Hotéis Cápsulas no Japão


Hotel cápsula

Curiosidades sobre os Hotéis Cápsulas no Japão

De todas as invenções japonesas, os hotéis cápsulas, é pra mim, uma das maiores. Ainda mais no Japão, onde um dos maiores problemas é o espaço físico.

Pensando nisso, os japoneses uniram a praticidade com sua excentricidade e assim criaram os hotéis cápsulas, que se tornaram populares, especialmente nas grandes metrópoles como Tóquio, Kyoto, Sapporo e Osaka.

A criação dos Hotéis Cápsulas partiu do arquiteto Kisho Kurokawa, em meados dos anos 70, e no início, parecia ser mais uma bizarrice made in Japan. Mas acabou tornando-se uma referência quando o assunto é a falta de espaço.

Pensando em encontrar uma solução para aquelas pessoas que perdiam o último trem e por isso não tinham lugar para passar a noite ou dinheiro para pagar um hotel convencional e ao mesmo tempo aproveitar o pequeno espaço disponível, Kurokawa criou o “Capsule Inn Osaka”.

* Cápsule inn Osaka, o primeiro Hotel Cápsula no Japão

As cápsulas medem em média, 1 mt de largura x 1,25 mt de altura x 2 mt de comprimento. Apesar do pouco espaço no interior do quarto do hotel cápsula, percebemos que ele é confortável e oferece vários serviços como: televisão, rádio, frigobar, ar-condicionado e até conexão wi fi. Por falta de espaço, banheiro e guarda-volume ficam do lado de fora das acomodações.

Com a crise econômica que se abateu no Japão nos anos 80, cada vez mais pessoas vem procurando esse tipo de hotel, pois as diárias são mais baratas do que um hotel comum.

A maioria dos frequentadores dos hotéis cápsula no Japão ainda são homens, mas esse tipo de serviço, vem cada vez mais se expandindo para atender mulheres, especialmente, as que trabalham fora e viajam muito a negócios.

Veja também: 10 acomodações baratas (e até gratuitas) no Japão

* Interior do Hotel Cápsula “Capsule Inn Akihabara”

O Capsule Inn, em Akihabara, por exemplo, dedicou dois andares exclusivamente para atender as mulheres. Os outros 5 são exclusivamente para homens.

As diárias custam em torno de ¥ 4.000 por noite, incluindo alguns serviços de quarto. Hoje em dia podemos encontrar os Hotéis Cápsulas em qualquer parte do Japão.

Já imaginou passar a noite dentro de um? Se você ainda não conhece um Hotel Cápsula, assista esse vídeo abaixo e veja como é o interior de um. Realmente é muito estranho e interessante ao mesmo tempo.

Quer Aprender Japonês?

15 Comentários

  1. Pingback: Nakagin Capsule Tower – Edificio que parece um Lego gigante | Japao em Foco

  2. Fernanda

    Quero me hospedar num desses *u*

  3. kyuu ~

    Haha! Parece ser legal.
    Mas acho que me sentiria mal em um lugar tao pequeno e fechado D:

  4. Pingback: 40 motivos para amar o Japão (2° parte) | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Minúsculas Casas de Aluminio no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Katrin

    Eu realmente iria passar mal dentro de um desses.

  7. Japão em Foco

    Oi Katrin!
    Se a pessoa sofrer de claustrofobia, realmente esse hotel não é o mais indicado rs. Abraços!

  8. Pingback: Internet Cafe + Moradia = Net Cafe Nanmin | Curiosidades do Japão

  9. William Ricardo

    Mas isto me deu uma idéia: Quem quiser conhecer o Japão, gastando o menos possível, deveria levar em consideração estes hotéis, não acha? Um problema poderia ser quanto às bagagens, será que haveria espaço pra elas no guarda-volumes!?

  10. Japão em Foco

    Oi William Ricardo!
    Eu já usei guarda-volumes de estações de trem e elas não são tão grandes a ponto de caber uma grande bagagem. No máximo uma mochila. Mas por ser um hotel, eu acredito que além do porta-volumes (armários) tenha também alguma sala para colocar bagagens maiores. Mas não posso afirmar já que ainda não tive a oportunidade de passar uma noite em um hotel cápsula. Abraços!

  11. Pingback: 8 Dicas Para Economizar Em Sua Viagem ao Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pericles alves berto

    muito interessante esse hotéis pena que no Brasil não tem isso

  13. Pericles alves berto

    eu tamém !!!!!!!!!!

  14. Luciano José Ramos

    Em Curitiba tem um hostel assim de cápsulas.

  15. Benjamin

    Cápsulas legais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *