Kiseki no Ippon Matsu, a árvore que sobreviveu a tragédia

Kiseki no Ipponmatsu

Kiseki no Ippon matsu, a árvore que sobreviveu a tragédia
Após o tsunami de 2011 que varreu toda a costa de Sanriku, apenas uma árvore permaneceu em pé num total de 70.000 árvores que faziam parte da floresta Takata-Matsubara (高田 松原), na província de Iwate. Esta incrível árvore localizada na cidade de Rikuzentakada, passou a ser chamada de Kiseki no Ippon Matsu (奇跡の一本松), que significa “Pinheiro dos Milagres”.

O Pinheiro dos Milagres, que no auge dos seus 173 anos de vida se mostrou invencível diante das fúrias da natureza (ele já havia sobrevivido a outros tsunamis que ocorreram em 1896 e 1933), infelizmente acabou morrendo por causa da alta salinidade do solo, consequência do último tsunami, em março de 2011.

Kiseki no Ippon Matsu – Símbolo de Superação

Apesar de ter sobrevivido à tragédia, a árvore que estava plantada a uma distância de 5 metros da costa, acabou sofrendo de um envenenamento gradual e teve uma morte lenta. Suas raízes não resistiram em ficar tanto tempo sobre a água salgada e não conseguiu sobreviver, mesmo com todos os esforços para tentar salvá-lo.

Kiseki no Ipponmatsu fotos
Veja também:
Kobe Luminaire, um show de luzes que nasceu de uma tragédia
Japão, 1 ano após o Terremoto e Tsunami
Minami Sanriku – Uma cidade destruída pelo tsunami
Bousai no Hi – Dia da Prevenção de Desastres
Japão… a atitude faz toda a diferença

Por sorte, meses antes do Pinheiro dos Milagres secar de vez, muitos pinhos foram retirados com o objetivo de produzir muitas mudas que serão plantadas no futuro. Essa é uma forma de tentar manter viva a esperança sobre o futuro e também uma forma de prestar homenagem à todos aqueles que perderam suas vidas no desastre.

Kiseki no Ipponmatsu

Após sua morte, o pinheiro de 27 metros foi dissecado para que possa ser preservado. Para que continue em pé, uma grade de carbono foi colocado à sua volta e seus galhos e folhas foram reconstruídos com outros materiais como plástico.

Tudo isso para que a árvore possa continuar sendo um símbolo da esperança e da força do povo japonês na reconstrução de um dos piores desastres que já aconteceu no país.

Muitos visitantes se emocionam ao ver o Kiseki no Ippon Matsu, pois todas as lembranças do dia fatídico vem à tona. Apesar da comoção geral, todos acreditam que o Pinheiro dos Milagres simboliza a força do Japão em vencer as intempéries, pois foi o único pinheiro que se manteve em pé em meio a 70 mil árvores.

Realmente um grande exemplo de superação! 🙂

Veja alguns vídeos do Kiseki no Ippon Matsu


Link do vídeo


Link do vídeo

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    Fico espantado com a resistência dessa árvore. O_O
    Certamente essa árvore nos mostra que devemos sempre estar firme e forte mesmo nas piores situações possíveis.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    A Natureza é sábia e ela pode nos dar verdadeiras lições de superação e força! Se ela resistiu a uma tragédia como essa, ela nos ensina que jamais podemos perder a fé de que coisas boas virão e que podemos também reconstruir nossas vidas mesmo quando tudo parece ir contra isso!!!! Abraços amigo! 🙂

  3. roberta souza

    😥 fico triste porque muitas coisas poderiam não acontecer mas infelizmente muitos pagam por isto sendo pessoas inocentes ,mas fico 🙂 pela vontade e garra que vcs tem vcs são ser humano que não desisti desejo a vcs muita paz amor

  4. Japão em Foco

    Oi Roberta!
    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Legal o que você escreveu… Os japoneses são realmente muito fortes e sabem superar essas tragédias, por mais difícil que seja! É um povo muito guerreiro!!! Abraços!

  5. Pingback: Simulação de Terremoto no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *