Como Montar um Kit de Sobrevivência para Terremoto


Kit de Sobrevivencia da  Hello Kitty

Como Montar um Kit de Emergência?

Estima-se que apenas 1% da população brasileira que reside no Japão, já tenha seu kit sobrevivência para casos de emergência. É preciso conscientização dos brasileiros para que essa realidade mude e que todas as famílias brasileiras sejam orientadas a montar seu próprio kit de emergência.

Os japoneses por sua vez já são treinados, desde a mais tenra idade, sobre o que fazer e o que levar em casos de desastres naturais, como terremotos, tsunamis e erupção de vulcões. E existem campanhas para que estrangeiros também aprendam a como agir diante dessas situações.

A lista a seguir do kit terremoto, é baseado na experiências de mais de 2 mil pessoas, que sobreviveram ao terremoto de Hyogo em 1995. De forma voluntária e baseada em em suas experiências, essas pessoas, citaram itens fundamentais que é preciso ter ao se deparar com catástrofes dessa magnitude.

Como montar seu kit de sobrevivência para terremotos

Kit de Sobrevivencia da  Hello Kitty

Kit de Sobrevivencia da Hello Kitty

1 – Fogão Portátil (“Kasetto Konro” / カセットコンロ)

Enquanto os abalos secundários continuam após o primeiro terremoto, é muito perigoso permanecer na cozinha. No Japão, as cozinhas por serem geralmente pequenas não possibilitam o rápido movimento em casos de emergência, além de haver o perigo de caírem armários e louças.

2 – Lanterna (“Kaichu Dento” / 懐中電灯)

O uso de velas é muito arriscado devido ao risco de incêncios por seu tombamento em conseqüência dos abalos secundários. Já as lanternas são seguras e tornam-se indispensáveis pela sua mobilidade e capacidade de iluminar pontos específicos na escuridão ou nos escombros.

3 – Rádio (“Rajio”/ ラジオ)

É o meio mais simples de obter informações e por ser portátil e alimentado por pilhas, pode-se usar mesmo estando em movimento.

4 – Água (“Mizu”/ 水)

Devido ao rompimento dos encanamentos, a distribuição de água poderá ser interrompida, por isso é essencial ter garrafas de água em kits de emergência.

5 – Alimentos não-perecíveis (“Hozonshoku” / 保存食)

Após os abalos, as lojas, supermercados e lojas de conveniências provavelmente não estarão funcionando, devido aos riscos de desmoronamento ou mesmo que funcionem, não haverá um estoque suficiente. Entre vários tipos de “Hozonshoku” (literalmente pode ser traduzido como “alimento conservado”), os mais conhecidos são o arroz pré-cozido (que é preparado adicionando-se água fervida) e o biscoito enlatado (“kanpan”).

6 – Filme de PVC transparente (“Rappu”/ ラップ)

O filme de PVC transparente possui várias utilidades, já que facilitam o manuseio de utensílios, alimentos e a sua conserva mesmo com a falta de água (para lavar as mãos).

7 – Aquecedor descartável (“Kairo”/ カイロ)

Principalmente durante a noite ou na época de frio, um aquecedor descartável é muito importante, tais como o Hokkairo (saquinhos que aquecem).

8 – Luvas grossas de algodão (“Gunte”/ 軍手)

Para poder manusear objetos necessários no meio de pedaços de vidro e cerâmica espalhados dentro da casa.

9 – Sacos Plásticos (“Poribukuro”/ ポリ袋)

Para juntar lixo e também para carregar objetos necessários ou para colocar água no balde sem desperdiçá-la.

10 – Outros que não devem faltar no seu kit

* Lenços umedecidos (“Uetto Tissue”/ ウエットティッシュ)
* Balde ou sacola própria para carregar água (“Kyusuibukuro”/ 給水袋)
* Cobertor (“Moufu”/ 毛布)
* Máscara (“Masuku”/ マスク)
* Toalhas (“Taoru”/ タオル)
* Canivete (“Jackknife”/ ジャックナイフ)
* Capa de chuva (“Rain Coat”/ レインコート)
* Louças de aço inoxidável (“Sutenresu Shokki”/ ステンレス食器)

Informações importantes:

Os alimentos não-perecíveis e artigos de segurança para terremotos podem ser encontrados nas seções de artigos para terremotos em supermercados e “home-centers” (ホームセンター).

As autoridades aconselham as pessoas a reservarem alimentos não-perecíveis e água suficientes para 3 dias dentro da sacola de emergência. O período de 3 dias seria o tempo necessário para os mantimentos chegarem aos sobreviventes, no caso de faltar água, comida e energia elétrica na área afetada.

Os itens acima descritos fazem parte de uma pesquisa elaborada por uma empresa privada e que alguns dos ítens não estão inclusos nos “Manuais de Prevenção Contra Terremotos” divulgados pelo governo japonês. Mas como diz o velho ditado: “Melhor prevenir do que remediar“.

Outra ótima dica que eu li, é que é bom ter em mãos um Kit Camping, com barracas, sacos de dormir e cobertor. Pois diante de um grande terremoto, pode faltar lugar nos abrigos oferecidos pelo governo japonês.

É, eu sei que essa lista é enorme, mas lembre-se que ela pode salvar sua vida! Não esqueça também de deixar seus documentos importantes em lugar de fácil acesso, assim como sua mala kit emergência também deverá estar em um lugar fácil, de preferência próximo à entrada do apato (apartamento).

Ao soar as sirenes de terremoto, evite ficar dentro do apato, ou dentro de estabelecimentos, pois dependendo da intensidade do tremor, pode haver desmoronamentos. Nesse caso, é melhor ir para lugares abertos e ficar bem longe de construções e postes de alta tensão.

E o mais importante de tudo: Mantenha a calma, pois o desespero pode levar as pessoas a correr risco de vida. Se informe sobre o assunto para que saiba o que fazer na hora H.

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: No Japão, animais também têm seu kit sobrevivência | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Carro que simula terremoto no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *