A Mania dos Point Cards no Japão


Point Card no Japão

A Cultura do Point Card no Japão

No Japão é comum as lojas oferecerem um Pointo Kādo (ポイントカード) aos seus clientes. Mas o que seria o Point Card? Nada mais é do que um cartão fidelidade da loja onde pontos são acumulados a cada compra, podendo ser usados posteriormente em troca de algum produto da loja. Essa prática é tão comum que não há quem não tenha uma carteira recheada desses cartões de ponto.

O tipo de cartão, depende da loja ou da rede conveniada. Alguns são magnéticos se assemelhando a cartões de crédito, outros são mais simples, de papel, com espaços quadriculados no verso que podem ser carimbados manualmente a cada compra. O valor dos pontos depende de cada estabelecimento, mas geralmente ganha-se 1 ponto a cada 100 ienes gastos no local e cada 1 ponto equivale a 1 iene.

Cada vez que você volta à loja e compra um produto, você tem a opção de utilizar os pontos acumulados, conseguindo assim algum tipo de desconto, ou então pode acumular mais pontos para serem usados em outra ocasião. Por isso, se você frequenta alguma loja ou restaurante com assiduidade, vale a pena acumular pontos em seu Point Card e assim economizar alguns tostões.

Point Cardsmotonoa-do-sedori.info

Fazer cartões de ponto em lugares que vamos apenas uma vez por ano, pode acabar sendo um desperdício de tempo, mas quando se trata de locais onde fazemos compras com frequência, tais como supermercados, postos de gasolina e lojas de conveniência, vale muito a pena.

A economia pode parecer pequena, mas a longo prazo pode ser bem significativa se você aprender a usa-lo bem.

Lembre-se que existem várias modalidades de Point Card e por isso é necessário conhecer o funcionamento de cada um.

A maioria deles tem validade de 1 ano, e caso não seja utilizado dentro desse prazo, pode-se perder os pontos acumulados até então.

Por isso sempre é bom ficar de olho na validade dos seus Point Cards e não esquecer de utiliza-los antes do vencimento.

Depois de um tempo no Japão, acabamos ficando endoidecidos por estes cartões de ponto. Afinal, fazer compras é um tipo de entretenimento que agrada a maioria das pessoas e ganhar pontos com isso é melhor ainda!

Confira abaixo alguns Point Cards que valem a pena termos na carteira:

1. Lojas de conveniência

Point Cards chinacolo.blog66.fc2.com

Existem milhares de lojas de conveniência espalhadas por todo o Japão e muitas pessoas fazem compras diariamente em alguma dessas lojas. Nesse caso, vale a pena fazer cartão de ponto, se não em todas, pelo menos naquela em que você frequenta com maior assiduidade.

Lembrando que existem cartões de ponto que em determinados dias da semana, oferecem uma percentagem mais elevada de pontos para a compra de um determinado item. Existem também alguns produtos que estão isentos de pontos, tais como bilhetes, contas de serviços públicos, cigarros e selos.

Seven Eleven

Nome do cartão: nanaco
Pontos Ganhos: 1 ponto para cada 100 ienes gastos
Validade: Os pontos expiram no dia 31 de Março, após dois anos de uso

Além da pequena girafa, que é o mascote fofinho do cartão Nanaco, saiba que você pode utiliza-lo não só em qualquer loja de conveniência da rede 7/11, como também no Itoyokado (loja de departamento) e no Dennys (Restaurante).

Lawson

Nome do cartão: Ponta
Pontos Ganhos: 1 ponto para cada 100 iene gastos
Validade dos pontos: Expira em 1 ano após a última compra

Além das lojas Lawson, o cartão Ponta pode ser utilizado também nas lojas Geo (loja que aluga CDs, DVDs, livros e cartuchos de vídeo-game). As lojas dessa rede normalmente possuem preços mais baixos do que o TSUTAYA.

Family Mart

Nome do cartão: T-Point
Pontos Ganhos: 1 ponto para cada 100 iene gastos
Validade dos pontos: Expira em 1 ano após a última compra

O cartão T-Point é provavelmente o mais versátil dos três cartões de ponto aqui apresentados. Além do Family Mart, o T-Point pode ser utilizado nas lojas TSUTAYA, Shidax (Karaokê Box), Bamiyan (restaurante chinês), ENEOS (posto de gasolina), entre outros. Em determinados dias, pode-se ganhar o dobro de pontos: às terças-feiras, sábados e no dia 20 de cada mês.

Em todas as lojas de conveniência, 1 ponto é igual a 1 ienes, por isso, se você tem 100 pontos, você pode comprar um item de ¥ 100 com esses pontos. Quanto mais pontos juntar, melhor é claro.

2. Restaurantes

No Japão, muitos restaurantes, lanchonetes e cafés têm os seus próprios cartões de ponto, e ao atingir uma certa quantidade de pontos você pode trocar por alguma bebida ou prato específico.

3. Lojas de Eletrônicos

Point Cards okocha.dreamlog.jp

Em um país como o Japão, no qual podemos adquirir os mais variados tipos de eletrônicos por preços razoavelmente acessíveis, vale muito a pena ter um cartão de ponto da sua loja favorita. Dependendo do valor do item que for comprar, muitos pontos podem ser gerados de uma tacada só.

4. Postos de Gasolina

Point Cards gasorinn.net

Se você tem carro, vale a pena fazer o Point Card do seu Posto de Gasolina preferido. Geralmente, cada litro abastecido corresponde a 1 ponto. Pode parecer pouco, mas a cada tanque cheio, pode-se acumular um valor significativo de pontos e posteriormente, conseguir bons descontos.

E você? Faz uso dos Pointo Kādos? Quais são os seus preferidos? Deixe nos comentários! 🙂

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Fabio Gonçalves

    No Brasil, agora tem os dotz, que é bem parecido.
    E as lojas de frozenyogurt, tinham cartões de ponto.

  2. Lucas Carvalho

    Muito obrigado mesmo! Me deparei com esse termo no meu livro de Inglês e não achava o significado em lugar nenhum.

  3. Maria K.

    Queria saber sobre o cartão do donki! Por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *