Conheça a praia de Okinawa que tem grãos de areia em forma de minúsculas estrelas


Praia de Okinawa tem grãos de areia em forma de estrelas

Os pequenos grãos em forma de estrela em Hoshizuna-no-Hama beach na verdade são exoesqueletos de minúsculos protistas chamados Baclogypsina sphaerulata.

A província de Okinawa é conhecida por suas belas praias, que a cada ano chamam mais atenção não só de turistas nativos, como de estrangeiros. Uma das muitas ilhas que fazem parte do Okinawa é chamada Taketomi-jima, e em sua costa norte há uma pequena praia chamada Hoshizuna-no-Hama, que se traduz literalmente como ‘Star Sand Beach’ (Praia de Areia Estelar).

Se você olhar atentamente para a areia desta praia, verá que a areia é composta por formas especiais de pequenas estrelas, que são muito raras de se encontrar em outra parte do Japão.

Os grãos em forma de estrela

Os pequenos grãos em forma de estrela na verdade não são areia e sim exoesqueletos de minúsculos protistas chamados Baclogypsina sphaerulata que vivem nas ervas marinhas no fundo do mar. Eles medem apenas um milímetro de diâmetro e pertencem à família dos Calcalinidae.

Os exoesqueletos fazem com que pareçam estrelas com suas espinhas de 5 ou 6 pontas. Eles permitem que elas se movam de um lugar para outro e também servem como armazenamento de diatomáceas, um importante grupo de algas, que é o alimento com o qual sobrevivem.

Quando esses protistas morrem, eles deixam seus exoesqueletos para trás. Estes chegam à praia em grande número e formam as areias em forma de estrela.

A melhor hora para encontrá-los

Se você quiser encontrar muitas dessas criaturas estelares e seus exoesqueletos, o melhor momento é visitar a praia logo após um tufão. O fenômeno faz com que elas se soltem do fundo do mar e as fortes ondas causadas por ventos fortes os arrastarão para a costa.

Mas se você estiver na vizinha Ilha de Iriomote, a segunda maior ilha de Okinawa, você também pode encontrá-las em qualquer lugar. Observe de perto as águas rasas, pois há muitas delas prosperando nesta parte da praia. Elas usam as algas do mar para tentar se ancorar.

Lenda local

Uma lenda local diz que essas pequenas criaturas estelares são descendentes da Estrela do Norte e do Cruzeiro do Sul. É dito que seus filhos nasceram no mar de Okinawa, mas uma serpente os engoliu, deixando apenas seus esqueletos para trás no oceano.

Elas foram arrastadas para a costa de Taketomi-jima através das correntes oceânicas e depois se misturaram com a areia. Esta maravilha da natureza se tornou uma das principais atrações turísticas da região, mas Hoshizuna-no-Hama beach tem muitos outros atrativos.

Além de ser um oásis cercado por águas cristalinas, a Ilha Taketomi também é conhecida por sua pitoresca arquitetura rural e pelos búfalos. Se tiver oportunidade, não deixe de conhecer!


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Fonte: jpninfo.com

1 Comentário

  1. Pingback: Yoronjima: A Pérola do Oriente | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *