Uma semana após Terremoto e Tsunami – Silêncio em Homenagem às vítimas

Hoje faz 1 semana desde que o Japão sofreu o grande terremoto e tsunami no dia 11, sexta passada. O dia foi de comoção geral e exatamente às 14h46, o Japão fêz 1 minuto de silêncio em respeito às milhares de vítimas da tragédia.

Últimas notícias do terremoto

O número de mortos já ultrapassa o tremor de Kobe (oeste do Japão) em 1995, que deixou 6.434 vítimas fatais. Mais de 90 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes. Racionamento de energia e combustível continua. Escassez de comida também.

Na cidade de Sendai, uma das mais afetadas, os supermercados do centro da cidade voltaram a abrir para vender mantimentos aos habitantes, enquanto na província de Iwate, mais ao norte, a escassez de combustível levou à paralisação das cerimônias de cremação de vítimas.

Cerca de 380 mil pessoas que permanecem nos 2.200 abrigos. Ajudas e doações continuam chegando nas regiões afetadas. Segundo estimativas, 11.991 casas, provocaram 269 incêndios e danificaram 1.232 pontos nas estradas do norte e do leste do Japão.

Usina Nuclear de Fukushima

A ameaça de vazamento da Usina de Fukushima continua preocupante. Engenheiros fazem o possível para evitar um desastre nuclear. Hoje conseguiram conectar os cabos de energia em uma tentativa de conter o vazamento radioativo que ameaça se transformar em um acidente de proporções maiores.

Aeroportos Internacionais, principalmente Narita, estão cheios. Muitas pessoas estão deixando o país por medo da radiação. A idéia de contaminação têm deixado muitas pessoas em pânico.
Para brasileiros está dificil encontrar vagas nos vôos devido à demanda estar grande.

Pra quem não viu as cenas do terremoto

Um internauta sincronizou 15 vídeos postados no YouTube no momento do terremoto em diversas regiões do Japão. Em alguns lugares os abalos foi maiores, em outros menores.
Mesmo assim, algumas cenas impressionam, ainda mais por serem vídeos caseiros, filmado por moradores que vivenciaram a tragédia.

Os vídeos mostram objetos caindo e ruas tremendo, os sons das sirenes de alerta e dos gritos deixam qualquer um atordoado e feliz de não estar no Japão na hora do tremor. Os vídeos demoram um pouco para sincronizar, basta esperar um pouco eles carregarem e depois apertar Play na parte de cima da página.

Clique aqui para assistir!

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Pingback: Operadora Tim está oferecendo ligações gratuitas para o Japão | Dicas Brasil Japão

  2. no brasil estamos todos chocados com o acontecimento inesperado ai no japao .bom,mas estamos torcendo que se supere. boa sorte….

  3. bom,esqueci de falar uma coisa .voces foram muito bem ao ter pensado na ipotesi de que poderia acontecer um tsuname.e consiguiu avisar a todos.

  4. Pingback: 1 ano após desastre de Sendai e Fukushima | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: 6 meses após o terremoto no Japão - Fotos Antes e Depois | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *