7 Kanji para escrever na caligrafia japonesa – e seus significados


Caligrafia Japonesa

Confira sete kanji e seus significados. Será que você consegue discernir como as formas dos kanji refletem sutilmente as ideias que pretendem transmitir?

A língua japonesa é bastante difícil de aprender, mesmo para pessoas que vivem anos no Japão; escrevê-lo está muito além da capacidade de qualquer visitante de curta duração. Mas isso não significa que ainda não possa ser apreciado por sua grande beleza e delicadeza.

A língua japonesa é representada visualmente por não um ou dois e nem mesmo três, mas sim, quatro alfabetos ou sistemas de escrita: kanji, hiragana, katakana e romaji.

O único que os visitantes ocidentais terão alguma chance de entender é romaji, uma vez que é a “romanização” do japonês no alfabeto latino de 26 caracteres usado mais amplamente na Europa, África e Américas. O romaji até pode ser encontrado em todo o Japão.

Mas sem dúvidas nenhuma, o que mais encanta os visitantes estrangeiros, mesmo que eles não consigam compreender o que são aqueles “rabiscos”, são os kanji, a versão japonesa dos caracteres chineses que foram a primeira língua escrita no Japão, a partir do século VI.

Um visitante vê kanji em todos os lugares do Japão, e geralmente na forma de um dos maiores dons culturais do Japão (e da China): a caligrafia (Shodo). Pode-se escolher aprender a manusear um pincel e trabalhar nas formas elegantes de kanji em uma aula; em tal classe, os kanji abaixo podem estar entre aqueles que podem ser solicitados a praticar a escrita.

Imagem de Pexels por Pixabay

Ou também se pode simplesmente tentar examiná-los mais de perto quando aparecerem, pois seus significados costumam estar embutidos na caligrafia. Os kanjis estão abertos a muitas interpretações, daí sua bela flexibilidade para expressar significados.

Abaixo estão sete kanji e seus significados. Veja se você consegue discernir como as formas dos kanji refletem sutilmente as ideias que pretendem transmitir.

E seja grato caso não seja um estudante japonês; apenas o primeiro grupo de kanji que se espera que as crianças aprendam na escola contém 1.006 caracteres diferentes.

Outros 1.130 são ensinados no ensino fundamental e médio. Há milhares mais para aprender depois disso, colocando o alfabeto latino de 26 letras literalmente no chinelo.

Mas caso seja um estudante de japonês, seja grato também, pois você está aprendendo um idioma desafiador, que nos permite ampliar a nossa mente de maneira inimaginável.

心 Kokoro – Os japoneses praticam a escrita de kanjis não apenas pela beleza das formas, mas pelo que sua caligrafia – que nunca é perfeita, mas sempre reflete seu estado de espírito ou coração – diz a eles como se sentem.

Os traços são tão delicados que podem revelar o próprio coração ou espírito – e kokoro é, na verdade, a palavra para “coração” ou “espírito”. E como muitos kanji , pode significar muito mais: outros significados potenciais incluem alma, mente, sentimentos, emoção e sinceridade.

幽 玄 Yu-gen – Esta palavra tem uma história e significado complexos, começando bem cedo, quando significava “misterioso” ou “obscuro”, mas ao longo dos séculos ela assumiu significados mais amplos e profundos, incluindo “profundidade sutil” e até ” uma profunda consciência do Universo. ” Também se tornou o nome de um estilo de poesia e, em última análise, seu senso de “elegância refinada” inspirou o nome do nosso restaurante.

大 Dai – Dai é uma palavra que você ouvirá com frequência no Japão, pois significa “ótimo” ou “grande”. Este kanji paira sobre Kyoto, no pico Nyoigatake, e é muito grande; parece ainda maior quando fogueiras colocadas sobre ele são acesas durante o Daimonji Gozan no Okuribi todos os anos em 16 de agosto, para sinalizar o fim do verão que se aproxima.

力 Chikara – A forma robusta deste kanji simples parece emprestar exatamente o que diz ser: “Força”. Sua solidez alicerçada combina com um senso de movimento para criar seu visual poderoso. Nos tempos modernos, foi compreensivelmente adotado como o nome e o logotipo de uma organização de luta livre profissional nos Estados Unidos.

人 Hito – Este personagem muito simples refere-se literalmente a um personagem; hito significa “pessoa”. Embora possa parecer terrivelmente simples de escrever, assim como o kokoro , esse kanji pode muito bem revelar o estado de espírito da pessoa que o escreve.

永 Ei – Este kanji, que pode parecer vibrar por dentro, representa o conceito de “eternidade”. No final do século 18, foi combinado com o kanji “pacífico” para nomear a era chamada An’ei (安永): “eternidade pacífica”. Nem é preciso dizer que o nome talvez fosse otimista demais.

天 Ten – Este kanji elegante e simétrico faz sentido quando você descobre que seu significado é “céu”. Combinado com outros kanji , este kani introduz a frase 天地 開闢, ou Tenchikaibyaku, que significa literalmente “a criação do céu e da terra” na mitologia japonesa.

Participe do Curso Online Gratuito de Japonês. Os módulos já estão disponíveis para você começar a estudar agora mesmo: Acesse o link: Curso Online Gratuito de Japonês

Imagem do topo: Sabrina Ellul (Unsplash)
Fonte do artigo: japanology.org

1 Comentário

  1. Sergio Massaharu Nosse

    Necessito me atualizar !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *