Oktoberfest no Japão

Oktoberfest no Japão

Oktoberfest – Festival da Cerveja no Japão
Oktoberfest é um dos mais importantes eventos em Munique, na Alemanha, que acontece anualmente desde 1810. Ou seja, já existe há mais de 2 séculos e o inusitado é que quando começou nada tinha a ver com cerveja. Por ocorrer sempre em Outubro, o Festival passou a se chamar Oktoberfest (Festival de Outubro).

Atualmente, mais de 6 milhões de pessoas de todo mundo, visitam Munique para participar desse grande evento. A popularidade desse festival foi se espalhando para outros países, devido à imigração alemã, inclusive o Brasil,  onde já ocorre desde de 1976 e é considerada a segunda maior festa, após a original.

O primeiro festival da cerveja foi em Itapiranga/SC, e atualmente ocorre em Blumenau/SC, que é a mais famosa desde 1984 e outras cidades do Paraná e Rio Grade do Sul como Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR, São Jorge d’Oeste/PR entre outras.

História do Oktoberfest

Segundo a história, Oktoberfest começou sendo uma corrida de cavalos e uma grande festa para comemorar o casamento do príncipe Ludwig de Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. A festa era aberta a todos os moradores de Munique e aconteceu em um parque batizado de Theresienwiese.

Devido ao enorme sucesso, outras festas foram programadas para os anos seguintes, dando início à tradição. A corrida de cavalos não ocorre mais, porém a folia se manteve, e o evento acabou desviando seu foco para o consumo de grandes quantidades de cerveja, que ocorre no mesmo parque há mais de 200 anos.

Oktoberfest no Japão

Oktoberfest no Japão

No Japão também tem Oktoberfest (オクトーバーフェスト) em algumas cidades, porém em datas diferentes do ano, para coincidir com os feriados prolongados como o Golden Week e o feriado de verão, o Natsu Yasumi que ocorre em agosto. Mas há alguns eventos que ocorrem em outubro, novembro e dezembro.

O primeiro Oktoberfest japonês ocorreu ainda na era Showa, ano 52 (1977), realizado por uma escola alemã em Kobe. À partir de então, os festivais foram se popularizando e se alastrando para outras regiões do Japão e como bons degustadores de cerveja que são, a cada ano, os japoneses lotam os festivais.

Um dos objetivos do Oktoberfest no Japão é de divulgar um pouco da cultura alemã e marcar o aniversário de 150 anos de amizade entre o Japão e a Alemanha, além de também impulsionar o consumo de cerveja e produtos importados alemães.

Porém, existem grandes diferenças entre o Oktoberfest japonês em relação ao original, especialmente à forma como é feita e as datas. No Japão, a maioria dos festivais da cerveja acontece semelhante a um grande piquenique ao ar livre, one os japoneses forram lonas em gramados e comem e bebem, enquanto apreciam a natureza.

Muitos dos festivais ocorrem em maio, época da primavera e dos sakurás como o Hibiya Oktoberfest, em Tóquio, uma das festas mais famosas no Japão.

Hibyia Oktoberfest

O Hibiya Oktoberfest ocorre desde 2005 e é realizada anualmente no Parque Hibiya, bem no coração da capital. Nos últimos festivais da cerveja em Hibiya, foram reunidos cerca de 40 mil visitantes. Ainda em Tóquio, outros grandes festivais de cerveja estão sendo realizados nos últimos anos, como em Odaiba, Shiba Park, Toyosu e em dezembro terá ainda o Super Oktoberfest no Tokyo Dome, nos dias 30 de novembro ao dia 2 de dezembro.

O Yokohama Oktoberfest acontece em frente à praça Yokohama Red Brick Warehouse, realizada duas vezes por ano, em maio, na primavera e em outubro, durante o outono.

Em Sendai também tem o Sendai Oktoberfest, que também ocorre duas vezes por ano, em junho, durante o verão e outra no final de setembro, realizada no parque Nishikicho em Honcho, Aoba-ku.

Kobe e Osaka, são cidades-irmãs de Munique e também realizam eventos relacionados ao Oktoberfest no mês de Setembro ou outubro, dependendo do ano. Outros eventos são realizados em Matsumoto, Nagasaki, Nagoya, Tochigi, Nagasaki, Fukuoka, entre outras cidades.

Veja os links dos principais Festivais Oktoberfest no Japão:

Tokyo Dome Oktoberfest
Nagoya Oktoberfest
Osaka Oktoberfest 
Fukuoka Oktoberfest
Kobe Oktoberfest
Hibyia Asahi Beer Oktoberfest
Tochigi Kuranomachi Oktoberfest 
Fukuoka Oktoberfest
Sendai Oktoberfest 
Odaiba Oktoberfest 
Niigata Joetsu ktoberfest
Nagasaki Ryoma Oktoberfest
Oktoberfest no Japão (todos os eventos)

Vale a pena ir no Oktoberfest no Japão?

Pode ser uma ótima dica de entretenimento pra quem aprecia uma boa cerveja, pois há uma enorme variedade de tipos, especialmente aquelas que não estamos habituados a beber com frequência, como as que são feitas de trigo (Weizen) ou cervejas artesanais.

Também é uma a oportunidade de conhecer muitas pessoas que vivem no Japão que fazem parte da colônia alemã ou que se identificam com ela.

É sem dúvidas nenhuma um grande evento cultural, para se conhecer um pouquinho mais da Alemanha, com muita música, trajes típicos e decoração alemã, além de muitos comes e bebes.

Embora muitos festivais da cerveja já tenham acontecido, quem tem curiosidade e vontade de ir, pode já ir se programando para os que ainda vão acontecer ou para o ano que vem, 2013.

Nota: Vá ciente de que o Oktoberfest no Japão ocorre de maneira bem mais tranquila do que em Munique ou mesmo no Brasil. Digamos que lá a bagunça aconteça de forma mais organizada. Se mesmo assim, quiser conhecer, um conselho: Não se esqueça manter-se bem hidratado com água mineral entre um canecão e outro de cerveja, combinado?;-)

Veja uma amostra do Yokohama Oktoberfest 2012

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Laura

    Minha madrinha estuda em Munique, e é a segunda vez que ela vai para esta festa, ela até já tem a “fantasia”! 😉 Vi umas fotos…Parece muito divertido! 😀

  2. Japão em Foco

    Oi Laura!
    Eu ainda não conheço, mas sempre tive vontade de ir no Oktoberfest. Quem sabe eu tenha a oportunidade de pelo menos conhecer a de Blumenau rs. Obrigada pelo comentário! Abraços!

  3. Pingback: Bonenkai - Festa de fim de ano no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Garotas Propagandas de marcas de cerveja no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *