Soichiro Honda – Exemplo de sucesso e superação


soichiro-honda

Soichiro Honda – Exemplo de sucesso e superação!
Quantas vezes você se sentiu fracassado? Quantas vezes você sentiu vontade de jogar tudo pro alto, de desistir de tudo? Com certeza, Soichiro Honda, desconhecia a palavra fracasso, e a persistencia foi a chave do seu sucesso.

Apesar de todas as adversidades que encontrou em seu caminho, ele se tornou dono de um grande império, uma das maiores fábricas de autos, a Honda. Soichiro Honda é com certeza, grande exemplo de superação. Aliás, muitas das grandes empresas japonesas, nasceram em galpões em um fundo de quintal.

Muitas empresas como a Honda, viram suas empresas serem destruídas por causa da guerra, incêndios e desastres naturais de todo tipo. Mas mesmo assim, passaram por cima das dificuldades e foram vitoriosos, construindo uma trajetória de sucesso.

Ao conhecer sua história, com certeza, você aprenderá uma grande lição de vida. E se conseguir implantar a persistência e o não comodismo de Soichiro Honda em sua vida, com certeza, desde já mostrará que é um grande vencedor.

soichiro_velho_2

Soichiro Honda (1906 – 1991)

Esse texto eu recebi por e-mail e conta um pouquinho da História de Soichiro Honda, de uma forma bem reduzida. O autor é desconhecido, mas se alguém souber quem é o autor original, nos conte para que seja dado os devidos créditos.

soichiro_criancaEm 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno,mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!

Aos 8 anos, já havia construido uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.

Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

Sr.Honda desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário“.

Sr.Honda fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

Sr.Honda se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa.

Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.

soichiro_ciclomotor_2

Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando e sempre colocar a culpa no destino, pare já com isso! O que sabemos é uma gota d’água. O que ignoramos é um oceano. Siga o exemplo de Soichiro Honda!

honda

Assista a esses videos e emocone-se:

Quer Aprender Japonês?

37 Comentários

  1. lucineide

    a história de soichiro,é uma das mais belas,e persistente,os japoneses são muito bons nisso,além da dele conheço tbm a de akio morita o criador da sony,que tbm é de grande adimiração.

  2. Wagner

    Pessoas assim só tem um destino, a vitória!!! Dificuldades existem para todos que não nasceram em berço de ouro, no entanto, o que vai determinar se seremos vencedores ou não, é ficar de braços cruzados esperando uma esmola do céu ou colocar a cara no “sol” e ir à luta. Não sei se concordam comigo, quanto à frase: “Quanto mais difícil for a caminhada mais saboroso será o gosto da vitória”. Estou lutando muito para vencer e espero sem pressa saborear a minha vitória.
    Obrigado aos vencedores que se tornaram exemplos e provas de que é possível!!!!

  3. TOYOO WATANABE

    Tenho sugestão para Honda: fabricar carros populares com os vidros
    blindados contra pistolas 32 a 45 calibres. Não é carro brindado, é apenas
    carros populares para milhoes brasileiros terem mais tranquilidades contra
    os assaltos. Creio que vai custar mais em torno de R$ 5.000,00. Até eu compraria este carro popular semi-blindado.
    Se minha idéia for aceito, adoraria ganhar gratis um carro destes. Não peço mais que isso, pois cada dia, muitos cidadões estão sendo assaltados e mortos pelos bandidos com armas de fogo leve. Não é blindagem contra AR-15.
    Tem muitos carros das mulheres estão sendos quebrados vidros para levar apenas bolsas delas…e que susto que dão quebrar os vidros. Aguardo sua resposta, se quizer responder…..Toyoo Watanabe

  4. adilio

    é una das historias mais linda q eu ja vi ficaria melhor se retratassem a vida dele nas telas do cinema

  5. marcela

    essa historia é muito commovente pois esse garoto é um guerreiro desde o bessario pois mesmon não gostando de estudar conseguil vencer na vida pois ele é sensacional de mais

  6. André G. César

    A história desse brilhante japonês nos mostra o quão bom é sonhar e persistir. Pois é algo que não possui preço e faz você ir além do horizonte, basta sonhar e agir. O sr. Honda foi e ainda é um grande vencedor por tudo que passou e enfrentou sem desistir. Ele foi um verdadeiro guerreiro.
    Vamos viver nossos sonhos, todos podem e devem sonhar!

  7. Professor Nélson

    Sou um vencedor, ms comprado ao sr. Honda… Estou apenas prendendo!

  8. Pedro Hieda

    Toyoo,
    Vidro resistente a balas até o calibre 38 já existe, ou melhor existe uma película balística resistente e escurecedora, em todos os padrões G20, G30, etc, custa em torno de R$2000,00. O problema é que dá uma falsa idéia de segurança, um carro blindado deve proteger toda a carroceria. A película não foi produzida com a finalidade de blindagem, mas principalmente oferecer mais resistência por exemplo a arrombamento dos vidros para evitar roubos, mas a idéia é excelente. O produto é comercializado nas concessionárias Honda. Quando comprei minha CR-V 2010 me ofereceram esse acessório. Quanto a História do Sr. Soichiro Honda, sem comentários, mas todos nós temos essa capacidade, mas nos falta é coragem quando temos a oportunidade.

  9. Gelson Ramos CONAB

    Uma belissíma história, mesmo diante de tantas adversidades, a sua persistência e de deixar qualquer um estimulado, com certeza trabalhou muito, mais merecidamente alcançou a glória.

  10. Pingback: Empresa Nintendo – Como tudo começou | Dicas Brasil Japão

  11. Bianca Martins De Menezes Nascimento

    😥 🙂 Muito lindo essa historia esse homem foi um grande homem
    e conseguiu montar uma grande impresa de motos isso e o melhor parabens
    ao senhor 😉

  12. Bianca Martins De Menezes Nascimento

    História da Honda – Vale a pena conhecer
    Soichiro Honda (1906 – 1991)
    Linda historia chorei

  13. marcel

    esse é o cara parabéns moto é honda

  14. marcia

    😉 adorei a historia dele ➡ mais acho que deveria explicar com mais detelhes o que fiquei sabendo do criador da honda é muito mais que isso. ❓

  15. 😈 isso é muito chato eu tenho que fazer
    uma pesquisa desse homem é muito chato 😈 😛 😳 😯

  16. Soraia

    Olá,
    Eu sou apaixonada pela Honda.
    Vejam meu video no youtube.
    MALUCA PELO HONDA CITY
    MALUCA PELO HONDA CITY 2
    Vejam por favorrrrrrrrrrrrr…………….

  17. J. Madson

    Eu adoro os carros da Honda!
    Gosto Honda Civic!
    Um dos meus sonhos de consumo!
    Com essa história, melhor ainda eu gostei!

  18. Renan (Volkswagen)

    É realmente uma historia bastante incrivel, Um Homem assim batalhador e persistente como ele, Deus ajuda!
    Soichiro Honda, um dos maiores nomes da Historia!

  19. sergio

    linda historia do criador da honda, podemos tentar, tentar, tentar varias vezes ate uma dia acertar, e se nao acertar com certeza teremos experiencia para passar para as outras pessoas, vc tentando vc pode chegar ate ser chamado para dar palestra, agora se vc nao tentar vc so vai conseguir talvez limpar o chao das salas de palestras que tem hoje por ai, a historia do sr honda so seria mais completa se ele tivese aceitado Jesus como seu salvador da sua alma.

    Linda a Historia,

  20. luis

    porque nao deixar a honda mais sofistica e facil,simples, barato e de grande utilidade,evita ate acidente,se trata de uma seta automatica e eletronica,não utiliza + o rele tem pisca de alerta e pode se fazer uma programação de picada na propria chave de seta,c/a seta ligada pode ligar o alerta ec/o alerta ligado pode ligar a seta ,é um produto patenteado a dois anos,se gostou da idéia entre em contato, obrigado,san.

  21. ED

    É a história de um verdadeiro samurai do bem. Não comparando-o a JESUS CRISTO, posto ser este incomparável, inigualável, inimitável e modelo maior nos dado por DEUS, pode-se dizer que o Senhor Soichiro Honda, tal o MESTRE JESUS, também venceu o mundo. Que DEUS o abençoe onde estiver no mundo espiritual. Sua vida é exemplo a ser praticado por toda humanidade. Acredito que hoje no mundo inteiro, uns bilhões de pessoas vivem direta e indiretamente do legado deste grande ser humano. É isso ai minha gente. Vamos à luta que agora é nossa vez.

  22. oi nada de emocionante, é chato ❓

  23. Ricardo

    Trabalho na fábrica de quadro rodas (carros) em Sumaré, a história dos fundador Soichiro Honda é a primeira coisa passada para os colaboradores assim que entram na empresa, tenho muito orgulho de trabalhar lá, da diretoria até o pessoal da produção todos sem exceção usam o mesmo uniforme (só mudam as mangas da camisa curtas ou não por segurança e os eletricistas usam um especial também por segurança) , comem no mesmo lugar, se trocam no mesmo vestiário ( é proibido chegar uniformizado), vim de uma empresa de origem alemã onde tudo era separado, um restaurante do administrativo e outro pra produção por exemplo.

  24. Japão em Foco

    Oi Ricardo!
    Legal trabalhar em um ambiente que não tem distinção entre seus funcionários. No Japão, a maioria das fábricas são exatamente assim: Todos usam o mesmo tipo de uniforme, na qual cada um usa um crachá com a sua identificação. O refeitório também é o mesmo para todos, desde o Presidente da empresa ou chefes à operários. O vestiário também é o mesmo para todos, mas são dois: Feminino e Masculino. Trabalhar em uma empresa que usa essa política é interessante porque acaba deixando a empresa mais familiar e os funcionários acabam se sentindo mais à vontade… Quem dera se todos as grandes empresas e multinacionais fossem assim né… Abraços!

  25. Nadla

    👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿

  26. Pingback: História do Miojo e de Momofuku Ando | Curiosidades do Japão

  27. luis

    😛 parabems

  28. Manoel Pinto Albuquerque

    Tenho muito orgulho de trabalhar na Honda(Manaus),uma empresa que nós podemos chamar de nossa segunda família, conheci a vida do sr. Soichiro Honda lendo o livro (Honda por Honda) tenho certeza, quem leu se emocionou e ao mesmo tempo se alegrou com o final feliz.
    “Sem qualidade não há produção”S.Honda.
    Obrigado pelo legado!

  29. fernando cavalcante

    as duas maiores fabricante do mundo cujo os criadores sao da mesma cidade
    yamaha e honda as melhores

  30. Marcel

    UM HOMEM EXEMPLAR E BATALHADOR

  31. Adilson

    Gostaria que houvessem histórias assim sobre os brasileiros, que com muito suor, dedicação, persistência e principalmente honestidade conseguiram construir uma multinacional. Mas infelizmente o que vemos são apadrinhados incompetentes formando impérios às custas do dinheiro público.

  32. Larissa Ramos

    Realmente essa história é um exemplo de vida para todas as pessoas , existem pessoas que acham q tudo na vida é fácil e que por acharem que talvez tenham um pouco a mais do que as outras pessoas devem começar do topo , o que na verdade para você chegar ao topo você tem que começar a caminhar de baixo e não desistir assim Soichiro Honda !!! Exemplo de vida , as pessoas que tem sonhos e querem o tornar realidade!!!!

  33. Messias

    Na verdade Soichiro san colocou um motor na bicicleta da esposa para ela ir fazer compras, onde eles moravam aqui no Japao ela tinha que andar bastante ate o local onde fazia compras.

  34. Carol Ludwig

    O autor do texto é Anthony Robbins 🙂 Ele utiliza essa mesma passagem em seu livro Desperte seu gigante interior. Ótimo livro e ótima referência.

  35. Yuji

    Essa história sempre me emociona.
    Lembro de ter lido a primeira vez lá em 2004 no nihongakko.
    Desde então, sempre que penso em desistir de algumas coisas, me lembro dessa história para seguir a diante.
    Mesmo se cair 10 vezes levantarei 11.

    Obrigado por recordar tudo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *