II Tooro Nagashi – Luzes da Paz no Parque Ibirapuera

II Tooro Nagashi - Luzes da Paz

Haverá dois eventos imperdíveis em São Paulo, em homenagem ao aniversário da bomba atômica e também para promover a Cultura da Paz, a Não Proliferação de Armas Nucleares e ainda despertar a conscientização sobre os perigos dos efeitos da radioatividade nas pessoas, especialmente, nos jovens.

O primeiro evento foi organizado pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil e Associação Nagasaki Kenjin do Brasil. Está sendo apresentado um documentário e uma mostra fotográfica com cerca de 25 fotografias relacionadas ao ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki em 1945, no Salão Nobre do Bunkyo.

Durante este evento, voluntários das duas entidades se revezam no local para ensinar ao público sobre o significado do tooro nagashi e você ainda terá a oportunidade de confeccionar as lanternas que serão soltas no lago do Parque do Ibirapuera, durante o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz, no dia 5 de agosto.

Para fazer as lanternas, serão usados materiais recicláveis como caixas de leite vazias e hashis descartados – o que também mostrará ao público, conceitos de reciclagem e sustentabilidade. Mais de 700 lanternas já foram montadas no último fim de semana, em um grande mutirão.

Mas tem que correr, porque essa mostra vai até amanhã, ou seja, até o dia 4 de agosto. Ainda dá tempo de você visitar a exposição, confeccionar sua lanterna e ir ao Parque do Ibirapuera no dia 5 de agosto, às 19:00 hrs, para lançá-la ao lago durante a realização do Tooro Nagashi.

II Tooro Nagashi – Luzes da Paz

Este ano, será realizado a segunda edição do Tooro Nagashi – Luzes da Paz, no dia 5 de agosto, no Parque Ibirapuera em São Paulo. É uma forma de homenagear as vítimas do ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki e também prestar solidariedade às vítimas das catástrofes naturais do Japão, como o grande terremoto e tsunami de 2011 e o acidente nuclear em Fukushima.

Meus sinceros agradecimentos à Celina Oi, que gentilmente me mandou a dica desses eventos. Para maiores informações acesse o site do Bunkyo (Sociedade Brasileira de cultura japonesa e de Assistência Social).

Endereço dos eventos

Exposição fotográfica e mostra de documentários
1945 – O Ataque Nuclear a Hiroshima e Nagasaki
Visitação: até 4 de agosto, das 9h às 17h
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim de Metrô)

II Tooro Nagashi – Luzes da Paz
Preservando a vida e harmonia entre os povos
Data/hora: 5 de agosto de 2012, domingo, a partir das 19h
Local: Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – São Paulo – SP

Idealizadores
Centro Cultural Hiroshima do Brasil
Associação Nagasaki Kenjin do Brasil
Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil
Vereador Aurélio Nomura

Realização
Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social
Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Douglas

    Nessas horas que queria morar em São Paulo.
    Acho uma iniciativa bem legal para lembrar as vidas perdidas.

  2. reginia maria da silva

    Um arraso de lindo ,parabéns

  3. Douglas

    Quase agora terminei de vê o filme Hadashi no Gen, gostei muito de vê o filme. Seria muito bom se todos vissem, principalmente o tipo de pessoa que quando vê uma noticia de morte ou guerra e muda de canal, pois não quer saber do acontece e ainda reclama que não deveria passar tanta violência na tv.
    Vou indicar esse filme pra todo mundo, até minha mãe gostou, eu só chamei pra vê a parte que a bomba cai e despedaça as pessoas, daí ela assistiu até o fim.
    Já falei demais, abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Que bom saber que você assistiu e que ainda conseguiu convencer sua mãe a assistir também… Realmente é um anime que todos deveriam assistir! Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Reginia!
    Você foi ao evento? Foi bom? Eu não pude ir, pois moro muitoooo longe! Mas eu queria muito ter tido a oportunidade de ir, pois deve ter sido tudo muito bem organizado e lindo. Quem sabe numa próxima vez, eu consiga comparecer!
    Obrigada por comentar!

  6. Pingback: Daimonji Gozan no Okuribi | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *