Showa no Hi – Aniversário do ex-imperador Hirohito


Golden Week – Showa no Hi – 29 de abril

O Showa no Hi ( 昭和の日) é o primeiro de 4 feriados nacionais no espaço de 7 dias que compõem o Golden Week (Semana Dourada), realizado no dia 29 de abril para comemorar o aniversário do ex-imperador da Era Showa, o Hirohito. Esse imperador governou o país de 1926 a 1989, ou seja antes e após a Segunda Guerra Mundial e um dos objetivos dessa data é incentivar a reflexão pública sobre os turbulentos 63 anos do reinado de Hirohito.

Hirohito foi o 124° imperador da ordem sucessiva e foi também o imperador que teve o maior tempo de governo. Nasceu em 29 de abril de 1901 e faleceu em 7 de janeiro de 1989. Seu reinado foi marcado pelo fim da Democracia Taishō, a ascensão do fascismo, a Segunda Guerra Mundial e a ocupação do pós-guerra.

Após sua morte, foi enterrado no mausoléu imperial em Hachio-ji, ao lado de Imperador Taisho, seu pai. Sua morte trouxe um fim à era Showa e deu início a uma nova era conhecida como Heisei.

Reinado do Imperador da Era Showa

Durante seu reinado o Japão era uma grande potencia econômica e militar e um dos cinco países permanentes da Liga das Nações. Mas foi enquanto Hirohito estava no poder que o Japão enfrentou muitas dificuldades devido a Segunda Guerra Mundial. Ao se aliar a Alemanha, o Japão fica bastante fragilizado com as batalhas e acaba sendo rendido, o que fez com que o país passasse por muitas dificuldades: 70% do território destruído, milhares de mortes, fome e miséria por toda parte.

Por imposição dos aliados, Hirohito perde seu poder em 1950, instituindo-se uma monarquia constitucional. Eles acreditavam que o imperador estava negando seu poder divino e isso não era digno de alguém que exercia o cargo de imperador.


Com isso, Hirohito abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume em público sofrer de câncer.

Ele não foi levado a julgamento, mas teve que abandonar a reivindicação de ascendência divina, depois de ter aceitado a derrota do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ter perdido o poder, Hirohito permaneceu ativo na vida pública e viajou para o exterior para se reunir com líderes mundiais importantes, como a Rainha Elizabeth II e Presidente Gerald Ford.

Hirohito e sua família imperial

A Era Showa é considerada uma das mais importantes da História do Japão e ficou conhecida também como a “Era da Paz Iluminada”. O feriado em si nem é tanto por amor ao ex-governante, mas para repensarmos a história e relembrar os tempos turbulentos e a capacidade de superação dos japoneses.

Outros feriados do Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

O Golden Week (ゴールデンウィーク ) é a Semana Dourada no Japão e consiste em um conjunto de feriados nacionais que vai geralmente de 29 de abril a 5 de maio. Há quatro feriados nacionais durante este período: Dia do Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio), e Dia dos Meninos (5 de maio).

* Texto originalmente escrito em 29 de abril de 2012

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Pingback: Golden Week, Semana Dourada no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  3. Douglas Lima

    Como sempre, um ótimo artigo e muito bem elaborado, Silvia. Por favor, continue pesquisando sempre que puder. Visito seu site todos os dias.

  4. Risa Anshieta

    Muito boa a matéria, como o Douglas disse continue pesquisando sempre que puder, vou pesquisar mais sobre este Imperador, ele viveu em um tempo muito rico em história!

  5. Japão em Foco

    Oi Risa e Douglas!
    Que bom que gostaram da matéria! Com certeza continuarei pesquisando mais coisas interessantes a respeito da cultura japonesa… Acho muito interessante o Japão e toda sua história, tradições, cultura e estilo de vida. Acho que tem muitas coisas que podemos aprender com este país tão incrível! Abraços! 🙂

  6. Pingback: Kenpou Kinenbi - Dia da Constituição Japonesa | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Midori no Hi - Dia do Verde no Japão | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Dia das Crianças no Japão - Kodomo no Hi | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Documentário sobre os samurais | Curiosidades do Japão

  10. Peri Jose

    Boa matéria, interessante para quem viveu no Japão, aprecio teu trabalho, porem, faço uma observação…tenho quase certeza que não existe o termo ”ex”-Imperador, acho que seria o correto usar o termo Imperador da era tal, ou Imperador no periodo tal.

  11. Ivan Nozaki

    correção: O termo “ex-imperador” não existe. mesmo que ele tivesse abdicado, o Imperador Hirohito não seria um “ex-imperador” ele não deixa de ser Imperador mesmo abdicando ou morrendo. Ele segue sendo o Imperador Showa. O nome Showa, o nome da era, é dado ao imperador somente após sua morte, é um nome póstumo. durante o seu reinado, o imperador do Japão é conhecido como “今上天皇” (KinjouTennou) algo como “O atual Imperador” numa tradução livre. Acredito que o Imperador Akihito, em caso de sua provável abdicação no ano que vem, não será ainda chamado de Imperador Heisei, isso provavelmente ocorrerá somente após a sua morte.

  12. Carlos Vieira da Silva

    Olá Sílvia, quero aqui felicitá-la pelo excelente trabalho realizado por intermédio do seu site de divulgação da cultura japonesa. Com os melhores cumprimentos, Carlos Silva em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *