Nagahama: Um castelo reconstruído com a vista para o maior lago do Japão


Castelo de Nagahama, Shiga

O Castelo de Nagahama (長浜城) foi originalmente construído entre 1575 e 1576 por Hashiba Hideyoshi (mais tarde conhecido como Toyotomi Hideyoshi). O castelo está localizado na antiga vila Imahama, que foi renomeada por Hideyoshi como Nagahama em homenagem à Oda Nobunaga (onde o “Ima” foi substituído pelo “Naga” de Nobunaga).

Como aliado de Nobunaga, Hideyoshi recebeu as terras em torno do Castelo de Odani, que era localizado no topo de uma montanha (yamashiro). Por achar que seria muito difícil governar estas terras, resolveu então construir este castelo em uma planície (hirashiro).

Após a Batalha de Shizugatake em 1583, o castelo foi tomado por Yamanouchi Kazutoyo e após a Batalha de Sekigahara em 1600 passou a ser governado por Naito Nobunari. Nesse tempo havia um porto, onde os navios conseguiam entrar diretamente no castelo.

Localizado na província de Shiga, o Castelo de Nagahama foi demolido em 1615 por causa da política de “um castelo por província” de Tokugawa. Algumas das estruturas do castelo e paredes do fosso foram transferidas para o Castelo de Hikone e Templo Daitsuji.

Em 1983 uma réplica do castelo feito em concreto foi construído no local que agora é designado como um sítio histórico nacional. Do lado de fora, um parque e belas árvores de cerejeira cercam o castelo. Dentro dele há um pequeno museu que conta a história do castelo.

Na entrada, há uma loja de souvenires onde estão disponíveis à venda lembrancinhas tais como cartões postais, chaveiros, sacolas, livros e até mesmo um réplica miniatura do próprio castelo.

O Museu de História do Castelo de Nagahama está localizado no segundo e terceiro andar e exibe materiais relacionados ao senhor feudal Hideyoshi Toyotomi e à história da cidade de Nagahama. A cada um ou dois meses, as exposições temporárias são alteradas.

Há ainda exposições relacionadas com a cultura da região, a batalha de Shigatake em 1583, a vida dos moradores durante o período Sengoku (um período da história japonesa marcado por conflitos militares) e muito mais. Embora tudo esteja em japonês, as exposições são bonitas e atraentes, e vale a pena reservar um tempo para conhecer esses itens históricos.

Já no quinto andar há um deck de observação a uma altura de 30 metros acima do nível do mar que oferece uma vista maravilhosa do lago Biwa, considerado o maior lago do Japão. A área entorno do castelo é na verdade um grande parque que visto de cima também oferece um belo cenário, especialmente durante o período de floração das cerejeiras.

Embora não seja um “castelo original”, o Castelo de Nagahama é um belo local para se visitar, especialmente durante a primavera com a floração do sakurá. Sem contar as vistas cênicas a partir do topo do castelo. Além disso, está localizado perto da estação e assim você pode facilmente fazer uma parada rápida se estiver no caminho para outros destinos.

Informações sobre o Castelo de Nagahama


Endereço: 10-10 Koencho, Nagahama, Shiga 526-0065, Japão [Mapa]
Acesso: 5 minutos a pá do JR Biwako Line Nagahama Station
Horário: 9:00 às 17:00
Site: https://www.city.nagahama.lg.jp/section/rekihaku/

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *