Incríveis Paisagens em Miniatura


saikei art

Incríveis Paisagens em Miniatura

Saikei Bonsai, também conhecido como “Penjing” e o Bonseki, se caracterizam por paisagens em miniatura, que surgiram a partir do desenvolvimento das técnicas de bonsai. Esses tipos de artes visam apresentações onde a harmonia e o equilíbrio sejam alcançados.

A arte Saikei utiliza poucos materiais, como um vaso raso, pedras e rochas, musgos, uma pequena árvore ou bonsai, além de criatividade para criar uma atmosfera que lembre de fato uma paisagem em miniatura. Um dos mestres mais conhecidos nessa arte é Toshio Kawamoto, que inclusive lançou livros sobre o assunto.

Um de seus livros mais famosos chama-se “Saikei: Living Landscapes in Miniature” (Saikei: Paisagens vivas em miniatura). Kawamoto nasceu em 1917 e era o filho mais velho do mestre bonsai Tokichi Kawamoto. Em 1960, após a morte de seu pai, ele iniciou a prática de saikei e fundou uma escola.

Após a Segunda Guerra Mundial, Kawamoto começou a desenvolver as regras do saikei, porém muitas coleções de bonsai foram destruídas durante a guerra e as dificuldades econômicas que o Japão enfrentava impediu que a maioria das famílias japonesas de classe média pudessem ter condições de cultivar bonsai.

Outro grande mestre nessa arte é o chinês Zhao Qingquan. Ele mora em Yangzhou e herdou essa habilidade artística do pai e avô. Mestre na arte Penjing, Zhao Qingquan também tem um livro em que ensina essa bela arte, o Penjing: The Chinese Art of Bonsai (Penjing: A Arte Chinesa do Bonsai).

A ideia central do penjing bonsai também é recriar pequenos cenários de paz e tranquilidade em contraste com o mundo frenético de hoje em dia. Além disso, é uma composição que mistura técnica e arte. E para fazer um penging ou saikei não é necessário utilizar plantas especiais ou materiais caros.

Além de pequenas árvores, o sankei permite colocar outras plantas vivas tais como flores,musgos e gramíneas. Também, pode-se utilizar pedras, argila e cimento na composição. Não existem regras, porém existem alguns princípios que devem ser seguidos para que o cenário fique o mais natural possível.

Esta flexibilidade lhe permite criar projetos que refletem por exemplo, a mudança das estações, além de uma riqueza de detalhes que não é encontrado em um bonsai comum ou em outras modalidades como bonseki.

A bandeja utilizada geralmente é de pedra ou cerâmica e os elementos são colocados de forma a sugerir uma floresta, uma praia ou uma montanha. As pequenas árvores vivas, são plantadas para se adequar ao cenário, diferente do bonseki que apesar de também retratar paisagens em miniatura em uma bandeja, não utiliza plantas vivas e sim, rochas, seixos e areia branca.

Já no bonkei, rochas e esculturas de cimento ou argila podem ser utilizadas para formar colinas e montanhas sobre o solo de areia branca ou cascalhos, assim como figuras em miniatura de pessoas, animais, construções e outros elementos exteriores, o que não é permitido utilizar em um bonsai saikei.

Um jardim miniatura requer condições adequadas para que possa prosperar. O ideal é escolher plantas locais que são mais suscetíveis às alterações climáticas. Cada tipo de planta requer cuidados próprios em relação ao solo e irrigação. Algumas plantas requerem cuidados especiais durante um rigoroso inverno.

Essas Paisagens Miniaturas são realmente pequenas obras de arte que encantam nossos olhos com sua simplicidade e beleza, nos fazendo captar a essência de um tradicional jardim zen ou de um verdadeiro cenário da natureza. Uma arte que pode ser aprendida, praticada e apreciada por qualquer pessoa. 🙂

Referência: Saikei.co.uk, Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Realmente muito lindo e o último é bastante icõnico nos dias de hoje, retratando a cada de um Hobbit da série O Senhor dos Anéis.

  2. Adilson Santos Silveira .

    Sou amante da Are do Bonsai , quero aprender e ser um Proficional

  3. Adilson Santos Silveira .

    Verdade !!
    As Vezes Tento dezistir , pois meu tempo é muito curto .
    Que devo fazer e qual é a época para iniciar um verdadeiro bonsai ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *