Receita de Oyakodon (Tigela com arroz, frango e ovos)


Receita de Oyakodon

Oyako donburi, uma receita rápida e tradicional do Japão

O Oyakodon (親子丼), também chamado de Oyako donburi (tigela de pai e filho) é um prato tradicional da culinária japonesa. Ele consiste em uma tigela com arroz japonês (gohan) que é coberto com frango, ovos e um suculento molho à base de molho de soja (shoyu) e saquê.

A receita geralmente incluir cebola, cebolinhas e outros vegetais e faz parte de uma variedade dos pratos japoneses chamados donburimono (ou simplesmente donburi ou don). Donburi significa tigela, enquanto que os termos Oya e Ko significam em japonês pais e filhos respectivamente.

É uma referência aos ingredientes principais, no caso o frango (pais) e os ovos (filhos), surgindo assim o nome “oyakodon”. Existe algumas variações desse prato, onde são incluídos ingredientes tais como cogumelos shitake. Tem ainda o “kaisen oyakodon”, uma versão igualmente popular da receita no qual o frango é substituído por salmão e os ovos por ikra (caviar de salmão).

A origem do Oyakodon

O prato surgiu no final do século 19 por uma sugestão de um cliente do Restaurante Tamahide, em Tóquio. Lá era servido um prato de frango cozido em molho próprio e este cliente sugeriu que fosse adicionado ovos. O prato passou a se chamar “oyakoni“. Em 1891, Toku Yamada, esposa do dono do restaurante sugeriu que o prato fosse servido sobre o arroz, recebendo o nome de “oyakodon”.

Há uma outra versão de sua origem, na qual o oyakodon teria sido inventado por Matsujiro Uchimoto, chefe do Restaurante Torigiku, para ser servida em uma exposição que foi realizada em Osaka, em 1903. A receita desta versão inclui cebolinha e hakusai nos ingredientes.

Receita de Oyakodon

Não levou muito tempo para que o Oyakodon acabasse conquistando os lares japoneses. Isso se deu ao fato da receita ser deliciosa e de preparação fácil e rápida, não levando mais do que 20 minutos para ficar pronta. Tem vontade de experimentar o Oyakodon? Então confira a receita abaixo.

Ingredientes: (Dá para 2 pessoas)

• Arroz branco previamente cozido
• 1 xícara de água
• 1 colher de chá de hondashi
• 1 colher de sopa de sake mirin
• 4 colheres de sopa de shoyu
• 3 colheres de chá de açúcar
• 1 cebola média cortada em meia lua
• 300g de frango cortado em cubos (pode ser peito ou outra parte sem pele)
• 4 ovos
• 3 cebolinhas cortada em 4cm mais ou menos
• Salsinha picada
• Cebolinha picada para decorar
• Sal a gosto

Modo de Preparo

Misture o hondashi em uma xícara de água e coloque esse caldo em uma panela ou frigideira média. Acrescente o sake mirin, o shoyu, o açúcar e uma pitada de sal. Deixe ferver por cerca de 3 minutos. Adicione a cebola e deixe refogar por mais 3 minutos e em seguida adicione os pedaços de frango.

Deixe o frango cozinhar por alguns minutinhos para que possa incorporar bem o tempero e o caldo. Em outro recipiente, bata os ovos e adicione cerca de 3/4 da mistura de ovos à panela. Com uma colher de pau ou Hashi, misture bem e em seguida, adicione a cebolinha e a salsinha picadas.

Adicione o restante dos ovos mexidos, misturando bem e… prontinho… agora sim seu Oyakodon já está no ponto para ser servido por cima de uma tigela de arroz branco bem quente. Viu só como é rápido? Muito bom para aqueles dias que estamos sem tempo para perder na cozinha.

Confira o passo a passo no vídeo abaixo


Link do vídeo (Comi um Japa/YouTube)

Já experimentou Oyakodon? O que acha desse prato tradicional japonês? Deixe sua opinião 🙂

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Ivy

    Muito bem explicado! É tão difícil obter receitas da culinária japonesa tradicional em português, parabéns pela iniciativa! E publiquem mais, inclusive a de Hijiki! ?

  2. Pingback: 10 "Donburi" para você experimentar! | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *