Kinton, um doce tradicional de Ano Novo no Japão


Kuri Kinton

Kuri Kinton é um doce de batata doce e castanhas cristalizadas, muito popular no ano novo japonês. Esse doce tradicional simboliza fortuna e prosperidade!

Kuri kinton (栗金団) ou “purê de castanha de ouro”, que simboliza fortuna e riqueza e é uma parte importante do Osechi Ryori para trazer boa sorte e prosperidade para o ano novo.

Esse doce tradicional japones usa batata doce japonesa chamada Satsumaimo (さつまいも), que tem uma cor amarela brilhante e é mais doce do que a batata-doce comum.

Imagem: photo-ac.com

Tradicionalmente, coloca-se vagens secas de gardênia que são chamadas de “kuchinashi no mi” (くちなしの実) enquanto cozinha-se as batatas-doces. As vagens de gardênia têm uma cor amarela brilhante e costumam ser usadas para colorir naturalmente outros alimentos.

Imagem: photo-ac.com

Se você nunca experimentou este prato, ficará surpreso com o quão doce ele é, considerando que não é uma sobremesa. Durante a preparação você pode ajustar a doçura ao seu gosto.

Imagem: photo-ac.com

Você vai precisar de basicamente de dois ingredientes importantes para fazer o doce Kuri Kinton: Castanhas cristalizadas e Batata doce japonesa. Fazer castanhas cristalizadas artesanalmente é um processo demorado, podendo levar horas, mas no Japão é possível comprar um pote de castanhas em calda já pronto chamado Kuri Kanroni (栗甘露煮).

Imagem: photo-ac.com

Já a batata-doce japonesa tem uma cor vermelha púrpura por fora e amarelo claro por dentro. Costuma ser usado com frequência em doces japoneses por causa de sua doçura ímpar.

No Brasil, como é mais difícil de encontrar castanhas cristalizadas em calda, você pode substituir esse ingrediente por maçã em calda como sugere essa receita da NHK.

Confira a receita do doce Kinton

Ingredientes (para 4 porções)

Kinton
・300g de batata-doce
・70g de açúcar
・½ xícara (100ml) de água
・Pitada de sal

Maçã Cozida
・1 maçã
・1 colher de sopa de açúcar
・¼ xícara (50ml) de água

Modo de preparo

Imagem: photo-ac.com

1. Corte a batata-doce em rodelas de cerca de 2cm de espessura. Descasque as rodelas e mergulhe em água.
2. Coloque a batata-doce numa panela e adicione água suficiente para cobrir. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente durante 20 minutos até que a batata fique macia.
3.Escorra a batata-doce cozida e coloque outra vez na panela. Amasse enquanto ainda está quente até que não fique nenhuma pelota.
4. Enquanto a batata-doce está cozinhando, corte a maçã no sentido do comprimento, em 8 pedaços de cerca de 1cm de espessura. Remova o miolo mas não tire a casca. Coloque as fatias de maçã numa panela com o açúcar e a água. Ferva em fogo brando até que o líquido evapore.
5. Adicione o açúcar, sal e água à batata amassada. Misture bem. Cozinhe em fogo médio até que fique consistente. Acrescente a maçã cozida.

Imagem: nhk.or.jp
Fontes: justonecookbook.com, nhk.or.jp

1 Comentário

  1. Marcos Bec

    Deu água na boca
    Já quero experimentar hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *