6 flores que representam o outono japonês


6 flores que representam o outono japonês

Não só as folhas de bordo colorem o outono no Japão. Conheça 6 flores que florescem nessa estação e encantam os turistas na Terra do Sol Nascente.

Embora haja uma abundância de folhas de bordo deslumbrantes para ver no outono do Japão, você simplesmente não pode ignorar as flores incríveis da estação! Essas flores crescem em parques e jardins por todo o país e são atrações imperdíveis para os amantes da natureza.

O outono no Japão geralmente traz à mente imagens de folhas coloridas e árvores de gingko douradas, onde muitas pessoas passeiam pela floresta e fazendo momijigari, mas o clima no país durante o outono também é ideal para o florescimento de vários tipos de flores.

Cosmos (Kosumosu)

cosmos flowersImagem: Wikimedia Commons

Apelidada de akizakura (秋桜) que significa “flor de cerejeira do outono”, o cosmos é provavelmente a primeira flor em que os japoneses pensam quando falam do outono. Cosmos normalmente podem ser encontradas nas variedades rosa, laranja e branco. Essas pequenas flores crescem em abundância no Showa Kinen Park em Tóquio até o início de novembro.

Campos do cosmos podem ser vistos em muitos outros lugares do Japão porque são fáceis de cultivar, desde que recebam muito sol, mesmo em terras que não são tão férteis.

Crisântemos (Kiku)

kiku, crisântemo pixnioImagem: pixnio

Talvez o crisântemo seja a flor mais famosa do Japão. Chamada de kiku (菊), ela aparece na literatura, no brasão da Família Imperial e na moeda de 50 ienes, mas nem sempre são vistos como uma flor de outono, apesar de florescer em profusão nesta época do ano.

Na verdade, existem vários festivais e eventos dedicados ao crisântemo realizados em todo o Japão no outono; duas das mais populares ocorrendo no mês de novembro no Santuário Yushima Tenmangu em Tóquio e no Santuário Meiji Jingu em Harajuku, Tóquio.

Kochia (Kokia)

kochia Imagem: Wikimedia Commons

Kochia (コキア), também chamada de houkigusa (ほうき草), é um tipo de arbusto que ganha uma coloração vermelho escuro escarlate no outono. Esses arbustos de aparência fofa e ao mesmo tão peculiar tendem a crescer em áreas mais naturais ou em jardins ornamentais, embora também possa ser vistos ao longo das encostas fora das grandes cidades.

O melhor lugar para vê-los é no Hitachi Seaside Park, localizado a apenas duas horas de Tóquio, na prefeitura de Ibaraki. O kochia muda de cor do final de setembro a outubro.

Rosa (Bara)

rosa baraImagem: pxfuel.com

Rosa é chamada de “Bara” (バラ). Se você gosta de rosas, ficará satisfeito em saber que alguns parques e jardins em Tóquio tais como Kyu-Furukawa Teien em Komagome, Hibiya Park e Jindai Botanical Gardens em Chofu, entre outros – têm festivais de rosas em outubro.

Outro local popular em Tóquio para apreciar as rosas é o Shinjuku Gyoen Garden, onde pode ser encontradas cerca de 500 flores individuais em 110 espécies. Outros locais também são o Kyu-Furukawa Garden e o Kinuta Park em Setagaya, com 290 rosas de 27 espécies diferentes.

Lírio Aranha Vermelha (Higanbana)

Higanbana pixabayImagem: Pixabay

Conhecido como higanbana (ヒガンバナ) em japonês, os lírios-aranha-vermelha (Lycoris radiata) florescem na época do equinócio de outono, no final de setembro ao início de outubro em todo o Japão. Essas flores vermelhas vibrantes têm um lado um pouco mais escuro, que simbolizam perda ou morte, e crescem abundantemente na natureza perto de cemitérios.

Segundo uma superstição, os higanbana crescem nos caminhos daqueles que você nunca mais encontrará, o que torna raro encontrar jardins ou festivais baseados nessas flores.

Um deles é o Koide Riverside Higanbana Festival em Fujisawa, prefeitura de Kanagawa, um evento que ocorre em setembro, onde você pode passear ao longo de um rio tranquilo coberto por essas flores brilhantes. Outro local para ver essas flores é em Kinchakuda, Saitama, onde 5 milhões de lírios-aranha vermelhos desabrocham nos meses de setembro e outubro.

Osmanthus (kinmokusei)

Osmanthus (kinmokusei) Imagem: photo-ac.com

Osmanthus é chamada de Kinmokusei (金木犀) no Japão. São florzinhas laranjas nativa do Japão e da maior parte do sul da China e Taiwan. Qualquer um que seja fã de chá oriental certamente já viu ou provou este sabor de chá antes. Se você caminhar perto dessas árvores floridas, com certeza poderá sentir a fragrância levemente cítrica que exala destas flores.

Uma particularidade dessas flores é que elas não florescem bem em um ambiente sujo e poluído. Durante os anos da economia pós-guerra do Japão, que foi colorida por uma poluição extensa e empoeirada, as pessoas raramente podiam sentir o cheiro das flores.

Embora não haja festivais específicos dedicados a esta árvore em si, qualquer pessoa que visitar Kyoto em outubro provavelmente sentirá o cheiro e verá essas flores em plena floração, já que as osmanthus crescem praticamente em todos os cantos e jardins da cidade.

Se você está planejando uma escapadela de outono no Japão para apreciar a mudança das folhas, por favor, não se esqueça de apreciar as flores deslumbrantes do outono também!

3 Comentários

  1. Marcos

    Tive o prazer de visitar o Japão no outono e a kinmokusei deixava todos os lugares MUITO cheirosos. Era incrível estar em uma cidade grande com esse cheiro incrivel

  2. Alice Mika Furuya

    gostei, e informativo e Bom trabalho!

  3. Pingback: Koizumi Inari, um santuário com muitos portões torii de tamanhos diferentes | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *