Por que os japoneses tem olhos puxados?


Por que os japoneses tem olhos pequenos e puxados?

Você sabe quais as razões que fazem com que os asiáticos como japoneses, chineses e coreanos tenham olhos puxados e aparentemente menores em relação aos olhos ocidentais ou caucasianos? Aliás, não são poucos os descendentes de japoneses que são alvos de piadas e comentários do tipo: “Abre o olho japonês”!

Há outras piadinhas infames que dizem que os japoneses tem olhos assim “porque comem muito arroz”, pelo fato do grão de arroz ser amendoado como os olhos orientais, ou então que os olhos são mais fechados porque são sensíveis à luz do sol. Enfim, existe muitas teorias controversas sobre o porque dos olhos puxados.

Por que os japoneses tem olhos puxados e pequenos

Aproveite para ler também:
Shisen o Awasu – Contato olho no olho
Por que os japoneses olham para os estrangeiros?
Coreana inventa cílios postiços com LED

Olhos orientais – Parecem menores, mas não são!

Embora exista esse estigma de que os olhos dos orientais sejam menores em comparação aos olhos dos ocidentais, a verdade é que o globo ocular de qualquer grupo étnico no mundo tem tamanhos semelhantes. E também não enxergam menos ou são mais sensíveis ao sol em relação às outras nacionalidades.

O que acontece é que uma grande parcela dos asiáticos não tem aquela dobra na pálpebra superior, e com isso a pele cobre uma área maior do olho.

Um das teorias relacionadas à morfologia do olho asiático vem de milhares de anos atrás. Segundo estudiosos no assunto, os povos que deram origem aos japoneses, chineses, coreanos teriam vindo da região da Mongólia.

Nessas regiões, as condições climáticas eram muito severas, com muito vento, frio e muita neve, que refletia demais sob a luz do sol. Isto fazia com que as pessoas ficassem com os olhos mais cerrados e com o passar do tempo eles foram se adaptando às duras circunstâncias climáticas, resultando nos olhos amendoados.

Em resumo, esta teoria diz que esta adaptação serviu para proteger um dos sentidos mais valiosos que o ser humano possui: a visão! Ou seja, foi uma espécie de defesa que o próprio corpo desenvolveu ao longo de milhares de anos.

por que os orientais tem olhos puxados

Conforme esta teoria, os asiáticos possuem mais gordura acumulada nas pálpebras, o que ajuda a proteger os olhos do frio extremo e o reflexo da luz do sol na neve.

Não sei se essa teoria tem fundamento. Creio que não. O que sei é que a dobra epicântica está presente na maioria dos orientais. Essa dobra refere-se à pele da pálpebra superior do olho, que cobre o canto interno.

Na verdade, todos nós nascemos com a dobra epicântica. Porém, os recém-nascidos que não tenham origem asiática acabarão por perder essa “tampa”, cuja função é proteger os olhos.

Cerca de 50% das pessoas asiáticas têm os olhos com esta morfologia. Mas você deve estar pensando, mas no Japão, há áreas onde o clima não é tão extremo assim…

Então, por que eles ainda mantêm esta característica particular? Bem, os pesquisadores dizem que isso ocorre devido à baixa miscigenação da raça asiática em comparação com outras etnias.

Ou seja, é menos frequente ocorrer casamentos entre ocidentais de etnias diferentes e povos dos países do leste asiático no geral (chineses, japoneses, coreanos, por exemplo).

Desta forma, o formato dos olhos asiáticos não sofreu grandes alterações através das gerações, diferente do Brasil e outros países, onde ocorreram grandes miscigenações étnicas e hoje é uma grande salada de fruta.

Como vimos, os globos oculares em si são de tamanhos semelhantes entre os caucasianos e asiáticos. A principal diferença é que a pálpebra dos asiáticos cobre partes maiores dos olhos. Isso é porque a maioria deles, não têm a dobra da pálpebra superior, como você pode ver na foto da bebê japinha linda abaixo:

A obsessão por olhos grandes

É notório perceber que os asiáticos em geral, incluindo japoneses, chineses, coreanos, entre outros, possuem uma obsessão por olhos grandes. Por conta disso, há uma enorme demanda por cirurgia plástica de pálpebra dupla, uma técnica que consiste em adicionar, cirurgicamente, uma dobra nas pálpebras.

cirurgia plástica pálpebras duplas
Assim, os olhos deixam de ser tão oblíquos e se tornam mais abertos e redondos. Outras técnicas utilizadas pelas japonesas e orientais no geral, são lentes de contato maiores que os tradicionais, que dão a ilusão de que os olhos são maiores e também a maquiagem que como podemos ver abaixo, faz realmente diferença.

Existe também uma cola especial bastante popular entre as moçoilas japonesas, para fazer as dobrinhas nas pálpebras dos olhos. A técnica é super simples e realmente dá resultado. É uma boa opção para quem quer olhos maiores mas não quer apelar para a cirurgia plástica. Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Embora, a mudança no formato dos olhos, aparentemente seja uma simples questão estética, acredito que vai muito além de ser uma modinha passageira. Os jovens asiáticos há tempos vem mostrando interesse em fujir dos seus próprios padrões raciais, talvez como forma de vencer o esterótipo de “cara de um, focinho de outro”.

Essa busca em tentar ser diferente dos demais, ultrapassou a vida real e chegou até os mangás, desenhos animados e animes, onde uma das principais características dos personagens é o fato deles terem olhos bem maiores do que o considerado “normal”.

Enfim, para os asiáticos, ter olhos grandes ocidentais é kawaii e vem se tornando quase uma unanimidade entre as novas gerações, como as Gyaru, que usam e abusam de artifícios para terem seus olhos maiores do que são. Veja alguns exemplos abaixo:

Quer Aprender Japonês?

52 Comentários

  1. Victor

    Interessante!!

  2. Olha e dão coisas.que só o próprio.Deus! Sabe.como falar vários IDIOMAS.e essa questão da povos asiáticos ter seu olhos puxados isso e indiscutível.poq só o próprio Deus sabe!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *