Hotel tradicional japonês mais antigo do mundo


Nisiyama Onsen Keiunkan

Hotel tradicional japonês mais antigo do mundo
O Hotel mais antigo do planeta é o Hotel Nishiyama Onsen Keiunkan, um típico hotel tradicional japonês, em Hayakawa-cho, Província de Yamanashi.

O Hotel foi fundado no ano de 705, e está até no Livro dos Recordes (Guiness book) como o mais velho hotel em funcionamento do mundo e o mais inusitado é que a empresa já está na mesma família há mais de 50 gerações.


O Hotel é também considerado a empresa mais antiga do mundo, superando o Hotel Hoshi Ryokan, localizado na área do Onsen Awazu de Komatsu , em Ishikawa, fundada em 717 e que também está com a mesma família há 46 gerações. Com 1306 anos de idade, pouca coisa mudou no funcionamento desses hotéis, que ainda conservam suas raízes tradicionalíssimas.

Aliás, muitas áreas no hotel permanecem inalterados desde que foi construído pela primeira vez, há mais de 1300 anos atrás e esses fatos são os principais motivos que levam turistas até lá, além dos magníficos onsens (águas termais) e um belo cenário montanhoso, à beira do rio Hayakawa.

O Hotel é localizado bem no coração das montanhas, com abundantes fontes de águas quentes, famosas por seu poderes curativos para diversas doenças gastrointestinais, dores articulares, relaxamento e até para embelezamento da pele, etc. A estadia custa cerca de 350 dólares à diária (700 reais).


O interior do Hotel também possui os “Ryokan“, as salas tradicionais japoneses, onde ainda carrega em seus cômodos, as tradições mais remotas, da época dos samurais. Yudi Fukazawa, 52 anos é o atual dono do Hotel, e diz que empresas mais de 500 anos é raro fora do Japão.

É uma questão de filosofia, diz ele, já que no Ocidente é comum montar uma empresa e depois que valorizar no mercado, vender para outras pessoas. No Japão, o costume tradicional sugere que uma empresa seja repassado de geração para geração.


Com 35 quartos e 50 funcionários, o Hotel mantem acesa as tradições que vem desde o tempo dos samurais. Nada de máquinas ou atendentes robôs que existem no modernos hotéis.

Tudo é feito manualmente e caprichosamente, de forma caseira e artesanal, inclusive os pratos típicos servidos no hotel. Passar um dia nesse hotel, provavelmente nos faz voltar no tempo. Deve ser uma experiência fenomenal.


A empresa solicitou o reconhecimento no Guinness World Records no final de dezembro do ano passado na categoria de hotel mais antigo do mundo e ela foi aprovada em meados de fevereiro. Fukazawa, se diz honrado e diz ” Queremos continuar a preservar a cultura japonesa como um hotel exclusivamente japonês. ”

Assista ao vídeo

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Douglas

    O hotel é lindo nem parece que foi feito a 1300 anos atrás, acho as construções do japão bonitas, não tem traços nem de velho(mesmo sendo xD) e nem de muito moderno!
    Abraços!!!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Pois é… nem parece que tem mais de mil anos né! No Japão, a arquitetura antiga tem muito valor e eles fazem de tudo para conservá-los. Ir a um lugar desses é como voltar no tempo né… Adoraria também de um dia conhecer de perto. Abraços!

  3. jorge t.hino

    Este hotel lembra o hotel de “Viagem de Chihiro” de Hayao Miazaki

  4. Pingback: Adoção de Adultos no Japão | Curiosidades do Japão

  5. jose irineu ferreira

    Bom
    achei incrivel, no japan, a adoção de pessoas ate aos meus 30, anos , gostaria ate mesmo de ser adotado, quem sabe.
    Abraço
    Jose Irineu ferreira
    ferreirajif@ig.com.br

  6. aparecida matsushita

    Muita rica a cultura japonesa admiro muito, tenho verdadeira paixão pelo Japão.

  7. Calixto John

    Oi Silvia!
    Como sempre, seus posts são PERFEITOS! Bem pesquisados e com texto claro e objetivo!
    Muito obrigado por compartilhar da mesma paixão pelo Japão que tenho…

    Sobre o post dos hotéis mais antigos do mundo, deixo aqui uma piadinha tosca…

    “Havia um velhinho sentado na calçada, chorando desatadamente.
    Uma mulher que passava pelo local se compadeceu e perguntou:
    -Meu senhor, por que o senhor está chorando?
    -O meu pai me bateu!
    -O seu pai?! (perguntou surpresa) Mas quantos anos o senhor tem?
    -110 – respondeu ele.
    -110?!?!?! Mas e seu pai?
    -127!
    -Mas por que ele lhe bateu?
    – Porque eu mostrei a língua pra minha avó…

    (Eu avisei que era tosca!) 😛

    Beijos! Muito sucesso para o seu blog!!
    (Me inscrevendo em 5, 4, 3, 2, 1…)

  8. MUITO LINDO ESTE HOTEL, UM DIA VOU IR NESTE LOCAL E FICAR UNS 10 DIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *