A piscina fake de Leandro Erlich


Piscina fake

A piscina fake de Leandro Erlich
O artista argentino Leandro Erlich criou uma instalação com uma ilusão ótica de pessoas andando debaixo d’água. O nome da instalação se chama “A Piscina” ou “Swimming Pool” e foi criada para uma exposição no Museu do Século 21 de Arte Contemporânea de Kanazawa, no Japão. A piscina fake é uma réplica perfeita de uma piscina de verdade, incluindo uma plataforma e uma escada.

Olhando de cima, a piscina parece ser preenchida de água e de fato ela possui uma camada de água de apenas 10 centímetros de profundidade, suspensa sobre um vidro transparente.

Abaixo da camada de água, há somente um espaço vazio com paredes de pedra cálcaria, pintada de azul cintilante e ilustradas de água-marinha, dando a ilusão de possuir água e profundidade.

A piscina tem o tamanho de 280 x 402 x 697cm e no interior da piscina há uma entrada por onde os visitantes podem entrar. A ilusão pode ser percebida tanto de cima para baixo como de baixo para cima. Isso mostra que mesmo em diferentes perspectivas, as percepções e sensações se cruzam devido a ilusão criada.

O artista Leandro Erlich é conhecido por instalações que parecem desafiar as leis básicas da física e confundir o espectador, introduzido instalações em ambientes dissonantes que ameaçam momentaneamente uma sensação de equilíbrio ou de espaço. Muito interessante esta piscina de mentira não é mesmo?

Assista aos vídeos do Swimming Pool


Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *