Conheça a Espetacular Rota Alpina Tateyama Kurobe


Rota Alpina Tateyama Kurobe

Rota Alpina de Tateyama Kurobe

A Rota Alpina Tateyama Kurobe (立山黒アルンルート) conecta as províncias de Nagano e Toyama. Além de sua incrível paisagem montanhosa, é famosa pela Represa de Kurobe, considerada a barragem mais alta do Japão, e pelo famoso “Yuki no Otani”, um espetacular paredão de neve que muitas vezes pode alcançar 20 metros de altura!

Concluída em 1971, a rota conecta a cidade de Toyama na província de Toyama com a cidade de Omachi na província de Nagano. O percurso através dos Alpes do Norte do Japão leva cerca de 4 horas e 40 minutos e pode ser realizado através de vários meios de transporte como ônibus, trem, teleférico e bondes. Planeje um dia inteiro para sua viagem!

O trecho entre a estação de Tateyama e Ogizawa é fechada para veículos particulares além de ser completamente inacessível de dezembro a meados de abril por causa das fortes nevascas. Em 2019, toda a rota pode ser vistada entre 15 de abril a 30 de novembro.

Rota Alpina Tateyama Kurobe

A principal atração da Rota Alpina Tateyama Kurobe é a magnífica paisagem da Cordilheira Tateyama, parte do Parque Nacional Chubu Sangaku. que muda no decorrer das estações. Na primavera, a neve acumulada, especialmente nas partes mais altas de Midagahara e Murodo, formam um majestoso corredor de neve cujas paredes de neve atingem até 20 metros de altura.

O percurso completo possui cerca de 90 Km de comprimento, mas somente um trecho do corredor de neve em Murodo, que no início da temporada já atingiam 16 metros de altura, é aberta a pedestres, especificamente entre os dias 15 de abril e 22 de junho de 2019.

O verão e o outono também atraem visitantes por causa das lindas paisagens, flores alpinas (especialmente de junho a agosto) e a folhagem vermelha e alaranjada do outono (final de setembro ao início de outubro), e gradualmente descem as encostas das montanhas, chegando às altitudes mais baixas entre o final de outubro e início de novembro.

Murodo, Tateyama Kurobe Alpine Route

O ponto mais alto ao longo da rota, Murodo oferece uma variedade de trilhas para caminhadas que servem tanto para os caminhantes iniciantes quanto veteranos. Sapatos confortáveis são recomendáveis para quem planeja caminhar em algumas das trilhas da rota.

Outros destaques são o teleférico Tateyama Ropeway que oferece vistas panorâmicas das montanhas circundantes, e a Barragem Kurobe de 186 metros de altura que é especialmente espetacular quando descarrega água entre o final de junho e meados de outubro.

De meados de junho a setembro, as temperaturas ao longo da Rota Alpen são moderadas e raramente ficam muito quentes. De abril a início de maio e de meados de outubro a novembro, as temperaturas são frias. Apenas uma camada de roupa é suficiente para o verão, enquanto um suéter e uma jaqueta adicional é recomendado para a primavera e o outono.

O percurso de montanhas com cerca de 90 Km de comprimento é uma rota de turismo internacional e é particularmente famoso pelas altas “Paredes de Neve “que formam na estrada durante o inverno rigoroso, abertas para os turistas em meados de abril a maio.

Como deu pra perceber, existem muitas atrações ao redor da Rota Alpina Tateyama Kurobe. Por este motivo, há muitos alojamentos, cabanas de montanha e parques de camping ao longo do percurso, para quem deseja pernoitar e assim aproveitar todas as atrações.

A estimativa é que a rota turística receba 1 milhão de visitantes este ano. Para quem deseja ver neve em plena primavera e escapar das altas temperaturas que faz no Japão durante o verão, a Rota Alpina Tateyama Kurobe é uma ótima opção de lazer e passeio. 🙂

Informações sobre Tateyama Kurobe Alpine Route

Endereço: Ashikuraji, Tateyama, Distrito de Nakaniikawa, Toyama 930-1406, Japão [Mapa]
Site Oficial: alpen-route.com

Acesso para a Rota Alpina Tateyama Kurobe
A rota Tateyama Kurobe Alpine pode ser acessada a partir das prefeituras de Nagano ou Toyama. De Nagano, pegue o ônibus Nagano-Omachi da estação Nagano até a estação Ogizawa (105 minutos). De Toyama, pegue a Ferrovia Toyama Chiho da Estação Dentetsu Toyama (adjacente à Estação Toyama) até a Estação Tateyama (65 minutos).

Tateyama Kurobe Option Ticket
Para quem quiser fazer uma viagem de ida pela Rota Alpina Tateyama Kurobe existe a opção Tateyama Kurobe Option Ticket. Enquanto a rota completa (ida e volta) custa 12.090 ienes, este bilhete custa apenas 9.800 ienes, economizando 2.290 ienes! Compre pelo menos um dia de antecedência.

Tarifas da Rota Alpina Tateyama Kurobe
15 de abril a 30 de novembro de 2019
Estação de Nagano – Estação Dentetsu Toyama (Ida): 12,090 ienes
Estação de Nagano – Murodo (Ida e volta): 13,250 ienes
Estação Dentetsu Toyama – Murodo (Ida e volta): 6,710 ienes

Fontes: japan-guide.com, go-nagano.net

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *