As luzes e sombras de Kumi Yamashita

Veja que obras incríveis da artista Kumi Yamashita, conhecidas como Shadow Art, utilizando materiais sólidos juntamente com luz e sombras. Kumi é japonesa de nascença mas vive e trabalha em Nova York há muitos anos.

É inclusive bacharelada em artes plásticas na Faculdade Cornish, em Washington e obteve seu mestrado pela Escola de Arte de Glasgow, no Reino Unido. É conhecida por suas vastas obras individuais e em grupo, espalhadas em várias partes do mundo.

Em sua série intitulada Luz & Sombra, Kumi usa uma única fonte de luz, juntamente com uma variedade de objetos perfeitamente colocados para criar silhuetas de sombra incríveis e obras de arte nas paredes. É realmente surpreendente a técnica por ele empregada de projeção de sombras.

Kumi Yamashita utiliza diversos materiais como papeis de dobradura, blocos em formatos de letras ou geométricas, entre outros, para criar sua arte que mais parece como mágica. De uma forma singular e surreal, ela reaproveita as sombras criadas pelos objetos, para criar uma nova imagem, como silhuetas e faces de pessoas.

Os principais materiais empregados em sua técnica inteligente é a sombra e a luz formada através dos mais diferentes objetos.

Isso significa que a arte se resume basicamente pelo “material” (objetos sólidos) e pelo “imaterial” (luz ou sombra), distribuindo-os geralmente em uma parede, de tal maneira que a sombra deles criem as imagens.

Só mesmo muita técnica e inteligência para conseguir fazer com que a sombra de um ponto de exclamação ao ser iluminado, ganhe a forma de um ponto de interrogação.

Ou então que um círculo de metal faça a sombra de um quadrado. Embora possa ser chamada de “Mágica com sombras” ou “Truque com sombras”, esse efeito é bastante complexo e bem estudado.

Seu trabalho é o exemplo perfeito de duas verdades: que as coisas nem sempre são o que parecem e também que às vezes temos que ver as coisas sob uma luz diferente.

Isto pode soar um tanto enigmático, mas para você entender, veja o vídeo abaixo, com uma de suas obras, que a julgar apenas pelas sombras, pensamos que se trata de pessoas conversando. Muito interessante!

Demonstração da obra “Dialogue” de Kumi Yamashita:

Kumi Yamashita tem uma coleção de obras e já são mais de dez exposições individuais nos EUA, Turquia, Singapura e Japão. Se gostou do trabalho dessa artista excepcional, aproveite para conhecer suas outras obras em sua página oficial na web. E não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *