A “Janela da Felicidade” do Templo Shojuin, em Kyoto


A Janela da Felicidade do Templo Shoju-in, em Kyoto

O maior destaque deste templo localizado em Kyoto é sem dúvidas nenhuma a “janela em forma de coração”, conhecida como a “Janela da Felicidade”.

O Templo Shoju-in (正寿院) está localizado na cidade de Ujitawara, no distrito de Tsuzuki, ao sul da cidade de Kyoto. Foi construído há cerca de 800 anos, mas o edifício original do templo foi destruído por incêndios e foi restaurado no ano de 1596, ou cerca de 400 anos atrás.

Esse templo também é conhecido como “fūrin tera” (風鈴寺) ou “Templo dos Sinos de Vento”. Isso porque mais de 2.000 sinos de vento podem ser vistos no templo durante os meses de verão, e todos os anos há um festival de sinos de vento no local de 1º de julho a 18 de setembro.

Templo Shojuin, em KyotoImagem: photo-ac.com

Durante o festival é possível escrever e pendurar seus desejos nos sinos de vento. O templo pertence à seita budista Koyasan Shingonshu e possui uma estátua de Kannon de onze faces, considerada propriedade cultural local e mostrada ao público apenas uma vez a cada 50 anos.

Além da estátua de Kannon, há uma estátua menor sentada da divindade budista Acala feita por Kaikei, um dos escultores japoneses representativos de estátuas budistas do período Kamakura (1192-1333). Esta imagem também é considerada um importante bem cultural local.

Nos tetos do salão lateral há 160 desenhos diferentes de flores e paisagens japonesas, o que cria uma bela paisagem no alto. O Templo Shojuin também oferece atividades como fazer pulseiras, escrever sutras, desenhar Buda e aulas de ioga (é necessário fazer reserva).

Templo Shoju-in, Ujitawara, KyotoImagem: Wikimedia Commons

Mas o maior destaque deste templo é sem dúvidas nenhuma a “janela em forma de coração” que é conhecida como a “Janela da Felicidade”. Desta janela é possível apreciar as belas flores de cerejeira, a grama verde do verão, as folhas vermelhas do outono e a neve branca do inverno.

A “janela da felicidade” sempre atrai muitos visitantes e é usada por muitos deles para fazer pedidos de paz e amor ou também pedidos para atrair fortunas e bênçãos. Para entrar no templo é preciso pagar uma taxa de 500 ienes (no qual está incluído chá e lanches).

O templo é aberto aos visitantes das 9h00 às 16h30 (de Abril a outubro) e das 9:00h às 16:00h (de Novembro a Março). Se estiver turistando em Kyoto, vale a pena fazer uma visita ao local. 🙂


Link do vídeo (YouTube)


Endereço: Kawakami-149 Okuyamada, Ujitawara, Tsuzuki District, Kyoto 610-0211, Japão [Mapa]
Homepage: http://shoujuin.boo.jp/
Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *