Japão abre seleção de bolsas de estudo para brasileiros


Bolsas de estudo no Japão

Japão abre seleção de bolsas de estudo para brasileiros

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) oferece a oportunidade de realizar pesquisa acadêmica em universidades japonesas, sendo possível, também, prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado. Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 04 de Maio e 31 de Maio de 2016 no Consulado Geral do Japão em São Paulo (que atende candidatos de SP, MT, MS e Região do Triângulo Mineiro) Demais candidatos devem procurar a juridição que pertence a sua região no site do Consulado.

Os testes de proficiência nos idiomas inglês e japonês ocorrerão em junho e os candidatos não falantes do japonês têm a opção de submeter apenas a maior nota entre os dois exames. Os candidatos aprovados nos testes de idioma serão chamados para entrevistas no mês de julho.

Os aprovados ganharão a passagem de ida e volta e uma bolsa de estudo com duração de 1 ano e 6 meses ou de dois anos (Abril de 2017 a Março de 2019), com isenção de taxas escolares, além de receber um valor de 143 mil ienes por mês (por volta de 3,6 mil reais) durante o primeiro ano.

Requisitos para conseguir a bolsa

a)Nacionalidade brasileira (excluem-se candidatos com dupla nacionalidade japonesa) e estar residindo no Brasil na época do processo seletivo;
b) Idade até 34 anos em 01/04/2017 (nascidos após 02/04/82);
c) Interesse pela língua e cultura japonesa;
d) Formação universitária ou estar apto a se formar no ano corrente ou até Junho de 2017
e) Disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril, ou na 1ª semana de outubro de 2017 (poderá haver pequena variação, conforme determinação da universidade);
f) Domínio da língua japonesa ou inglesa;
g) Estar apto física e mentalmente para desenvolver pesquisa em universidades japonesas;
h) Excluem-se militares da ativa;
i) Excluem-se estudantes que receberão bolsas de estudos de outras instituições durante o período de recebimento da bolsa MEXT;
j) Excluem-se ex-bolsistas do MEXT com menos de 3 anos de retorno (esta exclusão não se aplica a ex-bolsista da modalidade Língua e Cultura Japonesa);
k) Excluem-se brasileiros eventualmente já matriculados em universidades japonesas portadores do visto “as college student”.

O formulário de inscrição e a relação de documentos necessários aos candidatos estão no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, além de mais informações detalhadas.

Outras bolsas disponíveis em 2016

=> GRADUAÇÃO – Inscrições: junho de 2016

Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, incluindo também um ano de curso preparatório no Japão. Para obter informações mais detalhadas, tais como requisitos e documentos necessários, consulte o site do Consulado Geral do Japão em São Paulo

=> ESCOLAS TÉCNICAS SUPERIORES -Inscrições: junho de 2016

As Escolas Técnicas Superiores oferecem cursos voltados para engenharia e outras áreas técnicas. Após aprovado, o bolsista ingressa no 3º ano destes cursos, após 1 ano de curso de língua japonesa.

Os bolsistas com bom desempenho poderão, ainda, solicitar a prorrogação da bolsa por mais 2 anos, transferindo-se para o 3º ano do curso universitário (com exceção do curso de marinha mercante). Para obter mais informações, consulte o site do Consulado Geral do Japão em São Paulo

=> CURSO PROFISSIONALIZANTE – Inscrições: junho de 2016

Oportunidade de cursar integralmente um curso profissionalizante numa instituição de ensino japonesa. Esta bolsa visa proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional. Para mais informações, consulte o Consulado Geral do Japão em São Paulo

Baixe nosso ebook com 10 Dicas Para Conseguir uma Bolsa de Estudos ou Estágio no Japão. Você verá que é possível realizar o sonho de estudar em uma das melhores Universidades do Japão.

Fonte: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Espero um dia agarrar a oportunidade.

  2. Que buesta! se eu tivesse bom mesmo em japonês eu me escreveria agora, em inglês eu sou péssimo kkkkk

  3. André Moreira

    Abriram há pouco tempo as inscrições em Portugal também. Há alguns anos atrás candidatei-me mas não fui seleccionado, a selecção é bastante rigorosa! Ter uma boa média na universidade ajuda!

  4. wmcj

    o grande problema é esse maldito limite de idade que nunca é revisto.
    já fui no consulado e eles até citaram que isso seria comentado em reuniões posteriores nos órgãos competentes.
    tenho 10 anos de experiencia no ensino ( funcionário público ) falo, leio, escrevo em nível avançado inglês e apenas perco a chance neste item ( idade )

  5. Richard Eduardo

    Como é preciso ter até 34 anos, se no site da Embaixada no Item 3 de Requisitos ( • 3) Idade de 17 anos a 21 anos em 1/abril/2018 (nascidos entre 02/abril/1996 e 01/abril/2001); ) , consta o contrário?

    De onde vocês retiraram essa informação? Tem algo errado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *