A História do Navio Kasato Maru (Webserie Honda Brasil)


A história do navio Kasato Maru (Webserie Honda Brasil)

Para comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa, a Honda preparou uma websérie de 5 episódios sobre aspectos tradicionais da cultura do Japão e a forma como eles se relacionam com a cultura brasileira ao longo de mais de um século de convivência.

No último episódio, Piti Koshimura, do blog Peach no Japão visita a cidade de Santos, primeira cidade brasileira a receber os primeiros imigrantes japoneses a bordo do navio Kasato Maru. Em 18 de Junho de 1908 a história de Brasil e Japão começam a se cruzar.

Piti conversa com Jhony Arai, autor do livro “Arigatô – A Emocionante História dos Imigrantes Japoneses” e também com Ryusaburo Mizuno, filho de Ryu Mizuno, patrono da Imigração Japonesa. Os dois contam como foi o trajeto dos 781 imigrantes que partiram do porto de Kobe e encararam uma viagem de 52 dias ao Brasil em busca de uma vida melhor.

Piti também visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e mostra uma réplica do Kasato Maru, um navio russo que o governo japonês confiscou durante a guerra russo-japonesa que foi reformado para trazer os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

Os imigrantes tiveram muitas dificuldades ao chegar aqui, mas conseguiram superar as adversidades, se integrar e ter ascensão no Brasil“, diz Jhony. “O valor que os japoneses trouxeram foi trabalhar para dar educação aos filhos“, conta Lídia Yamashita, vice-presidente do Conselho de Administração do Museu da Imigração Japonesa. Confira o episódio:


5° episódio da websérie da Honda Brasil #110anosImigraçãoJaponesa

Com este último episódio, a Honda Brasil fechou a webserie com chave de ouro! Obrigado Honda Brasil por nos presentear com esse belíssimo trabalho que com certeza ficará como legado à todos os imigrantes japoneses que fizeram parte na história desse país.

Confira os outros vídeos da Webserie Honda Brasil:

1° Episódio: O Universo Gastronômico da Cultura Nipônica (Webserie Honda Brasil)
2° Episódio: Conheça um nipo-brasileiro descendente de samurais
3° Episódio: A Filosofia por trás das Artes Marciais Japonesas
4° Episódio: Um pedacinho do Japão em plena floresta brasileira

Curta e siga a página da Honda no Facebook

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Carlos

    Em Kobe existe o prédio (hoje um museu) onde as famílias recebiam ‘treinamento’ para suportar a longa viagem. Muito interessante. O interior é feito para parecer o interior de um navio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *