Bonenkai – Festa de fim de ano no Japão

Bōnenkai (忘年会) – Reunião japonesa de final de ano
Todos os anos, durante o mês de dezembro, um ritual muito importante acontece em todo o Japão – o Bōnenkai, uma festa, ou uma reunião de fim de ano. Literalmente, o termo Bonenkai significa: “esquecer”, Nen “ano”, kai “reunião”, que significa algo como “esquecer as mágoas, mazelas e problemas do ano que passou e se preparar para o novo ano que está chegando”.

Neste dia, colegas, funcionários de empresas, fábricas, escolas ou qualquer outro grupo de pessoas que tem contato regular uns com os outros como clubes, associações e outros, reúnem-se para ter uma chance de esquecer todos os problemas e preocupações que encontraram no decorrer do ano.

Esses encontros acontecem bem ao estilo japonês em Restaurantes ou Izakayas, onde geralmente os convidados sentam-se em em mesas baixas sobre o tatame, sentados em almofadas chamados de Zabuton. No começo, essas reuniões se iniciam quase sempre com uma atmosfera formal, semelhante a uma cerimônia.

bonenkai

Porém, após a formalidade inicial, o ar sério desse encontro social tradicional se perde rapidamente durante o brinde oficial, sinalizando de fato o início da festa. Os convidados, em seguida, são servidos com cerveja, vinho, saquê, cocktails e outras bebidas alcoólicas e à medida que bebem, vão ficando mais soltinhos.

Antes de morar no Japão, eu não tinha ideia de que o álcool tinha um papel tão importante nos encontros sociais japoneses. É como se fosse um lubrificante social que ajuda a estreitar as relações no trabalho. Claro, que beber não é uma obrigação, mas a verdade é que a maioria dos japoneses costumam beber muito, mas muito mesmo.

Quase sempre essas reuniões ocorrem no sistema Nomihodai e Tabehodai, ou seja bebe-se e come-se a vontade durante o período de algumas horas. A comida servida é especialmente a típica japonesa como sushis, sashimis, frutos do mar, e entre um brinde e outro, ressoa-se muitas conversas animadas e muitas gargalhadas.

No decorrer da noite é comum os convidados do Bonenkai participarem de algum tipo de entretenimento, como o Karaoke ou até apresentação de músicos profissionais.

Os convidados acabam se “soltando”, devido ao excesso de álcool, ficando inclusive embriagados, mesmo aqueles mais tímidos.

Claro, que independente da quantidade de álcool e do comportamento gerado por causa dele, como alguns “vexames”, ou alguma atitude grosseira, no dia seguinte tudo é perdoado e esquecido normalmente, e o assunto nunca é abordado pelos participantes, exceto para dizer o quão agradável o evento foi.

Essa é uma das regrinhas do Bōnenkai – Tudo o que acontece no Bōnenkai, permanece no Bōnenkai. A impressão é que esse dia é reservado para serem eles mesmos, sem o compromisso de seguir convenções sociais. E no dia seguinte tudo volta a ser como sempre foi. Essa capacidade de separar as coisas que acontecem sob influência do álcool, do relacionamento do dia-a-dia é simplesmente incrível.

Bonenkai karaoke

E pode ter certeza de que é muito interessante e por vezes engraçado ver os japoneses “soltinhos”. Mas, melhor que tudo isso é saber que os japoneses mesmo quando estão embriagados, são capazes de reconhecer que não são capazes de dirigir e sempre chamam o Taxi de Bêbado (Taxi Daiko), um táxi que tem dois motoristas, um para levar o “bêbado” e outro para conduzir o carro do bêbado.

Bonenkai, festa japonesa de fim de ano

História do Bonenkai

A origem do Bōnenkai pode ser rastreada até o período Kamakura (1185-1333), quando a política e a economia no Japão era governada pelos guerreiros (bushi). Eles se reuniam no fim do ano para ler o waka (um tipo de poesia japonesa) e discutiam o que aconteceu naquele ano, enquanto saboreavam do mais refinado sake e de aperitivos, servidos em um Izakaya.

Com o passar dos anos, o Japão foi se modernizando e essa festa tradicional de fim de ano chegou às outras classes econômicas e hoje é uma celebração de confraternização realizada por toda a população japonesa, na qual as pessoas se reúnem como forma de aliviar as tensões e estresses do ano que passou.


Nessa época de dezembro, os restaurantes e Izakaya (pub estilo japonês) são muito requisitados para o Bonenkai e muitos devem ser reservados antecipadamente. Os custos com o Bonenkai é feito coletivamente (warikan), dividido entre todos que participaram. O preço vai depender do local onde vai ser realizado a reunião.

Um evento semelhante é o Shinnenkai, festa de início de ano, que ocorre durante o mês de janeiro, para dar boas vindas ao no ano que está chegando.

Aproveite para ver também:
Oktoberfest no Japão
Ano Novo no Japão – Rituais do Oshougatsu
Como dizer Feliz Ano Novo em japonês

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Douglas

    O fim de ano já está perto de novo, imagino como devem se soltar mesmo com a ajudinha das bebidas. é interessante vê esses aspectos da cultura japonesa já que são tão diferentes dos nossos costumes!
    Abraços!

  2. Mayara

    Eu já tinha ouvido dizer que japoneses bebiam, mas eu não imaginava que eles bebiam muito. Eu me pergunto, eles tem vergonha de muita coisa, mas não tem vergonha de cantar karaokê, eu já tenho vergonha de karaokê.Esse dia pra eles deve ser uma maravilha, pq a pressão no dia a dia, trabalho, deve ser super estressante.É bom que eles conhecem melhor as pessoas que trabalharam o ano inteiro com eles.
    Adoro os posts de vocês, explicam tudo direitinho, Continuem assim!!
    Um mega abração!

  3. Japão em Foco

    Oi Mayara e Douglas!
    Que bom saber que vocês gostaram de saber mais sobre o Bonenkai! Realmente é um dia que eles procuram esquecer tudo de ruim que aconteceu no ano e usam este dia para fechar o ano com chave de ouro. Eu já participei de vários bonenkai, e uma coisa eu digo: os japas bebem muito mesmo… rs O fígado deles é forte kkkk Abraços!

  4. Pingback: Shinnenkai, a confraternização de Ano Novo | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: BONENKAI 2013 | G.E. Hokkaido Provisório

  6. Pingback: Principais marcas de cerveja no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Japão - Um exemplo a ser seguido | Curiosidades do Japão

  8. Kelly Crigope

    É maravilhoso!
    Sim tem muita bebida e comida mas ….a maioria das pessoas no Japão vivem com muito estresse. Uma reunião assim é tudo de bom

  9. Lourdes fontes

    Achei i nteresante está festa de fim de ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *