Cinco Animes Que Me Fizeram Chorar!

Dicas de animes tristes

Se você pesquisou sobre animes tristes e depressivos e caiu de paraquedas aqui, você só pode ser duas coisas, ou um masoquista que gosta de se torturar, ou alguém que gosta de se desafiar para ver se é possível chorar simplesmente por causa de um simples anime.

Há também pessoas que acham que animes tristes se assemelham a alguns exibidos pela Cartoon Network. Só posso avisar a elas que a história aqui é diferente, e caso não esteja preparado emocionalmente, corre grande risco de sofrer uma desidratação.

Enfim, vamos começar a lista de animes que as pessoas não devem assistir se quiserem ficar com o astral pra cima pois é quase impossível não ficar depressivo e com o lado emocional extremamente abalado depois de assisti-las, ou ainda se debulhar em lágrimas.

Angel Beats (エンジェルビーツ)

Primeiramente tenho que informar que o anime se passa no limbo, um ligar onde as pessoas vão quando morrem mas ficam presos ao mundo dos vivos por algum tipo de arrependimento. O protagonista acorda neste mundo e logo descobre que ninguém pode morrer neste mundo, e ele descobre isto após ser esfaqueado por uma loli de cabelos brancos.

Logo ele entra para um grupo de pessoas que estão na mesma situação que ele, ou seja mortos e com arrependimentos, que se dizem revoltados com deus por causa de suas vidas e tentam de várias maneiras se rebelar contra as regras além de tentarem desesperadamente quebrar a ordem das coisas neste lugar, usando várias artimanhas para isto.

Meu Comentário Sobre o Anime:

Até hoje eu amaldiçoou o autor sádico que criou este anime, e não só ele, a trilha sonora deixa tudo ainda mais intenso e triste pois ela se encaixa perfeitamente nas cenas. Nos primeiros episódios nada de mais, então é bom usar a regra dos três episódios, pois aí passa de um anime fútil para um anime que vai te fazer suar litros de água pelos olhos.

Koe no Katachi (聲の形)

Uma garota surda e um garoto que gosta de ser o maioral da escola. O anime conta a história destes dois que se conhecem na escola de ginásio. Mas a situação não é nada como duas crianças com problemas de criança. É muito mais grave do que isto pois se trata do garoto que faz bullying com a garota em inúmeras situações apenas pela sua condição.

No entanto, logo a situação chega a um ponto crítico e ele é duramente repreendido por suas atitudes. Logo ele se vê em uma situação onde agora ele próprio é quem sofre Bullying.

Já no ensino médio podemos vê-lo tentando consertar os erros que cometeu, mas nem tudo é fácil e grandes desafios e dilemas serão impostos para isso acontecer.

Meu Comentário Sobre o Anime:

Arrependimentos e vários tipos de frustrações são as bases para este anime, onde o protagonista pensa em se matar mas não consegue fazer isto, e apesar do seu egoísmo, ele consegue ajeitar as coisas, mas nada teria acontecido se a garota que ele tanto incomodou na infância não fosse uma pessoa boa que pensa mais nos outros do que nela mesma.

Ano Hana (あの 花)

O anime conta a história de uma garoto que vive solitário e isolado por causa de uma tragédia que ocorreu na sua infância. Antes desta tragédia ele tinha vários amigos e tinha uma garota em especial que ele amava. No entanto foi exatamente esta garota que estava envolvida na tragédia. Ela acabou perdendo a vida em um acidente trágico.

Logo após a notícia, o protagonista cai em um desespero profundo por perder a pessoa que ele amava, frustrado por não ter conseguido dizer a tempo sobre seus sentimentos sobre ela. Ele acaba afastando dos amigos, da família e qualquer tipo de vida social. Até o dia que o fantasma da garota aparece para ele e diz que não está conseguindo descansar em paz.

Para conseguir descansar de uma vez por todas, ela precisa realizar algo junto com seus amigos de infância e assim se livrar todos de seus sofrimentos, especialmente o protagonista. Para isto ela precisa da ajuda dele já que é o único que consegue enxergá-la.

Meu Comentário Sobre o Anime:

Já é triste e melancólico desde o primeiro episódio, e apesar de ter alguns momentos felizes, estes são mínimos quando comparados às tantas cenas dramáticas que veremos nesse anime. Dessa forma qualquer momento feliz já nos deixa extasiados de felicidade. Mas não engane. Até lá você vai precisar de uma caixa enorme de lenços e muita água do seu lado.

Shigatsu wa Kimi no Uso (四月は君の嘘)

O anime gira em torno de um ex-pianista, que após a morte da sua mãe, perde a capacidade de tocar e sentir a música como conseguia antigamente. Mas tudo começa a mudar quando ele conhece uma garota violonista que desperta seu interesse novamente pela música.

Ela pede para que os dois façam um concerto de música clássica, mas dá tudo errado e ele não consegue concluir a apresentação. Sua mãe o assombra tanto pela sua morte quanto pela sua vida, pois ele sofreu nas mãos da sua mãe que era extremamente perfeccionista.

Meu Comentário Sobre o Anime:

Não é melancólico até o romance acontecer, mas quando acontece pode se preparar para suar pelos olhos como se não houvesse amanhã. Este anime tem 24 episódios mas vale a pena não só pelo seu enredo como também por suas cenas muito bem elaboradas.

Charlotte (シャーロット)

Neste anime, alguns adolescentes conseguem desenvolver habilidades sobrenaturais. Mas essas habilidades desaparecem assim que estes adolescentes alcançam uma determinada idade. O protagonista do anime é um desses jovens e usa sua habilidade para se dar bem na vida, fazendo coisas como colar nas provas e conseguir passar nas melhores escolas.

No entanto, algumas pessoas o procuram por causa de seu poder, não para usa-lo em seu favor mas sim para tentar convence-lo a não usar estes poderes levianamente, já que existem instituições que procuram pessoas com estes poderes para serem objetos de estudos.

Depois que ele conhece esta realidade, o garoto passa então a ajudar outros adolescentes na mesma situação. No entanto várias coisas acontecem e após vários desdobramentos, ele decide fazer uma loucura em nome destes adolescentes.

Meu Comentário Sobre o Anime:

O final é muito triste, mas também é muito feliz. Não sei se vai fazer muita gente chorar, mas pelo menos eu me debulhei em lágrimas. E caso você já tenha assistido este anime conta aí nos comentários o que achou que ele deveria ter feito. Continuado com a loucura ou não?

Outras sugestões de animes tristes:

Aqui vai alguns bônus para as pessoas que já assistiram os animes citados acima.

Clannad (considerado por muitos como o mais triste)
• Plastic memories (um final que deixa a desejar)
• Rainbow (aqui só de homens aprendendo a ser homem)
• Toradora (o quanto pode ser frustrante?)
• True tears
• Akame Ga Kill (não se apegue a personagens)
• Elfen lied (harém não devia ser triste)

Conclusão

Caso já tenha assistido todos desta lista, deixa seu comentário dizendo o qual deles arrancou mais suas lágrimas. Ou será que você conseguiu assisti-los de boa? Eu particularmente chorei em todos. É duro ter que dizer isto mas é a pura verdade, no entanto depois de assistir a todos esses animes, acabei me tornando uma pessoa melhor e mais empática.

Enfim, os animes tristes são úteis para nos mostrar várias particularidades da vida. Muitos podem dizer, “Ah, é só um desenho”. Não, não é de verdade, pois a empatia pelos personagens é algo inevitável nos animes e ao nos colocarmos no lugar de cada um deles, aprendemos a lidar por tabela com situações e experiências trágicas.

Bom, se você gostou desse artigo e das dicas de animes contidas aqui, não deixe de fazer um comentário abaixo e compartilha-lo com seus amigos. Até a próxima! 🙂

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pra mim clannad sem sombra de duvida, assisti a todos os animes da lista, mas clannad foi demais pra mim…

  2. Marcio

    Vi todos os animes da lista mas para mim os animes da KEY são os mais tristes. O fundador JUN MAEDA que nos fez nos emocionar com obras como: Air, Kanon, Clannad, Angel Beats! e Charlotte, em 2016 precisou de um transplante de coração.

  3. gimber

    Olá sou novo aqui, onde consigo assistir esses animes?

  4. Regiane

    Acho que faltou Túmulo dos Vagalumes do Studio Ghibli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *