Receita de Sunomono (Salada de Pepino)


Salada de Sunomono

Receita de Sunomono (Salada de Pepino)
Sunomono (酢の物) é uma salada de pepino muito tradicional no Japão. Além de ser muito fácil de prepara-la, é muito saudável, leve, refrescante e um excelente acompanhamento para qualquer prato principal. Seu sabor é levemente avinagrado e adocicado. Dá água na boca só de olhar!

Algumas receitas mais completas de Sunomono, incluem algas Wakame, Kani Kama (kamaboko de caranguejo) e até Harussame, um macarrão fininho e transparente feito a base de feijão moyashi, mas se você não encontrar esses ingredientes, pode fazer uma receita mais simples, porém igualmente deliciosa. Os ingredientes principais são pepino, vinagre de arroz, sal, açúcar e gergelim.

Receita de Sunomono

Ingredientes
3 pepinos japoneses
1/4 de colher de chá de sal
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de shoyu (molho de soja)
1 colher de chá de sementes de gergelim

Modo de fazer
Lave bem os pepinos e depois corte-os bem fininhos usando um ralador. Tempere-os com o sal e deixe descansar por 5 minutos. O sal deixará o pepino mais macio e desidratado. Depois, enxague os pepinos fatiados, retirando todo o sal. Não esqueça de espremer bem para retirar toda água.

Em outro recipiente, coloque o vinagre de arroz, o açúcar e o molho de soja. Misture bem para dissolver bem o açúcar. Em seguida, adicione o molho ao pepino e por último acrescente o gergelim, que pode ser branco, preto ou misto. O gergelim dá um sabor especial ao Sunomono e se quiser realçar o seu sabor, você pode acrescentar algumas gotinhas de Goma Abura (óleo de gergelim).

Veja o passo a passo no vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Muito fácil não é mesmo? Você gosta de salada sunomono? Compartilhe sua opinião! 🙂

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Miyoko kawaguchi de oliveira

    Adoro comida. Japonesa ,como de tudo menos com ingredientes c/carne de porco. Eu faço um care que meu pai fazia que é uma delicia. Faço sushi que minha irmã fazia, o recheio ela coloca vários legumes mas o importante era o tempero que delicia! Pena que eu não aprendi mais receitas saudades deles ❤❤❤??????????????❤❤❤❤

  2. Yamada

    Parece que está faltando algo na receita do sunomono. Tendo de líquidos só 3 colheres de sopa de vinagre e 1/4 de shoyu não será suficiente nem para cobrir 3 pepinos. Eu não uso shoyu mas uso um dashi leve de kombu e saque, além do vinagre

  3. Analu

    Fiz e ficou top… coloquei um pouco mais do vinagre (5 colheres)..

  4. Maria das Graças Pinheiro Machado

    Adoro tudo relacionado com o Japão, pois amo demais este povo , pois além de serem muito inteligente, disciplinados, tem uma cultura maravilhosa, ……A educação e cultura desse povo é extraordinária , quisera que o povo brasileiro tivesse pelo menos 1% dessa CULTURA E EDUCAÇÃO…..Infelizmente estamos longe de conseguirmos isto………E falando de tudo isto, não esqueço da culinária japonesa que são saudáveis e saborosas ………….AMO O POVO JAPONÊS………………….

  5. Hirata elizabeth

    Verdade..comida japonesa ..saudável..mas nao são todos os pratos que gosto.amo os com macarrão.lamen.misoshiru.udon…

  6. Lauro E.da C. teixeira

    Maria das graças pinheiro machado,o povo japonês é realmente um povo especial merecedor de reconhecimento e respeito, já não posso dizer o mesmo de você que mostra exatamente ter em abundância os defeitos que critica no povo Brasileiro (seu povo).
    Acho que você não faria falta nenhuma falta por aqui se fosse embora para o Japão, mas tenho certeza que não será bem quista por lá com a sua mentalidade de desprezo pela sua origem. A cultura japonesa é milenar, nós ainda estamos engatilhado, mas vamos melhorar sempre se evitarmos o convívio com pessoas como você.

    Mas o sunomono é realmente muito bom, quase tão bom quanto uma muqueca,feijoada ou caipirinha, que por sinal os japoneses adoram.

  7. Lauro, Maria das Graças falou tudo sem agredir ninguém, acho que vc tá procurando pelo em ovo.

  8. Laís Lopes

    Galera, vocês estão perdendo o foco! Independente de comentários que não concordamos aqui não é um canal de debate pra isso. O ponto é comentar sobre a receita de sunomono!

    Yamada, pelo o que eu entendi o molho não é pra cobrir o pepino é só pra temperar, então acredito que a medida dos ingredientes está correto, pois eu segui esta receita e ficou muito bom. Aliás gostei da sua dica de usar caldo de kombu dashi e saquê tentarei fazer isso qualquer dia. ;D

    *Lembrando que assim como em toda culinária as receitas do mesmo prato podem ter pequenas variações de acordo com a região.*

  9. Jorge Atoji

    Parece que tem equívoco no conceito de cortar pepino. Deve ser fatiador é não ralador… Ralar pepino não faz sentido….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *