Previsão da floração das cerejeiras no Japão em 2026: um guia para a temporada de sakuras.

Pagoda Chureito, Monte Fuji e sakuras

As famosas cerejeiras japonesas deverão florescer mais cedo do que o habitual em 2026, devido ao aumento de temperatura em março e abril.

A previsão baseia-se na variedade mais comum, somei-yoshino , que floresce na primavera, mas esta atualização também inclui informações sobre a variedade kawazu-zakura , que floresce a partir de janeiro em áreas mais quentes, como a cidade de Kawazu, em Shizuoka.

Em 8 de janeiro, a Corporação Meteorológica do Japão publicou sua segunda previsão para a floração das cerejeiras em 2026. Espera-se que as temperaturas em todo o país sejam semelhantes às de costume em janeiro e fevereiro, mas mais altas do que o normal em março e abril, o que significa que a floração ocorrerá mais cedo do que em um ano típico.

A organização prevê que as primeiras sakuras florescerão em Tóquio, Nagoya e Shizuoka por volta de 20 de março, com as áreas a oeste da região metropolitana de Tóquio florescendo no final de março.

Previsão Flores de Cerejeira (Sakura) 2026Imagem: n-kishou.com

À medida que a frente de floração das cerejeiras avança para Hokuriku e Tōhoku, essas áreas verão as árvores icônicas começarem a florescer do final de março ao início de abril.

Espera-se que a frente de floração chegue à ponta sul de Hokkaido no final de abril; enquanto a primeira floração em Tóquio está prevista para 20 de março, a de Sapporo ocorrerá mais de cinco semanas depois, por volta de 27 de abril.

A Corporação Meteorológica do Japão faz suas previsões com base nas cerejeiras somei-yoshino em cerca de 1.000 pontos de observação em todo o país.

A próxima atualização será no dia 22 de janeiro. Você pode ver atualizações para diferentes locais no site da Corporação Meteorológica do Japão. Site Otenki Navigator (somente em japonês).

Um símbolo da primavera

As flores de cerejeira são um símbolo da primavera no Japão, e seu curto período de floração também as tornou uma metáfora para a beleza efêmera na literatura e cultura do país.

A somei-yoshino é a variedade de cerejeira mais comum atualmente, conhecida por suas características flores rosa-claro que surgem antes do brotar das novas folhas, criando um efeito visual espetacular.

Muitas pessoas participam de festas de hanami (contemplação das flores) com amigos, familiares ou colegas de trabalho, desfrutando de comidas e bebidas sob cerejeiras em flor em parques ou nas margens dos rios.

Uma variedade de sakura que floresce mais cedo que outras

Sakura em Kawazu, ShizuokaAs flores de cerejeira de Kawazu, Shizuoka. Imagem: Depositphotos

Embora a principal temporada de florescimento das cerejeiras no Japão ocorra na primavera, com a variedade somei-yoshino, a variedade kawazu-zakura floresce mais cedo, a partir do final de janeiro.

Ela recebe o nome da cidade de Kawazu, em Shizuoka, onde se originou. A partir de 2026, a Corporação Meteorológica do Japão começou a fornecer previsões para essas cerejeiras de Kawazu, como orientação para os muitos visitantes que as apreciam.

Uma árvore kawazu-zakura descoberta por acaso às margens do rio Kawazu em 1955 tornou-se posteriormente um símbolo da cidade, e árvores foram plantadas por toda a região e em áreas mais distantes.

A árvore original deve florescer por volta de 22 de janeiro, enquanto as árvores no Parque Sasahara, um dos locais do Festival Kawazu-Zakura, têm previsão de floração por volta de 4 de fevereiro — ambas as datas mais cedo do que em um ano típico.

Fonte: nippon.com
Imagem do topo: Pagoda Chureito, Monte Fuji e flores de cerejeira (Depositphotos)

Author photo
Publication date:
Sou apaixonada pelo Japão e sua cultura. Resolvi criar esse blog com o intuito de fazer com que mais e mais pessoas conheçam essa cultura tão rica, incrível e fascinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *