E-KomiBus – Mini ônibus elétrico japonês

E-KomiBus – Mini ônibus elétrico movido a luz solar
Como sabemos, veículos elétricos que utilizam energia solar como combustível já é realidade em diversos países, preocupados com a sustentabilidade. A circulação destes veículos vem ocorrendo de forma tímida porém constante, especialmente no Japão, país que se mostra preocupado e ligado às causas ecológicas.

Uma das criações à esse respeito em relação ao transporte público, seria o E-KomiBus, um mini ônibus, que usa energia elétrica e solar e que é perfeito para andar pelas ruas e becos estreitos do Japão.

Desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Engenharia da Universidade de Gunma, no Japão e liderada pelo professor Takarada Yasuyuki, o E-KomiBus é bastante adorável, e ganhou até um apelido, MAYU.

Esta fofura de mini ônibus, mede apenas 173 centímetros de comprimento, sendo menor até do que um Honda Civic 2012. Apesar do seu tamanho pequeno, este mini carro automático está equipado com painéis solares e baterias de íon de lítio.

O E-KomiBus possui 8 rodas, 10 lugares e sua velocidade média é de 60 km, baixa em relação aos veículos comuns, mas apesar disso, o carro é realmente uma graça. No momento ele pode ser encontrado na cidade de de Kiryu, em Gunma, região montanhosa e de onsens (águas termais), que atrai muitos visitantes, especialmente idosos e turistas.

E-KomiBus é o carro perfeito para atender as necessidades desses dois grupos, já que são os mais prováveis de não possuir carteira de motorista japonesa. A região de Kiryu é um local distante da área de riscos dos furacões e ensolarado durante a maior parte do ano. Isso facilita a captação de energia solar pelos painéis que revestem o teto do E-KomiBus, mantendo a bateria de lítio sempre carregada.

Muito cute esse mini ônibus não é mesmo? Espero que esses tipos de veículos possam fazer parte cada vez mais da nossa realidade, já que além de funcionais, ajudam a preservar a natureza por não emitir substâncias tóxicas na atmosfera.

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. marcos

    EU AMO O JAPÃO
    NÃO CANSO DE DIZER…….

  2. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    ^^
    Abraços! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *