Kenkoku Kinen no Hi – Dia da Fundação Nacional

Kenkoku Kinen no Hi – Dia da Fundação Nacional
Kenkoku Kinen no Hi (建国記念の日), também conhecido como Kenkoku Kinenbi é o Dia da Fundação Nacional. É um feriado nacional para celebrar o patriotismo devido a fundação do Japão e para homenagear a família imperial.

Segundo o Nihonshoki, um dos registros mais antigos da história japonesa, a origem da comemoração se deu por volta do ano 660 aC, quando o primeiro imperador japonês foi coroado, no caso o Imperador Jimmu.

Sendo assim, a escolha da data se refere ao dia em que o Imperador Jinmu, conhecido como Kigen-setsu foi coroado e esse dia passou a ser comemorado a Fundação do Japão e o nascimento da nação japonesa. A data, porém só foi oficialmente reconhecida como feriado em 11 de fevereiro em 1872, durante o Período Meiji.

Foi comemorado como Dia do Império até a Segunda Guerra Mundial, sendo um dia comemorado com grande orgulho e cerimônia.

No entanto, como consequência da guerra, o dia foi abolido por expressar ideais impróprios. 20 anos mais tarde, no ano de 1966, o feriado foi restaurado  e a partir de então, todos os japoneses celebram o aniversário de seu país no dia 11 de fevereiro.

No Kenkoku Kinen no Hi, os japoneses mostram o orgulho de ser japonês, podem expressar seu patriotismo ao seu país e exaltar sua bandeira Nisshoki, também conhecida como ” Hinomaru “ou bandeira do sol.

A bandeira representa o Imperador e continua sendo um símbolo forte neste dia, onde muitas pessoas as transportam em desfiles e festividades locais nesse dia.

Embora a existência do Imperador Jimmu não tenha sido historicamente provada, o feriado no pré-guerra era utilizado para a glorificação do poder imperial.

E a volta deste feriado na década de 60, foi tema em diversos debates políticos pelo país, pois as forças da oposição temiam que com o decreto do feriado, o país voltasse ao sistema de militarismo, que acontecia antes da Segunda Guerra Mundial.

Mas para o povo japonês os motivos políticos do feriado não são tão importantes. Para a nação japonesa, o Kenkoku Kinen no Hi é o dia onde eles podem mostrar o patriotismo e o respeito ao país onde nasceram, o orgulho de ser japonês ou na pior (ou seria melhor?) das hipóteses, é um dia na qual poderão curtir a família, descansar ou participar das atividades de recreação ao ar livre.


Texto originalmente escrito em 12 de fevereiro de 2012

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  2. Douglas

    Os japoneses devem comemorar mesmo pelo país que eles tem, mesmo tendo alguns problemas. ^^
    O legal é que o pessoal parece comemora e não vê todos os feriados só como feriados.
    Abraços!

  3. Marcos de Souza

    Eu AMO o JAPÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *