Indios no Japão? Conheça a tribo Ainu


ainu

Existem índios no Japão? Conheça a tribo Ainu

Sim. Trata-se de um grupo indígena denominado como Ainu. Eles podem ser encontrados especialmente em Hokkaido, ilhas Curilas e Sacalina. Hoje, presume-se que há mais de 150.000 Ainus. Entretanto a quantidade exata não é bem conhecida já que houve miscigenação e também porque muitos Ainus escondem sua origem devido a questões raciais no Japão.

Em muitos casos, a sobrevivência dos Ainus nem é motivo de preocupação para os ancestrais, já que os pais e avós mantém seus descendentes de forma privada, de forma a proteger suas crianças de problemas sociais. No dialeto da lingua ainu em Hokkaido, ainu,significa ¨seres divinos¨.

Típica família indígena Ainu

Origem dos Ainus em Hokkaido.

Alguns estudiosos têm defendido a teoria mongólica, os Mongóis que viviam mais ao sul da Mongólia e os Mongóis que viviam mais ao norte da Mongólia, depois do período Jomon (há mais de 10.000 anos) os mongóis que viviam mais ao sul da Mongólia começaram a se locomover em busca de melhores condições de vida, migrando para o arquipélago japonês.

Os japoneses começaram a chegar a Hokkaido no início do século XV, mas antes de iniciarem a chamada colonização organizada no período Meiji (1868-1912), já havia ainus residindo na região.

Durante e depois da invasão, os ainus foram proibidos de caçar ursos e veados ou pescar salmão, que era o seu principal alimento, tirando-lhes o direito à subsistência. Os colonizadores japoneses empurraram o povo ainu até os mais remotos cantos de Hokkaido. Muitas pessoas morreram com a migração e com a fome.

Ainu Festival, festival que ocorre em Hokkaido, reunindo descendentes e assim manter suas raízes e tradições.

Ainus nos dias de hoje

Hoje, poucos descendentes dos ainu sabem se comunicar na língua de seus ancestrais. Segundo uma estatística da prefeitura de Hokkaido de 1999, 0,8% dos ainus, todos maiores de 50 anos, sabem conversar fluentemente em sua própria língua, ao passo que 4,5% disseram que podem manter uma pequena conversa.

Atualmente, segundo a última estatística realizada em 1999, (dados oficiais) 24 mil ainus vivem na ilha de Hokkaido. Mas, embora, segundo um representante da comunidade, esse número deve ser dois ou três vezes maior, já que em todo Japão há muitos que não se atrevem a revelar suas origens.

É difícil acreditar nisso, mas a maioria sobrevive em condições de pobreza e praticamente no esquecimento, apesar de viver na terceira maior potência econômica do mundo.

Casal de descentes da tribo Ainu no Japão

Assista esse vídeo e conheça um pouco mais sobre os ainus:

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Antártico

    Aquella vez los amarillos conquistaron y esclavizaron a los blancos en Japón (y hasta el díade hoy siguen desterrados), al revés a lo que comunmente se cree en la historia.

  2. Pingback: Patrimônios Mundiais da Unesco no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Best Friend - Kiroro Letra e tradução | Curiosidades do Japão

  4. Ebe. Pereira

    Os ainus. não são semelhantes aos índios sul-americanos que como sabemos são descendentes dos mongóis? Chegaram ao Japão ao mesmo tempo que as Américas. Ebe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *