Amezaiku: Uma arte culinária para se comer com os olhos


Amezaiku Yoshihara

Pirulitos artísticos que encantam os olhos e adoçam o paladar

Amezaiku (飴細工) é uma arte culinária japonesa na qual o artista confecciona pirulitos artísticos que na verdade mais se parecem com pequenas obras de arte. Estes pirulitos tem sua origem em um passado bem remoto, por volta do século 8, mas tornou-se obsoleto décadas atrás.

Com o objetivo de resgatar esse doce artesanal milenar que foi trazida da China, alguns artistas resolveram criar belos e criativos “Amezaiku”. Dentre os “Candyman” mais conhecidos estão Masaji Terasawa, Takahiro Mizuki, Takahiro Yoshihara, Takafumi Ichiyanagi, entre outros.

Antigamente, o “Amezaiku” era um típico doce vendido nas ruas. Sua popularidade era alta especialmente durante os Períodos Heian e Edo. No entanto a partir da Segunda Guerra Mundial, foi desaparecendo das ruas em virtude dos avanços tecnológicos que foram tomando conta do país.

Em Tóquio, os artesãos da loja de doces Amezaiku Yoshihara criam os pirulitos diante dos olhos dos visitantes. Normalmente os doces são inspirados em animais ou personagens de desenho animado. Essa é uma forma de atrair a atenção das crianças (e dos adultos também, é claro).

O artesão utiliza as mãos e algumas ferramentas para modelar o “Amezaiku”, tais como pequenas tesouras, pinças, palitos, entre outros. Para dar cor às suas pequenas obras de arte, os artesãos utilizam corantes comestíveis. Os pirulitos são feitos com doce de caramelo aquecido e o artesão tem que dar forma ao pirulito rapidamente (entre 3 e 5 minutos), antes que o caramelo endureça.

Takahiro Yoshihara, artesão e proprietário da Amezaiku Yoshihara, diz que os modelos mais pedidos são os que tem o formato de animais, tais como aves, cães, gatos, coelhos, raposas, pandas, etc.

Quando querem algo sob encomenda, os clientes costumam levar uma foto.

Os principais clientes são mulheres entre 20 e 40 anos à procura de presentes de aniversário ou comemorações especiais.

Hoje em dia, o número de clientes do sexo masculino vem aumentando, especialmente durante o White Day, onde procuram um doce diferente ou personalizado para dar à namorada. Um dos mais vendidos nessa data é de um coelho segurando uma barra de chocolate.

Amezaiku

Por ser um doce 100% artesanal, dificilmente encontraremos dois “Amezaiku” absolutamente iguais. Quanto aos preços, variam muito. Um Amezaiku simples podem custar a partir de 300 ienes, enquanto que os mais trabalhados ou personalizados podem custar entre 2.000 a 8.000 ienes.

A loja atrai também muitos turistas estrangeiros, que ficam admirados com a habilidade e criatividade dos pirulitos. Além disso, Takahiro Yoshihara realiza oficinas aos domingos para um total de até seis pessoas por vez. É necessário fazer reservas antecipadamente. Os participantes trabalham em um determinado tema que muda a cada semana – um coelho, golfinho ou elefante, por exemplo.

Ao longo de uma hora de oficina, os participantes aprendem um pouco sobre a técnica e fazem suas próprias criações, podendo leva-los pra casa ao final do curso. Promover workshops e demonstrações ao público são algumas das estratégias que os artesãos tem encontrado para manter acesa essa tradição gastronômica com mais de 1.000 anos. Uma arte digna para se comer com os olhos.

No vídeo abaixo, você poderá ver uma demonstração de como é feita a arte. No vídeo em questão, Takahiro Yoshihara cria um cavalo de asas Pegasus em apenas três minutinhos.


Link do vídeo (YouTube)

Veja outros “Amezaiku” criados pelo artesão:

Dá até dó de comer essas obras primas não é mesmo? Ao todo existem cerca de 20 profissionais que se dedicam à essa arte no Japão. Espero que volte com toda força, pois coisas bonitas e criativas são a marca registrada desse país tão fabuloso… O que achou desses pirulitos? Kawaii né? 🙂

Para maiores informações sobre a loja Amezaiku Yoshihara,
visite o site oficial da Amezaiku Yoshihara e sua página no facebook.
Endereço: Sagawa Kubo , Shibuya-ku, Tokyo Sakuragaoka-cho, 20-11 Cherry Hill 401
Telefone: 03-5489-1900

Quer Aprender Japonês?

0 Comentários

  1. Marinne

    Verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *