Warai Matsuri: O divertido “Festival do Riso” de Wakayama


Warai Matsuri, o alegre festival do riso em Wakayama

De origem mitológica e rico em artes performáticas, esse festival de raízes xintoístas é celebrado para trazer boa sorte através do riso e do bom humor.

Warai Matsuri (笑い祭り), ou Festival do Riso é um festival realizado todos os anos no 2° domingo de outubro, um dia antes do feriado Taiiku no Hi (Dia dos Esportes e Saúde no Japão). Realizado no Santuário Nyu, na cidade de Hidakagawa, província de Wakayama, esse festival de raízes xintoístas é celebrado para trazer boa sorte através do riso e do bom humor.

Também chamado de Nyu Matsuri, o festival é celebrado há mais de 200 anos e sua origem remonta aos tempos mitológicos. Diz a lenda que a divindade local Niutsuhime-no-mikoto chegou atrasada para um encontro com a presença de divindades de todo o país.

As outras divindades riram dela; envergonhada, ela se trancou no Santuário Nyu. Querendo animá-la, os aldeões se reuniram fora do santuário e riram todos juntos até que a deusa saiu. Suas risadas restauraram a alegria da divindade e foi assim que o festival surgiu.


Link do vídeo (YouTube)

O primeiro destaque do festival é o início do “Encontro dos Demônios”, marcando o início do festival. Em seguida, inicia-se um desfile liderado pelo líder do festival, chamado Suzu-Furi. Com uma fantasia e maquiagem de palhaço e um sino na mão direita e uma caixa do tesouro na esquerda, Suzu Furi encabeça o desfile com os ‘Warai Otoko’ (homens risonhos).

Conduzindo o mikoshi (santuário portátil), Suzu-Furi é acompanhado por dançarinos e outros participantes até o santuário; todos gritando “warae, warae” (risos, risos) ao longo do caminho. Assim que chegam ao santuário, todos caem na gargalhada em frente ao altar.

Warai Matsuri, o alegre festival do riso em Wakayama

Crédito da imagem: kanko.hidakagawa.jp

Após chegarem ao santuário, as quatro cidades participantes (Ekawa, Matsuse, Sanya e Wasa) do distrito de Hidaka mostram suas habilidades em diferentes apresentações tradicionais, incluindo shishimai (danças de leão) e suzume e yako odori (danças folclóricas).

Como parte do festival, também é realizado o tradicional ‘yotsudaiko’, onde quatro meninos tocam bateria em cima de um carro alegórico de madeira, e ‘nobori sashi’, que envolve as pessoas equilibrando estandartes de bambu. Um verdadeiro festival performático!


Link do vídeo (YouTube)

O Warai Matsuri foi designado como uma arte performativa popular intangível da prefeitura de Wakyama. Além disso, a região de Hidakagawa é citada como um dos 10 “lugares mais felizes do mundo” pelo Lonely Planet, uma das principais editoras de guias de viagem do mundo.

O festival acontece no segundo domingo de outubro. Geralmente começa às 11h e termina às 17h. Visto que o evento não é apenas uma cerimônia religiosa, mas também de celebração, a maioria dos participantes estará dançando, cantando e rindo enquanto bebe saquê e cerveja.

A atmosfera alegre e o som das risadas ecoando ao longo de todo o festival, com certeza é um convite para se juntar a eles no riso e na alegria. Participar de um festival como esse, onde toda a comunidade local está envolvida, é uma experiência única e gratificante. É uma festa cheia de cultura, tradição e herança que poucos estrangeiros e japoneses conhecem.

Onde: Santuário Nyu, em Hidakagawa, província de Wakayama [Mapa]
Quando: Anualmente, no segundo domingo de outubro
PS: Em virtude da pandemia, o festival foi cancelado no ano de 2020

Fonte: ohmatsuri.com Imagem do topo: ptl.imagegateway.net

1 Comentário

  1. Pingback: Bonecos de palha com fotos de Putin são encontrados em vários santuários do Japão | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *