As Origens do Fenômeno Cosplay no Japão


As origens do Cosplay

O Cosplay tornou-se popular no Japão na década de 90 e logo depois se expandiu para outros países da Ásia e Ocidente. Conheça as origens desse fenômeno.

Derivado de uma combinação das palavras Traje e Brincadeira, Cosplay se tornou um fenômeno mundial – e não apenas para jovens otakus amantes de quadrinhos / mangás / animes. Em japonês, este hobby tão popular no país é pronunciado como “Kosupure” (コスプレ).

Mas afinal, o que é Cosplay? Trata-se de uma arte performática na qual os participantes, profissionais ou amadores, usam fantasias e acessórios para representar seus personagens favoritos de quadrinhos / mangás, anime, séries de TV ou de videogames populares.

Imagem: pxhere.com

O rápido crescimento do número de pessoas que praticam cosplay como hobby que teve início nos anos 1990 tornou o fenômeno um aspecto significativo da cultura pop japonesa, que acabou se expandindo para outros países da Ásia e mais tarde para o ocidente.

No Japão e em vários países ocorrem eventos de Cosplay, incluindo competições locais e internacionais onde fãs dedicados à este hobby se reúnem anualmente. No Japão, um dos eventos cosplay mais conhecidos é o World Cosplay Summit, que ocorre em Aichi.

Imagem: pxhere.com

Origens ocidentais do Cosplay

Embora o Japão seja geralmente creditado como sendo o local de origem do Cosplay, ele NÃO é uma invenção inteiramente japonesa. Realmente, o termo “Cosplay” em si foi originalmente cunhado no Japão em 1984, entretanto, se formos observar o conceito de festas à fantasia, na verdade isso já existia desde o século 15, com os populares bailes de máscaras.

Mas se formos levar em consideração apenas o Cosplay moderno, pode ser uma surpresa para muitas pessoas que o primeiro cosplayer que se tem notícia não tinha origem japonesa!

Imagem: japandaily.jp

Era Myrtle Rebecca Douglas Smith Gray Nolan (20 de junho de 1904 – 30 de novembro de 1964), conhecida na história da ficção científica simplesmente como Morojo. Ela era uma fã de ficção científica, editora de fanzine e pioneira do cosplay de Los Angeles, Califórnia.

Junto com seu então namorado Ackerman, ela participou da 1ª Convenção Mundial de Ficção Científica de 1939 (Nycon ou 1ª Worldcon) em Nova York vestida com uma “fantasia futurística”, inspirada na arte da revista pulp de Frank R. Paul e no filme de 1936 ‘Things to Come’.

Os figurinos foram desenhados, criados e costurados pela própria Myrtle. Ninguém mais usou nenhum tipo de fantasia naquele primeiro ano, mas tudo mudou no 2º Worldcon em 1940 em Chicago, onde um desfile e uma pequena esquete no palco fizeram parte das festividades.

Cosplay no Japão

Imagem: pxhere.com

O termo em si foi cunhado por Nobuyuki Takahashi do manga Studio ‘Hard’, depois que ele participou da Convenção Mundial de Ficção Científica de 1984 (Worldcon) em Los Angeles. Ele ficou impressionado com a fantasia que tinha visto, relatando sobre isso em ‘My Anime’.

Neste processo, ele cunhou o termo kosupure, e posteriormente usou a palavra em algumas revistas japonesas em 1983/1984. Hoje em dia, Cosplay está na moda, com milhares e milhares de pessoas se vestindo e entrando de corpo e alma nos seus personagens preferidos.

Imagem: japandaily.jp

Os trajes variam muito, desde trajes com temas simples até fantasias altamente detalhadas. Quando fantasiados, os cosplayers procuram adotar também os maneirismos e a linguagem corporal dos personagens que interpretam. Como muitos adeptos de Cosplay costumam comentar, “é uma ótima sensação entrar em um personagem e traze-lo à vida“.

Atualmente tornou-se um grande negócio no Japão. Convenções, eventos e lojas dedicadas acabaram surgindo em torno dessa cultura e a transformaram em um fenômeno internacional.

Imagem: pxhere.com

De uma simples máscara a um traje cuidadosamente confeccionado e elaborado, a arte do cosplay é infinitamente adaptável para se adequar a todos os gostos e estilos. Em grandes eventos, muitos cosplayers gastam horas montando sua roupa, seja fazendo à mão ou comprando as peças em lojas especializadas como Mitsubado, em Akihabara.

Imagens: pxhere.com

Para participar de uma competição oficial de cosplay, porém, é necessário que seu traje seja feito à mão e totalmente original. Além de roupas, acessórios como perucas, lentes de contato coloridas e tatuagens temporárias também podem ser incorporados ao cosplay.

Sim, nestes eventos é “aceitável” exibir grandes tatuagens (embora falsas) em público no Japão. As pessoas colocam uma quantidade incrível de energia, determinação, criatividade e habilidade em seus trajes (não apenas no Japão) para dar vida ao personagem escolhido.

World Cosplay Summit (WCS)

Indiscutivelmente um dos maiores e mais importantes eventos do mundo Cosplay, o WCS ajudou a iniciar e promover a tendência atual do Cosplay em todo o mundo. O evento anual é realizado desde 2003 e está crescendo em tamanho, escopo e importância a cada ano.

Imagem: pxhere.com

O World Cosplay Summit (世界コスプレサミット), também conhecido como WCS, é um campeonato mundial de cosplay que acontece na cidade de Nagoya, Aichi. Antes organizado pela TV Aichi, desde 2014 tornou-se uma organização independente, realizando eventos relacionados ao universo otaku, embora o formato do campeonato continue o mesmo.

Imagens: pxhere.com

Desde então, o World Cosplay Summit (WCS) ganhou mais visibilidade, além de realizar eventos em outros locais durante a semana que antecede a grande final.


Link do vídeo (YouTube)

A competição que ocorre geralmente no mês de agosto, reúne pessoas do mundo inteiro trajando roupas incríveis. É um grande momento para os fãs dedicados expressarem sua criatividade, senso de comunidade, fazer novos amigos e, em alguns casos, até encontrar o amor da sua vida – tudo isso é possível através do apelo mundial do fenômeno cosplay.

Cosplayers brasileiros também costumam participar das competições WCS e já tiveram a oportunidade de ganhar o 1° lugar em três ocasiões, em 2006, 2008 e 2011. Em 2018 foi realizado até um documentário destacando que o Brasil tem excelentes competidores.


Link do vídeo (YouTube)

Em 2020, em virtude da pandemia, o evento precisou ser transmitido online, através do YouTube. Com certeza, muitos fãs ficaram tristes de não poderem participar presencialmente, mas esperamos que no ano que vem, o evento possa ocorrer normalmente.

Como podemos ver, o Cosplay é uma tendência que vem crescendo em popularidade nos últimos anos e não vai acabar tão cedo. Você já participou de algum evento Cosplay? O que acha desse fenômeno? Relate sua experiência através do campo de comentários abaixo.

Fonte: japandaily.jp
Imagem do topo: pxhere.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *