As diferenças entre as flores de pessegueiro, ameixeira e cerejeira

As diferenças entre as flores de pessegueiro, ameixeira e cerejeira

A primavera está florescendo e nem toda flor rosa no Japão é uma flor de cerejeira. Mas você pode dizer a diferença entre essas flores maravilhosas? 🌸🌸🌸

Durante a primavera, a tonalidade rosa se torna predominantes nos parques e ruas em todo o país. Mas nem sempre se trata das flores de cerejeiras. Um pouco antes do desabrochar das lendárias sakura, é a vez de duas outras flores, brilharem, as de ameixa e as de pêssego.

Mas será que você sabe distingui-las? Apesar dos seus picos florescentes ocorrerem em momentos diferentes, há um pouco de sobreposição na floração dessas três flores.

As flores de ameixa vêm primeiro (abrindo em meados de fevereiro), seguidas de pêssegos (meados de março) e depois sakura (final de março), mas uma série de fatores climáticos podem mudar seus padrões de floração. Como resultado, às vezes pode ser difícil dizer para qual das três flores você está olhando apenas com base na data estimada de floração.

Dito isso, existem algumas características reveladoras que distinguem cada uma delas. O método mais simples é examinar a forma das pétalas individuais. As pétalas da flor de ameixa (ume) são uniformemente arredondadas, enquanto as pétalas de pêssego (momo) são em forma de lágrima. Já a Sakura, tem uma fenda na ponta que lhe confere um ar elegante.

Ameixa (esquerda), pêssego (centro) e cereja (direita)

Ameixa (esquerda), pêssego (centro) e cereja (direita)

No entanto, a forma literalmente orgânica de pétalas de flores significa que às vezes as pétalas de ameixa não são círculos perfeitos, nem as fendas das flores de cerejeira são sempre tão acentuadamente pronunciadas quanto na ilustração acima. Nesse caso, outra forma de diferencia-las é observando como as flores estão presas ao galho da árvore.

As flores de ameixa se desenvolvem individualmente e não têm caule, e crescem diretamente do galho. As flores de pêssego têm caules curtos, com duas flores brotando aproximadamente da mesma posição no ramo. Finalmente, as flores de cerejeira têm as hastes mais longas, com vários cachos de flores todos originados no mesmo ponto ao longo do galho, o que fornece uma razão concreta para o motivo pelo qual a floração tem uma aura tão dramática.

Ameixa (esquerda), pêssego (centro) e cereja (direita)

Ameixa (esquerda), pêssego (centro) e cereja (direita)

Finalmente, a cor das pétalas também pode ser uma pista da identidade da flor. Geralmente as flores de ameixa tem a cor rosa mais intensa e vibrante. No entanto existem algumas variedades de flores de ameixa que apresentam tonalidades mais claras e até brancas.

Já as flores de cerejeira (sakura) podem ser encontradas em uma variedade de cores, mas as mais comuns são o branco, o rosa claro ou o rosa escuro. Por outro lado, as flores de pêssego têm pétalas com um tom de rosa pálido com um centro magenta profundo.

Sakura (acima), ameixa (centro) e pêssego (embaixo)

Sakura (acima), ameixa (centro) e pêssego (embaixo)

Além das flores de pêssego terem uma cor mais vívida, elas florescem em hastes mais curtas. O Hinamatsuri (Festival das Meninas) é comemorado no “momo no sekku”, que significa festival de flores de pêssego, em 3 de março, época em que as flores de pêssego florescem.

Outra maneira simples de diferenciar uma flor da outra é olhando o tronco delas. As cerejeiras têm um tom mais claro de cinza, com linhas horizontais muito óbvias ao seu redor, enquanto a casca de uma ameixeira é conhecida como mais escura e não possui linhas.

Tronco de cerejeira

Tronco de cerejeira

Bem, essas são algumas maneiras de diferenciar essas três lindas flores rosa que encantam a primavera no Japão. Não esqueça de observar esses pequenos detalhes durante sua estadia no Japão. Aproveite para nos contar abaixo qual dessas flores é a sua preferida. 🌸🌸🌸

Fontes: soranews24.com, triplelights.com

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. SILVIA MANTOVANI

    Sempre tive essa dúvida, obrigada pelo post tão didático.
    Um abraço.

  2. Marcos Bec

    Eu gosto das Sakuras, elas são lindas

  3. Cinthia Y. O.

    Existe Sakura do Japão e de Okinawa? Meu pai falou que as Sakura aqui do Brasil que estão no parque do Carmo são de Okinawa. Lendo a matéria parecem ser ameixas

  4. Jose Moreira Alves

    Muito obrigado pela informaçao

  5. Malu

    Eu sempre gostei de desenhar sákura, mas depois de ler isto percebi que venho desenhando flores de pessego 😅, então eu poderia dizer que gosto da flor de pessego, mas todas são lindas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *