi. Esta área foi a mais afetada pelo tsunami de 2011. Após este episódio, o parque foi ampliado e rebatizado para incentivar a recuperação do turismo da região.

3. Bandai-Asahi Kokuritsu Koen

* Designação: 1950/09/05 Área: 86.404 ha
* Abrange as províncias de Fukushima, Yamagata e Niigata

O Parque Nacional de Bandai Asahi abrange quatro cadeias de montanhas vulcânicas separadas no sul da Região de Tohoku, incluindo o Mt. Bandai Mt. Asahi, Mt. Iidee e a sagrada montanha Dewa Sanzan. As vistas panorâmicas do Urabandai e Lago Inawashiro são muito belas e atividades ao ar livre, tais como caminhadas e esportes de inverno são muito apreciadas nesta área.

Parques Nacionais de Kanto

Parques Nacionais de Kanto

1. Nikko Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/12/04 Área: 140.021 ha
* Abrange as províncias de Tochigi e Gunma

O Parque Nacional de Nikko é designado Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece aos visitantes uma grande variedade de atrativos naturais e culturais, incluindo diversos santuários, onsens, lagos, cachoeiras e montanhas. Vale muito a pena conhecer o Parque Nacional de Nikko e suas belezas naturais.

2. Chichibu-Tama-Kai Kokuritsu Koen

* Designação: 1950/07/10 Área: 126.259 ha
* Abrange áreas das províncias de Saitama, Yamanashi, Nagano e Tokyo

Neste parque está localizado oito picos com mais de 2.000 m de altura, como o Mt. Mitsumine e Mt. Mitake, além de muitas trilhas e santuários antigos, como o Santuário Mitsumine com mais de 2 mil anos. O parque também tem grandes rios como o Arakawa, Shinano, Chikuma, Tama e Fuefuki.

3. Fuji-Hakone-Izu Kokuritsu Koen

* Designação: 1936/02/01 Área: 121.714 ha
* Abrange áreas das Províncias de Yamanashi, Shizuoka e Kanagawa

O Parque nacional Fuji Hakone Izu é o mais visitado do Japão por ter fácil acesso de Tóquio e outras localidades, além de oferecer várias atrações ao ar livre como escalada ao Monte Fuji, águas termais em Hakone, belas praias da Península e Izu-Shichito (Sete Ilhas), Fujigoko (região dos cinco lagos), entre outros.

Parques Nacionais de Kanto
4. Ogasawara Kokuritsu Koen

* Designação: 1972/10/16 Área: 6.099 ha
* Abrange área de Província de Tokyo

Este parque é composto por mais de 30 ilhas, incluindo as duas principais ilhas de Chichijima e Hahajima. O arquipélago de Ogasawara está localizado 1.200 km ao sul de Tóquio. É o menor parque nacional subtropical no Japão, porém com praias belíssimas e uma rica variedade de fauna e vegetação.

5. Joshinetsu Kogen Kokuritsu Koen

* Designação: 1949/09/07 Área: 189.062 ha
* Abrange áreas das províncias de Gunma, Nagano e Niigata

O parque nacional Joshinetsu Kogen é o segundo maior parque nacional no Japão e se caracteriza por ser uma área repleta de vulcões ativos, incluindo o Monte Asama, Mt. Myoko e Mt. Tanigawa, que tem mais de 2.000 m de altura de onde é possível ver os planaltos de Shiga, Myoko e Sugadaira.

6. Oze Kokuritsu Koen

* Designação: 2007/08/30 Área: 372 km ²
* Abrange as províncias de Gunma, Fukushima, Niigata e Tochigi

O Parque Nacional de Oze gira em torno de uma grande região pantanosa a uma altitude de 1400 metros na zona fronteiriça entre quatro províncias diferentes. A área do parque inclui os pântanos e as montanhas na área de Oze, anteriormente parte do Parque Nacional de Nikko, e outras áreas próximas, incluindo as montanhas Aizu-Komagatake e Tashiroyama.

Confira a continuação:
Parques Nacionais do Japão – 2° Parte

Referências: Japan Guide, Wikipedia
Imagens: Wikimedia Commons

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Tosihiro Ida

    Muito boa esta apresentação de diversos Parques Nacionais do Japão, criando oportunidades para todos quantos tenham interesses em conhecer um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente na terra do Sol Nascente.
    Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *