Fotos chocantes de pessoas vivendo em espaços minúsculos no Japão


Fotos chocantes de pessoas vivendo em espaços minúsculos no Japão 1

Confira a série fotográfica “Enclosed: Living Small” por Won Kim

A metrópole e capital japonesa Tóquio concentra cerca de 10% da população de todo o país. Sua densidade populacional é extremamente alta, de 14 mil pessoas por quilômetro quadrado, mais densa que Nova Iorque e o dobro da densidade populacional de São Paulo.

Por este motivo, os japoneses se tornaram eficientes em aproveitamento de espaço urbano. Ao explorarmos a grande metrópole, assim como outras cidades japonesas é comum encontrarmos acomodações absurdamente pequenas tais como os famosos Hotéis Cápsulas e albergues localizados em prédios onde os compartimentos dos quartos se estendem ao longo de um corredor.

O fotógrafo Won Kim visitou uma instalação desse tipo em Tóquio, frequentada por mochileiros, com o intuito de compreender como vivem essas pessoas em espaços tão apertados. Para economizar dinheiro, não é incomum encontrar pessoas “morando” nessas acomodações temporárias. Muitos são viajantes que querem conhecer a cidade, enquanto outros estão à procura de emprego.

De origem sul-coreana, o fotografo teve a ideia de criar a série fotográfica “Enclosed: Living Small” com a intenção de explorar esses espaços tão pequenos, fechados e aparentemente desconfortáveis e também de mostrar como esses locais refletem a personalidade de seus ocupantes temporários.

Os quartos do albergue não tinham janelas e portas, apenas uma cortina na entrada para proteger a privacidade. Em cada caso, o espaço mostra nitidamente alguns traços da personalidade de seu ocupante, e a sua capacidade de funcionar em um ambiente tão estranho, fechado.

Segundo Won Kim, o principal objetivo das fotografias é mostrar como cada “morador” faz uso de um espaço tão minúsculo.

Alguns desses locais estão repletos de coisas do “morador”, além das roupas penduradas e armários e estantes improvisados. Alguns são limpos, organizados e até “decorados” enquanto que outros são caóticos, com itens pessoais espalhados por toda parte.

Fotos chocantes de pessoas vivendo em espaços minúsculos no Japão 1

Para conhecer mais do trabalho de Won Kin, visite seu website.

Quer Aprender Japonês?

0 Comentários

  1. Stefano Barbosa

    off topic: voces conseguem entender a lingua aino?

  2. Marcelo Machado

    Muito interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *