Shoutengai: As Tradicionais Ruas Comerciais do Japão


Osu Kannon Shoutengai

Shotengai: As Tradicionais Ruas Comerciais do Japão

Shotengai (商店街) é um termo japonês que pode ser traduzido como “rua comercial” ou “shopping street”. É praticamente um shopping a céu aberto, onde podemos encontrar muitos estabelecimentos como mercados, restaurantes, cafés, pachinko, casas de massagem, barbearias, lojas de roupas, lojas de utilidades domésticas, koban, entre outros.

O interessante é que muitos Shotengai floresceram no Período Edo e estão na ativa ainda hoje. Em muitos casos, as lojas tem sido passadas de geração em geração. No entanto, lojas novas também podem ser encontradas, tais como redes de fast food e também lojas de outros segmentos como lojas de alçados, livrarias, farmácias, lavanderias e postos de correio.

Nakano Sun Mall Shotengai, Tokyo (flickr/michaelvito)

Lojas especializadas em algum tipo de comida ou alimento predominam. Nesse local podemos encontrar lojas de sembei (biscoitos caseiros de arroz), lojas de chá, lojas que vendem vários tipos de arroz, lojas de bebidas, etc. Também encontramos muitos restaurantes de fast food japonês como yakitori, Nikujaga, yakisoba, entre outros pratos populares do Japão.

As ruas comerciais podem ou não ter cobertura (telhado), mas uma característica comum em todas elas é a presença de um portão de entrada onde tem o nome do Shotengai em questão. Alguns deles tem uma decoração excêntrica, muitas vezes decorados com ornamentos tradicionais tais como Chouchin, as famosas luminárias orientais feitas de papel.

Okayama Omotecho Shotengai, Okayama (commons.wikimedia.org)

Em praticamente todas as cidades japonesas podemos encontrar um ou mais Shotengai, e cada um possui personalidade e atmosfera únicas. O tamanho é variável, mas geralmente estão situadas ao longo de uma ou mais ruas estreitas. Muitas vezes estão localizadas próximas a um templo ou santuário, estação de trem ou bairros residenciais.

Os japoneses não tem tanto o costume de fazer estoque de mantimentos. A grande maioria gosta de comprar alimentos frescos a cada dia. E o shoutengai é um destino popular pra isso já que conta com mercados e lojas de alimentos. Mas o Shotengai vai muito além do que uma simples galeria de compras. Percebemos que lá existe uma conexão entre as pessoas.

Tanukikoji Shoutengai, Sapporo, Hokkaido (wikipedia.com)

Por ter um ambiente acolhedor e familiar, clientes e lojistas tem uma relação que demonstra intimidade e camaradagem. Por esta razão, o Shoutengai ajuda a criar um senso de comunidade, especialmente para aqueles que moram em centros urbanos com ritmo acelerado.

Com certeza esta relação de “boa vizinhança” faz uma grande diferença para aqueles que gostam de frequentar os Shotengai assiduamente. Em Tóquio existem muitos Shotengai tradicionais.

Um deles é o Togoshi-Ginza, construído com os tijolos que sobraram das ruínas de Ginza, após o terremoto de 1923.

Outro popular é o Shotengai Sugamo Jizo-dori, que se localiza próximo a um templo que homenageia a divindade da boa saúde. O local possui cerca de 200 lojas e recebe em média 20.000 visitantes por dia.

Tem ainda o Ameya Yokocho, entre as Estações de Ueno e Okachimachi, com cerca de 400 lojas. O nome vem de ameya 飴屋 que significa loja de doces, provavelmente por terem sido as primeiras lojas a se instalarem no local, durante o pós guerra.

Togoshi Ginza Shotengai, Tokyo (mcha-jp)

Os frequentadores dos Shotengai são em sua maioria, mulheres e idosos. Existe uma clara preocupação de que esses lugares um dia deixem de existir, pois com a crescente modernização, os Shotengai tem sido cada vez mais esquecidos pela grande massa. Isso é realmente triste, pois cada Shotengai tem um vínculo forte com o lugar onde nasceu.

Para não deixar que isso venha a acontecer, as associações de comércio em conjunto com os proprietários das lojas estão sempre criando estratégias criativas para ajudar a trazer clientela para esse lugar tão vibrante. Outra estrategia é a participação ativa do Shotengai em vários festivais ao longo do ano. São maneiras de manter vivo esse tipo de comércio tradicional.

Osu Kannon Shoutengai, Nagoya, Aichi (guide.travel.co.jp)

Se você estiver no Japão não deixe de visitar esses lugares que tem sobrevivido através da união e forte apoio da comunidade local. Será uma experiência única na Terra do Sol Nascente, onde você poderá desfrutar de uma energia vibrante, degustar de muitas iguarias típicas e também encontrar muitos itens e souvenires tradicionais a preços bem acessíveis.

Dentre os maiores estão: Musashi-koyama Shotengai, em Tóquio, Shinsaibashi-suji Shotengai em Osaka, Sanjo-kai Shotengai em Kyoto, Ameya Yokocho, em Tóquio, Osu Kannon Shotengai, em Nagoya e Tanuki-koji Shotengai, em Sapporo, Okayama Omotecho Shotengai, Okayama.

Conheça o Osu Kannon Shotengai em Nagoya


Link do vídeo (YouTube)

Aproveite para ver também: Os Melhores Outlets para fazer compras no Japão

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *