Minami Sanriku – Uma cidade destruída pelo tsunami

Minami Sanriku

Minami Sanriku, província de Miyagi, foi uma das cidades mais devastadas pelo terremoto e tsunami. Mais da metade dos seus habitantes foram dizimados na tragédia. Eram cerca de 18 mil habitantes antes do terremoto seguido por tsunami, no dia 11 de março. Hoje, após mais de 2 meses, a cidade continua destruída, e sua reconstrução têm sido lenta.

Os sobreviventes continuam em abrigos e necessitando do apoio do governo. A cidade costeira, que tinha a pesca como sua maior atividade, foi inacreditavelmente destruída em frações de segundos. A onda que tinha mais de 40 metros de altura, foi tão forte que varreu casas, carros, navios e tudo o que encontrava pela frente, deixando destruição e milhares de vítimas para trás.

Minami, renascendo das cinzas

loja de conveniencia

Apesar da cidade ainda estar vivendo situações precárias de infraestrutura, com problemas persistentes de falta de energia, alimentos e água, existem pessoas lutando pela sobrevivência e reconstrução da cidade. Isso só mostra o quanto os japoneses têm garra , força e resiliência. Veja só esse exemplo:

Uma família de cinco pessoas retomou o funcionamento de uma loja de conveniência (konbini, em japonês) em Minami Sanriku. A loja original foi destruída pela força das ondas, mas a família decidiu retomar o negócio. Takashi Watanabe, proprietário, disse ao jornal Asahi que “pouco a pouco, faremos as coisas a partir do que podemos fazer”.

Ao redor do local, ainda há escombros. A loja improvisada foi chamada de “aozora konbini”, que pode ser traduzido como “loja de conveniência ao ar livre”.

Um caminhão guarda os produtos, que vêm da cidade vizinha de Tome. O atendimento é feito em uma bancada, seguindo o mesmo procedimento de uma típica loja de conveniência japonesa.

O horário de funcionamento do “aozora konbini” é das 10:00 às 16:00. Os clientes são moradores locais e equipes de resgate e reconstrução.

A loja original, da franquia 7 Eleven, existia há 15 anos no distrito de Shizugawa. Além da família Watanabe, amigos também estão ajudando no trabalho.

“O tsunami levou tudo o que construímos em 15 anos. Agora é hora de construirmos tudo de novo”, disse a esposa de Watanabe, Chiharu.

Fonte: jornal Asahi

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pingback: Terrível: vídeo impressionante do tsunami que arrasou o Japão. Prédios são arrastados como pedaços de isopor | Ricardo Setti - VEJA.com

  2. Pingback: Crise de Identidade : Cão aprendeu a miar ao invés de latir | Dicas Brasil Japão

  3. anai

    olá gostaria de saber quantas cidades foram destruídas pelo tsunami ou pela radiação ? e se alguma se recuperou ? grata.

  4. boa tarde!
    estou super interessada no kwid Zen gostaria de saber mais sobre o kwid
    tem pronto entrega?

    meu Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *