Tragédia no Japão – País sofre com falta de comida, energia e combustível


terremoto e tsunami no Japão

Tragédia no Japão
O número oficial de mortos já chega a 2000 mas pode chegar a mais de 10 mil. Acredita-se que muitos mortos ainda estão dentro de veículos que foram lançados durante o tsunami. São mais de 2 mil desaparecidos. Os prejuízos do tsunami e terremoto que acometeu o Japão, no dia 11, já está estimado em 170 bilhões de dólares.

A tragédia também ocasionou na queda financeira do país. Houve desvalorização da bolsa de valores de Tóquio pois muitas empresas tiveram sua produção interrompida. É o caso da montadora Nissan, cujas ações caíram 9,5% após a suspensão de sua produção. Toshiba, Honda e Hitachi passam por problemas semelhantes.

Estima-se que a recuperação financeira do Japão irá demorar por volta de 6 meses ou seja lá para o final desse ano a economia do país tende a se normalizar.

Falta de comida, energia e combustível

As áreas mais afetadas de Myagi, como Sendai, está sofrendo muito com a falta de comida, energia e combustível.
Os destroços da tragédia ainda estão por toda parte. Várias regiões ainda estão inundadas e milhares de pessoas estão em abrigos como escolas, parques, ginásios ou locais públicos.

Nestes lugares, estão sendo distribuídos alimentos, água, roupa e remédios mas mesmo assim, estão sem energia.
Está havendo grande racionamento desses produtos e as filas para consegui-los é enorme.
É estarrecedor ver como essa região do Japão se encontra nesse momento.

A Embaixada do Brasil em Tóquio, têm registrado menos ligações. Isso indica que muitos já conseguiram contatos com parentes que moravam na região. Estima-se que cerca de 183 brasileiros vivam na região de Myagi.

Explosões na Usina Nuclear de Fukushima

As duas explosões desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) foram provocadas pelo acúmulo de hidrogênio. Elas deixaram 11 feridos.

Uma explosão similar aconteceu no sábado, no edifício do reator número 1 da central, um dia depois do terremoto e tsunami que devastaram a costa nordeste do Japão.

Para evitar vazamento radioativo que pode levar a mais explosões e a um eventual desastre nuclear, técnicos estão injetando água do mar nos reatores para tentar controlar a temperatura.

Segundo o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, “são poucas as possibilidades de haver um vazamento radioativo”. O governo japonês descartou a possibilidade de uma grande explosão.

Mais notícias do terremoto – Veja mais!

Vídeo com cenas do tsunami que devastou o nordeste do Japão:

Quer Aprender Japonês?

27 Comentários

  1. emi

    Não estou vendo nas reportagens que passam no Brasil, sobre alguma mobilização dos próprios japoneses para enviar alimentos e remédios as vitimas… Como assim que o governo de Japones não se mobiliza a enviar Helicópteros com mantimentos? Esta é a forma mais urgente de envio de algo tão importante em qualquer zona deflagrada e sem meios de transportes mais viáveis.
    Vi sim, emocionada a doação dos brasileiros que moram no Japão chegar após 31hs de estrada, parabéns!
    Cadê a mobilização dos japoneses?
    Cadê o envio de qualquer ajuda, mesmo que simbólica do governo Brasileiro? Depois de tudo que está acontecendo, a ajuda para estas vitimas precisa ser instantânea!

  2. 😥 eu fiquei muito triste pq eu n posso faser nada pra ajudar a essas pessoas que deus abençõe cada uma delas amem

  3. so teste para ver como funciona

  4. 😐 😥 fico penssando .
    oque seria de nois se estivesemos lá ??? ❓
    oq fariamos ??? ❓
    apenas imagino o aperto q essa pessoas estao passando nesse momento…

  5. fiquei muito triste pois vi aquelas imagens que parecia uma casinha de boneca sendo destruiada e tambem fequei com muita raiva 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 por que eles pricizando de comida e socorro e o Brasil dando acistencia para o prezidnte do estados unidos 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❓ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ ❗ e as vezes me bate um tristeza sabendo q pessoas precissa ajuda e eu n posso faser nada fico muito triste e revoltda 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥 😥

  6. Coitados dos japoneses 😐

  7. gabi vc pode sim, ore e peça a Deus por cada um deles!! um abraço

  8. dannyella

    espero que os japoneses consigam restituir o que eles perderam…pelo menos as coisas materiais como casas e carros ,pois não há nada que possa reverter ó quadro de tantas familias destruídas,nada jamais poderá preencher este vazio…mas de uma coisa tenho certeza,Deus não se esqueceu dos japoneses.além disso,tudo faz mesmo parte do plano de Deus na vida de todos nós…é uma coisa que nossos olhos contemplarão em breve!!!Deus abençoe os japoneses.

  9. que dó que deu desse povo td 😥 😳 😯 :mrgreen: dó até de mais

  10. gostosaaaaaaaaaaaa

    💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕
    supa bem feito

  11. Marta Alexandre

    O Brasil é o país que tem a maior colonia japonesa do japão, todos são bem sucedidos na vida graças a Deus. Então, eles realmente podem ajudar seus compatriotas nesse momento de dor, mas não sei porque não fazem isso. O povo japonês gosta muito do Brasil, apesar de serem pessoas bastante fechadas, são amáveis e não escondem sua admiração pelo Brasil. Por isso o Brasil tinha de ser solidário com eles e mostrar sua gratidão pelo respeito que eles tem conosco, ajudando em tudo o que for preciso, principalmente na ajuda humanitária. O Brasil pode e deve fazer isso, mas não faz, isso se chama ingratidão e egoísmo, que falta de humanidade, isso me deixa profundamente triste.

  12. Anne

    A Embaixada do Brasil em Tóquio, têm registrado menas ligações

    MENAS?

  13. admin

    Oi Anne.
    Foi um pequeno erro de digitação mas já arrumei.
    Obrigado por ter avisado.
    Abçs

  14. ejp

    😳 😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 :mrgreen: 😆 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗

  15. Caraiiii qe situaçãoo ! 😯

  16. biel

    Q. triste 🙁

  17. Pingback: Manifestação em Tóquio contra Usina de Fukushima | Dicas Brasil Japão

  18. 'naty´

    nossa me abobei quando soube,mais uma coisa eu sei ñ queria estar no lugar deles 🙁
    coitadinhos 😥

  19. Pingback: Vítimas de Fukushima receberão indenização no Japão | Dicas Brasil Japão

  20. Pingback: Minami Sanriku – Uma cidade destruída pelo tsunami | Dicas Brasil Japão

  21. rayanne rodrigues

    issso pod acontecer com qualquer pais.mais o mais importante e solidariedade das outras pessoas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ➡ 🙂

  22. rakell

    achei o site muito enteresante…..mas 😳 fico triste em saber que isso aconteceu e envouvel diversas pessoas inocentes 😳 🙁 ➡ 🙁

  23. Pingback: Boné com ventilador movido a luz solar | Curiosidades do Japão

  24. Pingback: 10 Coisas para serem aprendidas com o Japão | Curiosidades do Japão

  25. Pingback: 1 ano após desastre de Sendai e Fukushima | Curiosidades do Japão

  26. Pingback: Lançamento do Ipad 2 no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *