Projeto Fujisawa SST – Cidade verde e sustentável no Japão em 2014


Fujisawa Sustainable Smart Town global

Fujisawa SST: Cidade verde e sustentável no Japão

Parece que o Japão está mesmo engajado nas questões ambientais e usando toda a tecnologia a favor da sustentabilidade e infra-estrutura com energia segura e renovável, especialmente após o desastre nuclear de Fukushima Daiichi.

A empresa Panasonic em conjunto com mais oito empresas, estão desenvolvendo um projeto chamado Fujisawa Sustainable Smart Town (Fujisawa SST). O projeto já está em andamento há alguns anos e estima-se que ficará pronto em março de 2014. Além disso, outro plano para esta Cidade Inteligente e Sustentável é que ela esteja totalmente habitada em 2018, no 100 º aniversário da Panasonic.

Nessa cidade com cerca de 200 mil metros quadrados e capacidade para 3 mil moradores, serão construídas em torno de mil casas, todas com paineis solares e sistemas de energia que visam economizar energia de todas as maneiras possíveis.

A ideia é transformar um pedaço de Fujisawa (Kanagawa) em uma “cidade sustentável e inteligente” com a ajuda das nove empresas. Cada uma tem a sua responsabilidade de criar o conceito de cidade modelo e serviços de gestão de energia.

Este seria um grande desenvolvimento do setor privado e apesar de haver projetos parecidos como em Dongtan (China) e Graciosa (Alemanha), o projeto Fujisawa SST será o primeiro a ser 100% sustentável no mundo. Estima-se que o total dos gastos para o desenvolvimento será em torno de 60 bilhões de ienes.

A ideia do projeto é que a cidade não utilize nada poluente, bem como nenhuma energia provinda de usina nuclear ou elétrica. A cidade utilizará paineis solares que se misturarão com a flora verde da cidade. O designer do espaço da cidade também possibilitará que os futuros moradores tenham uma boa mobilidade, fazendo percursos à pé ou de bicicleta aos supermercados, escolas, etc.

Para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, os habitantes da cidade serão incentivados a comprarem carro elétrico.

Haverá estações de carregamento de bateria por toda a cidade para carros e motocicletas elétricas.

Haverá também unidades de armazenamento de energia em todas as casas, onde será guardada toda a energia não utilizada para ser usada posteriormente.

A iluminação pública também terá um sistema de armazenamento de energia e sensores que evitarão desperdicios. Além de energia solar, haverá outras formas de coleta de energia, como vento (energia eólica), calor (geotérmico), luz (fotovoltaica) e água (hidráulica) para encher os sistemas de armazenamento de energia na cidade.

Panasonic espera usar Fujisawa SST como modelo para criação de novas “cidades inteligentes”, tanto no Japão como em outras partes do mundo. Segundo Panasonic, a cidade poderá receber os moradores à partir de março de 2014, data estipulada para a abertura da cidade inteligente. Alguém se habilita?

Deve ser realmente um sonho morar em uma cidade como essa né?! Pena que vai demorar ainda um bocado para que um dia toda a população mundial tenham acesso a todas essas tecnologias sustentáveis e inteligentes, mas com certeza esse é o primeiro passo. A Natureza com certeza agradecerá muito! 😉

Veja o vídeo sobre o projeto Fujisawa SST:

Fontes de Pesquisa: Panasonic.net, Panasonic.au

Quer Aprender Japonês?