Reembolso do Shakai Hoken: O Passo a Passo Definitivo!

Reembolso do Shakai Hoken - Passo a passo definitivo

Se você está pensando em receber o reembolso do Shakai Hoken (Nenkin) ao sair do Japão, criamos este passo a passo para facilitar sua vida:

Antes de sair do Japão

1- Verifique é se você tem direito ao reembolso, especialmente se você tem visto permanente pois, a partir de Agosto de 2017 algumas regras mudaram e muita gente perdeu o direito a reembolsar e deverá esperar até a aposentadoria (para saber mais clique aqui)

2- Reúna os documentos necessários:
-Nenkin techo (caderneta azul do nenkin)
-Tire fotos dos 2 lados de seu zairyu card (para o caso de ficar retido no aeroporto)
-Peça seus últimos gensens aos empregadores

3- Avise a prefeitura onde você está registrado que está deixando o país (mesmo que temporariamente). Este processo é chamado de tenshutsu todoke (aviso de mudança) e evita que seus impostos sigam sendo cobrados durante seu tempo fora do Japão. Este aviso é obrigatório e não afeta em nada seu visto, ao retornar ao Japão basta registrar-se novamente.

Chegando ao Brasil (ou outro país)

Taxback.com1- Abra uma conta bancária em seu nome – O reembolso do shakai hoken só pode ser pago ao titular do benefício, ou seja, você não poderá usar a conta de outra pessoa. Alguns bancos no Brasil são relativamente burocráticos para abrir contas novas, por isso escolha o banco de sua preferência e abra uma conta o quanto antes.

2 – Envie seu pedido de reembolso o mais rápido possível – Ao sair do Japão, você tem 24 meses (exatos) para pedir seu reembolso. Parece bastante tempo, porém o valor a ser recebido vai caindo ao passo que você demora, por isso não perca tempo e envie seu pedido de reembolso o quanto antes.

Dicas adicionais:

-Se você tem dúvidas sobre o processo ou qualquer tipo de consulta relacionada a reembolsos do Japão, escreva para Brasil@taxback.com. A Taxback.com é um empresa especializada no assunto e responderão todas as suas dúvidas sem compromisso.

-Caso você tenha aplicado por conta própria e esteja tendo problemas (ou jamais tenha recebido resposta do Nenkin), clique aqui e preencha o formulário para que um especialista da Taxback.com possa ajudá-lo.

-Utilize os serviços de uma empresa conceituada: A Taxback.com ajuda a centenas de brasileiros que trabalharam no Japão a receberem seus reembolsos de shakai hoken e imposto de renda, oferecendo estimativas sem compromisso dos reembolsos sem pagamentos adiantados!

Preencha o formulário abaixo para pedir agora seu reembolso do Japão:

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Gerson hiegashi

    Quanto tempo demora para receber no brasil?

  2. Roseane Almeida Martins

    Quanto tempo demora para receber no Brasil

  3. Kleber yamamoto

    Ola vi nos requisitos q tem q avisar na prefeitura quando vai p brasil
    Eu fui p brasil ano passado p resolver uma coisa
    Avisei na prefeitura q estava indo
    Quando cheguei de volta precisei do shotoku kazei e me cobraram imposto

  4. Calmone Bezerra Leal Suzuki

    Olá eu recebi, no ano de 2008 e há um mês atrás estava uma postagem no face book que teria direito de requerer 20% . como pode me ajudar?

  5. Auris Ñañez Moises

    Por favor, quisiera ver toda la información en español.

  6. rosimeire aihara

    É só ir pessoalmente no escritório do kokumin nenkin e obter toda informação necessária para fazer o trâmite todo, não tem segredo; Há tsuyako na maioria deles. Não há necessidade de pagar pra empresa nenhuma fazer isso e ficar com uma grande percentagem do que é teu!

  7. Stefani

    Quanto tem-nos leva pra receber no Brasil depois que faz o pedido ?

  8. Cecilia

    Ola. Vou de férias a Brasil por tres meses . Posso fazer-me um chek up é fazer o reembolso no shakai hoken al voltar nó Japão?

  9. Karina Mayumi Conde Satake

    Boa noite!
    Minha esposa é Sansei, eu sou brasileiro, gostaria de saber se so ela ter o visto permanente me da o direito de solicitar o reembolso? Gostariamos de financiar uma casa quando pudermis solicitar.

  10. Gustavo

    Una persona dependiente puede recibir el reembolso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *