As 14 maiores invenções japonesas de todos os tempos


Flag-Of-Japan-picspaper-com

As 14 maiores invenções japonesas de todos os tempos
Resolvi reunir neste artigo as maiores invenções japonesas de todos os tempos. Algumas ainda são muito usadas pela maioria das pessoas, outras caíram em desuso, mas com certeza ajudou no desenvolvimento de novas tecnologias que temos hoje. Tenho certeza que algumas delas você nem imaginava ser uma invenção japonesa.

1. Relógio de Pulso de Quartzo

Invenções japonesas - Relógio de Pulso Seiko Astron
Lançado em 1969, o Seiko Astron foi o primeiro relógio de pulso de quartzo do mundo. A tecnologia Quartz foi uma inovação muito significativa em relação aos antigos relógios mecânicos, pois eliminou a necessidade substituir peças que eram frequentemente danificadas, além de dar as horas com maior precisão.

Ele é alimentado por um circuito eletrônico que produz um sinal eletrônico repetitivo que é regulado por um pequeno cristal de quartzo para manter o tempo. Atualmente, o Quartz continua sendo padrão para relógios de pulso e outros tipos de relógios.

2. Disquete

Invenções japonesas - disquetes

Apesar do disquete ter sido patenteado pela IBM, Yoshiro Nakamatsu, conhecido como Dr. Nakamats, briga na justiça alegando que a invenção foi sua.

Segundo ele, a invenção foi criada em 1952 e em 1979 licenciou suas patentes para a IBM Corporation. Hoje em dia, os disquetes foram abolidos e se tornaram uma relíquia, mas durante 3 décadas foi um acessório de armazenamento portátil muito útil.

Basicamente, a criação do disquete introduziu a ideia de transportar e compartilhar informações com facilidade e de forma eficaz, o que hoje em dia é considerado algo corriqueiro por estar implementado e integrado em nossa sociedade.

3. Pen drive (Memória flash)

Invenções japonesas - pendrives
Além do disquete, o pen drive (memória flash) também é uma invenção japonesa, criada em 1980 pelo Dr. Fujio Masuoka, enquanto trabalhava para a Toshiba. Ele criou os tipos NOR e NAND e de acordo com a Toshiba, o nome “flash” foi sugerido por um colega do Dr. Masuoka, Sr. Shoji Ariizumi, pois o processo de apagamento do conteúdo da memória se assemelhava ao flash de uma câmera fotográfica.

4. Display de tela plana

Invenções japonesas - a primeira tela plana
O primeiro monitor de tela plana foi o Sony Watchman FD-210, uma televisão de bolso lançado em 1982. O visor do FD-210 tinha apenas cinco centímetros, mas a tecnologia envolvida era impressionante e abriu o caminho para as atuais telas planas que vemos hoje em dia. Os primeiros televisores de plasma LCD também foram criados por empresas japonesas como Sharp e Pioneer, respectivamente.

5. Câmera Digital que filma

Invenções japonesas - Câmera Digital Sony Mavica

A primeira câmera digital capaz de fazer filmagens foi a Sony Mavica, lançada em 1981. Essa câmera usava discos removíveis tipo disquete como principal mídia de gravação. O nome Mavica vem de: Ma gnetic Vi deo Ca mera).

6. Videocassete

Invenções japonesas - Videocassete

O primeiro videocassete e a primeira fita cassete foram lançados pela empresa Sony Corporation em 1971. Graças às fitas de vídeo, os consumidores puderam finalmente assistir filmes em casa a qualquer hora. Com o videocassete, podíamos parar, retroceder e avançar rapidamente os filmes e vê-los repetidas vezes.

Essa invenção revolucionou a década de 70 como um novo tipo de entretenimento doméstico, gerando um negócio altamente lucrativo que acabou ultrapassando inclusive as bilheterias dos cinemas. Embora tenham caído em desuso por causa das novas tecnologias, não tem como negar que foi uma grande invenção.

7. Filmadora portátil

Invenções japonesas - Sony Betacam

O primeiro aparelho de filmagem portátil foi o Sony Betacam, lançado em 1982. antes dele, existia apenas câmeras filmadoras ligadas por um cabo o que limitava a mobilidade e a utilidade durante reportagens de TV. Além disso, essa aparelhagem exigia pelo menos duas pessoas para que a filmagem pudesse ser feita.

O Sony Betacam reunia ainda uma câmera de vídeo e um gravador de vídeo em um único dispositivo. Com certeza essa “câmera”, revolucionou o jornalismo na TV e também o cinema na época e hoje graças a essa invenção, podemos também fazer gravações de vídeo em casa ou em qualquer lugar que formos.

8. Calculadora de bolso eletrônica

Invenções japonesas - Calculadora portátil eletrônica Busicom LE-120A

Embora a primeira calculadora ‘compacta’ tenha sido criada no Japão, foi somente em 1971, com o lançamento do Busicom LE-120A, que as calculadoras portáteis eletrônicas se tornaram populares. Em 1978, a Sharp também lançou o EL-8086, a primeira calculadora movida a energia solar, o que além de ajudar a economizar bateria, fez com que as pessoas passassem a usar menos o cérebro.

9. Walkman (leitor de música portátil)

Invenções japonesas - Sony Walkman

Muito antes do iPod e mp3 player, o Walkman da Sony era o líder de música em movimento nos anos 80. Embora não seja tecnicamente o primeiro leitor de música portátil do mundo, podemos dizer que o Walkman da Sony foi uma referência no que diz respeito ao conceito de música portátil. Todo mundo queria ter ou tinha um.

10. Discman (CD player portátil)

Invenções japonesas - Sony Discman

Em 1974, a Sony lançou o primeiro CD player portátil, entrando no mercado para substituir o walkman. No começo fez muito sucesso, mesmo com seu preço alto. Atualmente perdeu espaço para os minúsculos aparelhos de MP3 (aparelhos portáteis bem menores que armazenam músicas em chips ou na própria memória).

11. CD (Compact Disc)

Invenções japonesas - CDs

Criado em conjunto pela Sony e Philips no final de 1970, o CD e o CD player foram originalmente destinados para serem um substituto para os antigos discos de vinil, mas com o tempo se mostraram muito eficazes também como meios de armazenamento de dados em geral, através do CD-ROM e, em seguida, do CD-R.

12. DVD (Digital Versatile Disc)

Invenções japonesas - DVD e DVD player

Foi desenvolvido a partir dos anos 90 através da criação de dois tipos de discos-ópticos de alta capacidade: o Multi Media Compact Disc (MMCD) da Philips e Sony e o o Super Density Disc (SD) daToshiba, Time-Warner, Matsushita Electric (Panasonic), Hitachi, Mitsubishi, Pioneer, Thomson e JVC. Os primeiros DVD Players (leitores de DVD) e discos foram lançados em 1997 no Japão.

13. LED (Laser azul)

Invenções japonesas - LED (Laser Azul)

Em 1992, inventor japonês Shuji Nakamura inventou o primeiro LED azul eficiente, que se tornou um grande avanço na tecnologia de iluminação.

14. Blu-ray disc

Invenções japonesas - Blu-Ray

Depois de Shuji Nakamura inventou o laser azul, a Sony começou dois projetos aplicando os novos diodos: UDO (Ultra Density Optical) e DVR Azul (junto com a Pioneer), um formato de discos regraváveis com capacidade de 25 GB a 50 GB, que acabaria por se tornar o que conhecemos hoje como Blu-ray Disc.

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

19 Comentários

  1. Caramba, os japas realmente são demais! Olha quanta coisa útil nesse mundo moderno eles criaram.
    Eu mesma não sabia que eles que tinham inventado tudo isso. Ótima postagem hein!
    Eu gosto tanto desse blog, que até peguei aquele ‘link-me’ para colocar no meu blog de animes, já que normalmente pessoas que gostam de anime adoram o Japão.

  2. Japão em Foco

    Oi Mayara!
    Que bom que você gostou da matéria! Ah, e obrigada por linkar este blog ao seu! Fico muito feliz! Sucesso pra vc e seu novo blog! Abraços!

  3. Pingback: Confira 8 grandes invenções japonesas | Curiosidades do Japão

  4. Eidi

    Nós japas botamos pra lá! Hehe

  5. Igor Nascimento

    Enquanto no Japão eles inventam coisas úteis, por aqui inventam sempre um novo sistema de tributação pra ferrar nossa vida!

  6. Mitsuo Matsuyama

    Thiago, não se trata de ser paga pau, mas sim de ser humilde em reconhecer os feitos que eles fizeram. O Japão e os admiradores de produtos Japoneses não tem culpa que vc guarda essa frustração.

  7. Rodolfo Lisboa Cerveira

    Muito boa a informação, merece até uma notas acima desta (muita boa). Se não for pedir demais, gostaria de conhecer as invenções japonesas até a data presente que vêm influenciando a população mundial. Será que a listagem vem confirmar a supremacia do Japão, no segmento da tecnologia da informação?

  8. Vinícius

    Mas o pendrive não foi inventado pelo mesmo criador do Modu Phone?
    Agora tô confuso, hahahah

  9. Welton Chigeta

    Oxente… O primeiro CD foi criado no final de 1970 (78 / 79 ?) e o Discman foi lançado em 1974??? O que se punha dentro deste aparelho de música quando sua mídia de armazenamento ainda não houvera sido inventada?
    Correção: O brasileiro Andreas Pavel é (há alguns anos) reconhecido como o verdadeiro inventor do primeiro toca fitas portátil.

  10. Akira

    na verdade o walkman não foi inventado pela sony mas sim por um alemão que vivia no BRASIL, a sony teve que pagar uma boa grana pro cara…

  11. Sganzerla

    HAHAHAHA…deixe de ser boboca e invejoso, Thiago! O povo brasileiro tem sim os seus méritos, mas calma, não dá pra comparar com o Japão, um país que investe pesadamente em inovações. O avião é de fato a maior invenção de um brasileiro (e uma das maiores de todos os tempos), mas mesmo essa questão é discutível, pois muitos defendem que os irmãos Wright foram os primeiros a alçar voo…porém, isso não tira de modo algum o mérito do Santos Dumont, pelo que parece, o avião dele era superior. O coração artificial também é uma grande invenção, aliás, maravilhosa. A maquina de escrever e o balão também são grandes descobertas (sobre o balão ainda existe muita polêmica também, mas enfim, acredito que tenha sido o Padre). Agora, o resto…sério? Brigadeiro? Qual é a relevância do brigadeiro? Os japoneses inventaram o macarrão instantâneo. Te garanto que isso impactou muito mais o mundo…rs. Orelhão? Já existia telefone e já existia cabine telefônica, cara. O painel eletrônico também é relevante, ok. Assim como a Bina. Agora, a Urna Eletrônica…ela mais atrapalhou do que ajudou o nosso país, tanto que ela só é usada em países de merda (como a Venezuela). Escorredor de arroz? Sério? Enfim, não precisa ficar bravo pq os japoneses inventaram muitas coisas e são admirados por isso. Não é necessário você falar mal de um para exaltar o outro. E tem mais, acredito que criatividade independa de nacionalidade, só que eles, além de criarem, produzem com excelência. E nós? Cite uma empresa brasileira relevante mundialmente, tirando a Embraer e a Ambev. (Não cite Petrobrás, pelo amor de Deus). E as deles? Toyota, Nissan, Honda, Suzuki, Mazda, Yamaha, Subaru, Mitsubishi, NEC, NTT, Sony, Sharp, Panasonic, Semp Toshiba, Sanyo, Kyocera, Aiwa, Nintendo, HTC, Hitachi, Mizuno, Asics, Seven & I Holdings, Canon, Nikon, Uniqlo, Unicharm, JVC, Casio, Seiko, Fuji Xerox, Makita, Kirin, Tatsunoko, Toei, Toho, Shiseido, Shoei, Yokohama (pneus), Capcom, Konami, Tecmo, Nanco, Bandai, Sega, SNK, Nisin, Yakult, Fujitsu, Ibanez …essas são só as que eu lembrei de cabeça. E são relevantes no mundo inteiro. É como eu disse, a gente não precisa querer subir em cima dos outros. O Brasil tem que sempre querer ser melhor, não que tapar o sol com a peneira e achar que os outros “não são tudo isso”.

  12. ludimila

    Gostei muito

  13. Kamili

    Nossa Ameii

  14. Carlos Henrique Kroeber

    faltou o salgadinho aromatizado artificialmente

  15. Zero

    Realmente, coisas muito importantes.

  16. celso1962

    como nossos amigos discutindo ai foi intervir o Brasil foi o criador da fibra optica na unicamp, pois o governo nao quis investir neste invento e foi aperfeicoados advinha por quem ?? nos brasileiros temos meritos mas nosso governo nao tem verba pra investir em tecnologia na UFRJ so pra ter uma base os tecnologos estao trabalhando sem receber salario a mais de 6 meses e tudo por amor ao pais. ja os outros paises nao existe essa negacao de verba para tecnologos e novas teorias. fora na area de imunologia somos ponta em tecnologia

  17. aron

    a pen drive foi inventada por dov moran, usando a memoria flash de masuoka fujio…

  18. Vinícius

    A maior parte da lista não são invenções, são evoluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *