Kamaboko, uma iguaria japonesa à base de massa de peixe


Kamaboko, uma iguaria japonesa

Kamaboko, iguaria japonesa feita com massa de peixe prensada
Kamaboko [かまぼこ / 蒲鉾] é uma iguaria japonesa feita de massa ou pasta de peixe curtido (surimi). Esta pasta é feita a partir de diversos peixes brancos que são batidos, combinados com aditivos como glutamato monossódico, modelados como se fossem pão e depois cozidos a vapor até adquirirem uma consistência firme.

A massa é então fatiada e servida à temperatura normal (ou fria) com vários temperos ou cortada e colocada em várias sopas quentes, pratos típicos ou sopas de macarrão (ramen). Apesar do Kamaboko estar mais conhecido fora do Japão, muitas vezes é referido no mundo ocidental como pasta de peixe ou “salsicha de peixe”.

O kamaboko é normalmente vendido como uma massa semi-cilíndrica nas cores branco e rosa, porém existem alguns que recebem toques artísticos, como o Narutomaki, um kamaboko com espirais rosa. Ele recebeu esse nome devido aos Redemoinhos de Naruto, que ocorrem entre as ilhas de Shikoku e Honshu.

Redemoinhos de Naruto

15 de Novembro – Dia do Kamaboko

Esse alimento tem uma presença tão significativa na culinária japonesa que recebeu até um dia especial em sua homenagem pela Organização Japonesa do Kamaboko, em 1983:
Dia 15 de novembro é o “Dia do Kamaboko”.

kamaboko

Kamaboko rosa e branco

Por que normalmente o Kamaboko é branco e rosa? Na verdade o rosa representa o vermelho, e junto com o branco são duas cores ditas trazer sorte. Por isso, é muito comum ver esse alimento em festas e celebrações como o Oshougatsu.

O kamaboko é consumido no Japão desde o século XIV e hoje existem diversas variações como o Kani-kama (kani-kamaboko), que simula o sabor da carne de caranguejo e o Chi-kama (queijo com kamaboko), encontrado à venda especialmente em lojas de conveniência como um aperitivo pré-embalado.

Outro produto similar muito presente na culinária japonesa é o Chikuwa. Eles são pendurados em torno de um bambu ou tubo de metal e assados ou cozidos no vapor. O nome significa “anel de bambu” e se refere a sua forma depois que é cortado.

Chikuwa - Iguaria japonesa feita a base de surimi (massa de peixe)

Arte com Kamaboko – かまぼこ アート

Por ser feito com uma massa de peixe, é possível fazer desenhos artísticos com o kamaboko. Dá só uma olhada (Dá até dó de comer não dá?) 🙂

Kamaboko art fotos

Kamaboko arte

kamaboko arte 1
Sei que muitas pessoas gostam de Kamaboko e no Brasil infelizmente é uma iguaria cara e difícil de ser encontrada. Dei uma vasculhada atrás de uma receita de kamaboko em português, mas infelizmente não encontrei. Mas se alguém souber de alguma confiável, por favor compartilhe conosco nos comentários. 😉

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Caroline

    Kamaboko e Kani são a mesma coisa??

  2. Mario Saozin Asato

    Kamaboko, iguaria sempre presente em festas tradicionais e datas comemorativas, nas colonias japonesas. Boa reportagem!

  3. Pingback: Receita de Sukiyaki | Curiosidades do Japão

  4. Larissa Carvalho

    Kamaboko. Oh coisa boa…

  5. Kate

    Gosto muito destas “massinhas”, qualquer uma delas, kamaboko,chikuwa,etc.Alguém conhece algum site que venda online p/ o Maranhao?

  6. Toli

    Aonde vende em na cidade dd Campinas-SP?

  7. Toli

    Aonde vende em Campinas-SP?

  8. Júlia matushima

    Caroline são diferentes, kani e carangueijo em japonês e kamaboko é feito com uma pasta de peixe não leste a matéria? Eu gosto de kamaboko e chikuwa

  9. Yukie hashimoto

    Gostaria muito de saber como se faz o kamabuko ou tikua . Se alguém tiver a receita e compartilhar com a gente, agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *