Reembolso do Shakai Hoken: O Passo a Passo Definitivo!

Reembolso do Shakai Hoken - Passo a passo definitivo

Se você está pensando em receber o reembolso do Shakai Hoken (Nenkin) ao sair do Japão, criamos este passo a passo para facilitar sua vida:

Antes de sair do Japão

1- Verifique é se você tem direito ao reembolso, especialmente se você tem visto permanente pois, a partir de Agosto de 2017 algumas regras mudaram e muita gente perdeu o direito a reembolsar e deverá esperar até a aposentadoria (para saber mais clique aqui)

2- Reúna os documentos necessários:
-Nenkin techo (caderneta azul do nenkin)
-Tire fotos dos 2 lados de seu zairyu card (para o caso de ficar retido no aeroporto)
-Peça seus últimos gensens aos empregadores

3- Avise a prefeitura onde você está registrado que está deixando o país (mesmo que temporariamente). Este processo é chamado de tenshutsu todoke (aviso de mudança) e evita que seus impostos sigam sendo cobrados durante seu tempo fora do Japão. Este aviso é obrigatório e não afeta em nada seu visto, ao retornar ao Japão basta registrar-se novamente.

Chegando ao Brasil (ou outro país)

Taxback.com1- Abra uma conta bancária em seu nome – O reembolso do shakai hoken só pode ser pago ao titular do benefício, ou seja, você não poderá usar a conta de outra pessoa. Alguns bancos no Brasil são relativamente burocráticos para abrir contas novas, por isso escolha o banco de sua preferência e abra uma conta o quanto antes.

2 – Envie seu pedido de reembolso o mais rápido possível – Ao sair do Japão, você tem 24 meses (exatos) para pedir seu reembolso. Parece bastante tempo, porém o valor a ser recebido vai caindo ao passo que você demora, por isso não perca tempo e envie seu pedido de reembolso o quanto antes.

Dicas adicionais:

-Se você tem dúvidas sobre o processo ou qualquer tipo de consulta relacionada a reembolsos do Japão, escreva para Brasil@taxback.com. A Taxback.com é um empresa especializada no assunto e responderão todas as suas dúvidas sem compromisso.

-Caso você tenha aplicado por conta própria e esteja tendo problemas (ou jamais tenha recebido resposta do Nenkin), clique aqui e preencha o formulário para que um especialista da Taxback.com possa ajudá-lo.

-Utilize os serviços de uma empresa conceituada: A Taxback.com ajuda a centenas de brasileiros que trabalharam no Japão a receberem seus reembolsos de shakai hoken e imposto de renda, oferecendo estimativas sem compromisso dos reembolsos sem pagamentos adiantados!

Preencha o formulário abaixo para pedir agora seu reembolso do Japão:

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Gerson hiegashi

    Quanto tempo demora para receber no brasil?

  2. Roseane Almeida Martins

    Quanto tempo demora para receber no Brasil

  3. Kleber yamamoto

    Ola vi nos requisitos q tem q avisar na prefeitura quando vai p brasil
    Eu fui p brasil ano passado p resolver uma coisa
    Avisei na prefeitura q estava indo
    Quando cheguei de volta precisei do shotoku kazei e me cobraram imposto

  4. Calmone Bezerra Leal Suzuki

    Olá eu recebi, no ano de 2008 e há um mês atrás estava uma postagem no face book que teria direito de requerer 20% . como pode me ajudar?

  5. Auris Ñañez Moises

    Por favor, quisiera ver toda la información en español.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *