Cinco lugares no Brasil para quem deseja experimentar a Cultura Japonesa


Cinco lugares para experimentar a cultura japonesa no Brasil

Que tal conhecer alguns lugares aqui no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, onde você pode experimentar um pouquinho da cultura japonesa?

No dia 18 de junho comemora-se 114 anos da Imigração Japonesa. Os japoneses trouxeram ao Brasil muitas tradições que hoje estão presentes em muitos festivais pelo país afora. E esse intercâmbio cultural é muito importante para enriquecer ainda mais a nossa cultura.

Por ser a maior metrópole brasileira e possuir a maior colônia japonesa fora do Japão, São Paulo é com certeza o local onde encontraremos mais opções de lazer e cultura relacionada à cultura japonesa. Mas há outras cidades também que merecem esse mérito como Curitiba. Por isso, não deixe de compartilhar conosco outras sugestões de locais que celebram a cultura japonesa.

1. Pavilhão japonês, no Parque Ibirapuera (São Paulo)

pavilhao japonês, Ibirapuera Imagem: bunkyo.org.br

O Jardim Japonês foi entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954. O espaço até hoje é conhecido como “Pavilhão Japonês” por alguns, fazendo referencia a grande feira de inauguração do parque e seus respectivos Pavilhões.

A área é cuidada há décadas pela organização Bunkyo. Há um lindo jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, identificadas com nome científico e país de origem. O Jardim Japonês faz parte do parque é gratuito para passear nas áreas verdes e abertas.

Além do jardim, há no espaço uma linda construção inspirada no Palácio Katsura de Quioto onde você encontra uma pequena mostra da memória e cultura japonesa. Em exposição você verá peças de cerâmicas, trajes de guerreiros e outros objetos típicos japoneses. Para entrar na réplica do Palácio e visitar a exposição, a organização cobra um ingresso simbólico.


Endereço: Parque Ibirapuera – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-000

2. Palácio Hyogo (Curitiba – PR)

Palácio Hyogo, em CuritibaImagem: arteforadomuseu.com.br

O Palácio Hyogo foi inaugurado no ano de 1996 e é um belo exemplo da arquitetura japonesa em Curitiba, um projeto de Cristina Sato. Nele, o casal imperial japonês recebeu as primeiras homenagens em sua visita à capital paranaense, em junho de 1997.

O nome faz referência ao nome de uma das províncias japonesas, abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Há uma biblioteca, auditório, sala de exposições e uma sala com fotos e informações de Himeji, cidade japonesa irmã de Curitiba.


Endereço: Av. Com. Franco, 871 – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80215-090

3. Bairro da Liberdade (São Paulo)

Bairro Liberdade, em São Paulo Imagem: Depositphotos

Para quem quiser experimentar um pouco da cultura e gastronomia japonesa em São Paulo, o bairro da Liberdade é o local perfeito. As opções gastronômicas incluem bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão yakisoba, bem como restaurantes chineses e coreanos.

As lojas de presentes e os supermercados vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas, enquanto a Feira da Liberdade, aos domingos, tem acessórios e artesanato. O Bairro da Liberdade é onde se concentra a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.

Além das lojas de mangás, restaurantes, templos, e feiras, o bairro ainda é sede de vários festivais comemorativos recorrentes ao longo do ano. Alguns deles são o Hanamatsuri (Festa das Flores) em abril, o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), em julho, o Toyo Matsuri (Festival Oriental) ao longo do mês de dezembro e o Moti Tsuki, na véspera do Ano Novo.

4. Japan House (São Paulo)

Japan House São PauloImagem: Depositphotos

São Paulo é uma das três cidades no mundo a receberem a Japan House, uma iniciativa do governo japonês com o objetivo de fazer um intercâmbio cultural entre o Japão e cada uma das cidades onde elas estão estabelecidas. Eles sempre trazem uma curadoria de produtos, comida, eventos e exposições com uma identidade japonesa bem forte.

Trata-se de um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferece lazer e é parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades.

O edifício está localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Possui uma fachada em madeira, projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e o interior usando washi (papel japonês). O local exibe várias exposições relacionadas à cultura japonesa no decorrer do ano.


Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-900

5. Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Museu Histórico da Imigração Japonesa no BrasilImagem: Wikimedia Commons

Tudo teve início quando Kasato Maru, no ano de 1908, trazia as primeiras famílias japonesas para o Brasil veio repleto de sonhos, o desejo da terra própria e a vontade de prosperar. Nosso país representava para essas pessoas a chance de um recomeço, uma nova esperança.

Apesar do choque cultural, das barreiras linguísticas e de muito trabalho, a prosperidade, aos poucos, reinou para esse povo. E foi então que eles traçaram uma trajetória de superação, luta e sonhos. Tudo isso pode ser visto no Museu Histórico da Imigração no Brasil.

O local reúne cerca de 98.000 itens em seu acervo. Entre esses itens estão: Peças de vestuário; réplica dos navios; documentos fotográficos; diversos artefatos; etc. O museu localiza-se na Rua São Joaquim, nº 381 e pode ser visitado de terça até domingo, entre 13:00 e 17:00.


Endereço: R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo – SP, 01508-001

E aí? Já teve oportunidade de visitar algum desses lugares citados no artigo? Qual te impressionou mais? Se tiver outras sugestões, não esqueça de escrever abaixo.

2 Comentários

  1. Jorge Hideki Katsutani

    Vocês precisam pesquisar sobre o Shokonsai em Álvares Machado ”SP que este ano comemoram o 102 anos.

  2. Pingback: Festivais de cerejeira no Brasil 2022 | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *