Umi no Hi – Dia do Mar


Dia do mar - Umi no Hi

Umi no Hi – Dia do Mar – Feriado Nacional (3° Segunda-feira de Julho)

Umi no Hi (海の日) é feriado nacional no Japão, destinado ao Dia do Mar ou Dia do Oceano. É o dia de agradecer ao mar por todas as suas bênçãos (referindo-se às algas, peixes e frutos do mar pois esses alimentos são muito importantes na dieta japonesa)

Essa data surgiu também como forma de reconhecer a importância do desenvolvimento marítimo na economia do país, que como sabemos, é formada por um conjunto de ilhas, cercadas por mar por todos os lados. É uma forma de mostrar gratidão e pedir que os mares e oceanos que cercam o Japão continuem a ter prosperidade e abundância.

Desde os tempos mais primórdios, os oceanos tem desempenhado um papel significativo na história do Japão. O fato de ser uma nação insular, permitiu que o Japão conseguisse efetivamente isolar-se do resto do mundo durante o Período Edo. Foi a chegada do capitão Perry e os navios negros na baía de Tóquio, que forçaram o Japão a abrir suas portas para o mundo ocidental novamente, mesmo que sob pressão política.

Curiosidades sobre o Dia do mar

Esse feriado nacional é relativamente novo no calendário japonês pois foi comemorado oficialmente pela primeira vez em 1996. Antes disso, era conhecido como Dia do Memorial da Marinha ( (海 の 記念 日 / Umi no Kinenbi), porém não era classificada como um feriado público. Nessa época, a data escolhida era fixa, no dia 20 de julho e passou a vigorar em 1942 sob o decreto do Ministro das Comunicações Shozo Murata.

A escolha dessa data se refere ao dia em que o imperador Meiji retornou ao Porto Yokohama, depois de uma turnê Imperial de inspeção em Hokkaido e Nordeste do Japão em 1876, em seu navio Meiji Maru, uma embarcação de ferro à vapor construída em 1874 na Inglaterra.

Happy Monday (ハッピー マンデー)


Em 2003, o “Umi no Hi“, foi transferido para a terceira segunda feira de julho, pela legislação japonesa, em uma ação chamada “Happy Monday” (ハッピー マンデー), que se traduz como “Segunda feira feliz”, que visa transformar alguns fins de semana no decorrer do ano em três dias, para permitir que as pessoas possam ir aos festivais, planejar viagens e passeios nesses dias prolongados de folga.

Como a temperatura nesta época do ano é normalmente alta, muitas pessoas se deslocam até o litoral para passar um dia de recreação nas praias.

Com certeza este é um dia importante para aquelas pessoas cuja profissão está inseparavelmente ligada ao mar, mas para a maioria dos japoneses, no entanto, é um feriado adicional que se espera muita diversão e descanso.

Além dos eventuais matsuris, festivais e hanabi taikai na beira das praias em diversas regiões do país, também há outros eventos associados como descontos em aquários e piscinas públicas durante o Umi no Hi. Este ano de 2016, o Umi no Hi será no dia 18 de julho, pois é a 3° segunda feira do mês de julho.


* Texto originalmente escrito em 12 de julho de 2012

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  2. Risa Anshieta

    Que legal! Eu não sabia que existia um dia especial para o oceano o japão, isto mostra a gratidão que o povo japonês tem com um recurso natural que em outras países é tão desprezado, sendo que o oceano é basicamente algo que nós deixa vivo. O oceano tem duas manchas enormes de lixo (tem de sacola até patins) que ficam no meio do oceano pacífico e suas 2 vezes o tamanho dos E.U.A, enfim a cada dia o mundo fica mais doente e é bom saber que em algum lugar do mundo as pessoas se importam com o mar! Agradeço sinceramente por este blog ser sempre atualizada, por que você divide o seu conhecimento com outras pessoas !

  3. Pingback: Os 20 Maiores Aquários Do Japão | Curiosidades do Japão

  4. Eh bom ficarmos por dentro das atualidades festivas que acontece no Japao, a Terra do Sol Nascente, existem muitas novidades que nao sabemos e vale a pena explorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *