Demae: Os entregadores equilibristas de macarrão soba do Antigo Japão


Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletas

Muito antes dos aplicativos para pedir comida, existia os ‘demae’, que pedalavam com uma mão enquanto com a outra, equilibravam dezenas de caixas de soba.

Hoje em dia, basta abrimos um aplicativo de delivery, fazer um pedido apertando alguns botões e 30 minutos depois, alguém aparece de moto trazendo a comida. Mas antigamente no Japão, obviamente, era um pouco diferente. Acredita-se que o entregador ‘Demae’ (出前), que significa literalmente “ir na frente de”, tenha surgido em meados do período Edo em 1700.

Os entregadores usavam uma técnica especial para empilhar torres de comida nos ombros enquanto iam de bicicleta para lugares cheios de clientes frequentes, como fábricas e universidades. Mas antes das bicicletas serem inventadas, o percurso era feito à pé.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletasÀ esquerda: a data é desconhecida, mas notamos a simetria e o equilíbrio alcançados através da combinação de tigelas e pratos empilháveis. Direita: Na década de 1950 havia concursos para ver quem conseguia entregar mais soba. Na foto está o vencedor carregando 100 refeições.

Os ‘demae’ carregavam essas bandejas e tigelas de soba em cestas penduradas em um poste que eles carregavam nos ombros. Atravessavam a cidade a pé e eram muito rápidos. Eles corriam pelas ruas para pegar a comida e entregá-la ainda quente aos seus clientes.

A indústria de restaurantes evoluiu para atender esses trabalhadores. Uma comida popular era o soba – macarrão de trigo sarraceno que pode ser comido frio com molho ou servido em caldo quente – porque era acessível e podia ser carregado sem perder o sabor ou a aparência.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletas Na foto acima, tirada em 1945 está o proprietário da 2ª geração da Sunabahonten, uma loja de soba que ainda está em atividade (e existe desde 1923). A loja está localizada nos subúrbios de Mitaka, em Tóquio.

Foi usado principalmente por ricos daimyo, senhores feudais que enviavam servos para informar aos lojistas que queriam comida entregue em suas casas. Com o tempo, o demae evoluiu para uma prática mais comum, apreciada por todos, desde estudantes a trabalhadores de escritório.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletasEsse trabalho exigia muito equilíbrio, precisão e cuidado por parte do entregador. Afinal, não deve ser nada fácil equilibrar tigelas de soba suficientes para alimentar dezenas de pessoas.

Durante o Xogunato Tokugawa, a capital Edo (atual Tóquio), tornou-se a metrópole mais populosa do planeta, com cerca de 1 milhão de habitantes. Quando as sociedades se industrializam, todos os outros sistemas precisam se adaptar, incluindo o alimentício. Assim surgiu os demae, que receberam a missão de levar comida nos ombros para alimentar as massas famintas.

Barato, farto e nutritivo, o macarrão soba e udon era o alimento preferido do proletariado. Um demae habilidoso poderia carregar dezenas de caixas de soba embalados de uma só vez. No vídeo abaixo, podemos ver algumas cenas do ‘demae’ em ação em meados do século XX.

Quando as bicicletas entraram em cena na virada do século, elas revolucionaram a indústria. Tóquio estava se expandindo, então havia mais locais para os demae fazerem entregas. Para que o macarrão ainda estivesse quente ao chegar ao cliente, a velocidade era essencial.

Em muitos casos, eles levavam o almoço para uma empresa inteira, então precisavam carregar 20 a 30 porções empilhadas ao mesmo tempo. As habilidades desses entregadores são tão lendárias que os moradores de Tóquio ainda tentam replicar seus feitos acrobáticos até hoje.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletasEm meados do século XX, a visão de um demae se esquivando dos carros na rua, enquanto equilibrava uma torre de caixas meticulosamente empilhadas era comum.

Na década de 1950, enquanto os demae estavam carregando macarrão , outra força estava em ascensão nas estradas de Tóquio. A Honda e outras indústrias automotivas estavam em expansão. À medida que mais carros começaram a circular na capital, menos hospitaleira ficava com os ciclistas. Nesta época, começou a ocorrer mais acidentes entre carros e demae.

Em 1961, o governo proibiu oficialmente o uso de bicicletas de entrega, mas isso não impediu que demae continuasse a trabalhar, e a polícia local fez pouco para detê-los. “Andar de bicicleta com pilhas de tigelas de ‘soba’ no ombro é perigoso”, afirmaram funcionários da Seção de Trânsito do Departamento de Polícia Metropolitana, segundo um relatório da Reuters.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletasUm entregador de soba no distrito comercial de Marunouchi em 1959. THE ASAHI SHIMBUN / GETTY IMAGES

No mesmo ano, a Honda aumentou a produção da Super Cub, uma motoneta com motor de 50 cc que pode ser operada com uma mão enquanto percorre ruas congestionadas. Embora o Super Cub já existisse há cerca de três anos, só se tornou um grande sucesso graças em grande parte a uma campanha publicitária direcionada aos entregadores de soba, demae.

“Deve ser proibido do ponto de vista da segurança no trânsito. Mas não colocaremos nenhuma restrição mais rígida, pois eles perderão mais da metade de seus clientes”, dizia o relatório.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletas Uma entrega de macarrão soba em Tóquio em 1956. BETTMANN / GETTY IMAGES

Tsugio Ogata, um dos designers gráficos por trás do projeto da motoneta, lembrou mais tarde: “Nos estágios finais do desenvolvimento do Super Cub, o Sr. Soichiro Honda disse ao Sr. Fujisawa: “Esta é uma moto que um entregador de macarrão soba pode andar com uma mão e uma pilha de bandejas de macarrão equilibradas em seu ombro.”

A campanha apresentava um rapaz que saia do campo para trabalhar na entrega de soba na cidade grande. A campanha decolou e, quase da noite para o dia, a Honda recebeu mais de 4.000 pedidos de Super Cubs de lojas de soba-noodle e outros restaurantes.

honda-super-cub-50-with-demae-ki-rear-carrier Honda Super Cub Imagem: mn-modelar.com

Sessenta anos depois, o Super Cub ainda é considerado um dos veículos motorizados mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

Hoje em dia, entregadores de comida ainda são essenciais para abastecer a força de trabalho de Tóquio, mas eles não equilibram mais as caixas de soba em um ombro enquanto pedalam uma bicicleta. Em vez disso, eles usam o demae-ki (出前ーき), uma motocicleta equipada com uma estrutura especial na parte traseira para carregar todo tipo de alimento, de ramen a pizza.

Demae - A antiga arte japonesa de entrega de soba em bicicletas Este é Asamatsu Miyakawa, dono da loja de soba Kakinokizaka Sarashina em Tóquio. A foto foi tirada em 1939 quando o Sr. Miyakawa estava fazendo uma entrega para a Universidade Metropolitana de Tóquio.

Embora esse método específico de entrega de comida não seja visto com frequência atualmente, muitas das fotos são de lojas de soba que ainda estão em funcionamento até hoje!

Além disso, há uma competição que ocorre no final de novembro em Asakusa, Tóquio, onde ciclistas precisam equilibrar bandejas com caixas de macarrão soba empilhadas.

Muito interessante conhecer esse tipo de entrega, que existiu muito antes da existência de telefones celulares, aplicativos e pedidos on-line. Hoje em dia podemos ver a evolução desse cenário, onde ficou muito mais simples fazer um pedido de comida delivery. 🙂

Fontes: atlasobscura.com, spoon-tamago.com
Imagem do topo: Um jovem entregando soba em Meguro-dori, em Tóquio koitarou2006.blog112.fc2.com
Imagens usadas no artigo: mag.japaaan.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *