Um Guia Para Comprar Chás No Japão


Guia para comprar chá nas lojas de conveniência japonesas

No Japão encontramos uma grande variedade de chás nas prateleiras das lojas de conveniência (conbinis) e máquinas automáticas. Conheça os chás mais populares:


Os japoneses são grandes bebedores de chá e por esta razão encontramos uma grande variedade dessa bebida nas prateleiras das lojas de conveniência (conbinis) e máquinas automáticas (jidouhanbaiki) na Terra do Sol Nascente. São tantas opções que fica até difícil escolher um para experimentar, ainda mais quando não sabemos direito do que se trata cada tipo de chá.

Mas além de serem uma delícia, os chás trazem inúmeros benefícios para a saúde. Sem contar que não há nada melhor do que um chá geladinho para se refrescar no verão ou um chá quentinho para esquentar o corpo no inverno… Enfim, qualquer hora é hora para se tomar chá no Japão. 🙂

Se você ainda não experimentou os chás japoneses, quem sabe esse guia possa ajuda-lo a tomar a iniciativa de provar um a um até encontrar um que se adapte bem ao seu paladar. 😉

Um Guia Para Comprar Chás Japoneses

Ryokucha (緑茶) – Chá verde

Ryokucha (sandwich-tirol.jp)

Apesar de Ocha (お茶) se referir a qualquer tipo de chá, geralmente é associado com mais frequência para se referir ao chá verde, comumente chamado de Ryokucha (緑茶). Este chá é feito a partir da erva Camellia sinensis e contém cafeína, embora não tanto quanto o café. É fácil de ser identificado pois geralmente a embalagem do ryokucha tem o rótulo verde. Alguns chás Ryokucha podem incluir Matcha 抹茶, chá verde em pó que confere um sabor bem mais forte e amargo ao chá.

Genmaicha (玄米茶) – Chá verde com arroz torrado

Genmaicha – Chá verde com arroz torrado (tea-news.info)

Genmaicha (玄米茶) é o nome em japonês para chá verde combinado com arroz integral torrado. Algumas vezes este chá é chamado de “chá pipoca” porque alguns grãos de arroz estouram quando são torrados.

Antigamente, este tipo de chá era consumido especialmente pela classe mais baixa da sociedade japonesa, pois era considerado um chá barato, mas hoje em dia ele é consumido por toda a sociedade.

O chá obtido desta folhas possui uma coloração amarelo-clara.

Seu sabor é suave e combina o sabor do chá verde com o aroma do arroz torrado. Genmaicha também é vendido misturado com matcha (chá verde em pó).

Este produto é chamado Matcha-iri genmaicha. Matcha-iri genmaicha possui um sabor similar ao genmaicha puro mas é mais forte e possui uma coloração mais esverdeada.

Hojicha (ほうじ茶) – Chá verde torrado

Hojicha – chá verde torrado (coneco.net)

Hojicha (ほうじ茶?) é um tipo de chá verde que se distingue de outros por suas folhas terem sido torradas em uma panela de porcelana sobre o carvão. Por causa da alta temperatura, as folhas ganham uma coloração marrom-avermelhada. O processo foi realizado pela primeira vez em Kyoto, durante a década de 1920 e sua popularidade persiste até os dias de hoje.

Este chá possui baixo teor de cafeína e o sabor é mais leve e mais doce que o chá verde comum. Por esta razão, este chá é frequentemente servido para crianças e idosos. As garrafas de chá Houjicha geralmente tem o rótulo de suas embalagens da cor laranja ou marrom, ao invés de verde.

Mugicha (むぎ茶) – Chá de Cevada

Mugicha – chá de cevada (tokiwa-portal.com)

Mugicha (むぎ茶) é um chá feito com cevada torrada e normalmente é consumido gelado, sendo muito popular durante o verão. Possui um sabor levemente amargo e queimado, o que não agrada a todos os paladares. Mas como não possui cafeína, este chá é o mais indicado para as crianças.

Uuroncha (烏龍茶) – Chá Oolong

Oolongcha – chá chinês (rakuten.co.jp)

Uuroncha (烏龍茶) ou chá Oolong é originário da China, mas muito popular no Japão. Este chá tem a cor marrom e o seu sabor pode ser suave, doce e frutado conforme a variedade. Pode ser consumido quente ou frio e contem mais cafeína do que o chá verde, embora não tanto quanto o café.

Kocha (紅茶) – Chá preto

Koucha – chá preto (jwssnnews.blog.jp)

Kocha (紅茶) significa literalmente “chá vermelho” e se refere a sua cor marrom avermelhado, embora seja popularmente conhecido no ocidente como chá preto. Existe vários tipos e sabores de Kocha, dependendo do grau de oxidação das folhas (bem superior ao do chá Oolong).

Dentre as variedades encontramos: com ou sem açúcar, misturado com leite, com sabor de frutas, entre outros. Este chá contém uma quantidade maior de cafeína em comparação a outros chás, mas algumas marcas japonesas produzem versões de Kocha com um teor mais baixo de cafeína.

Jasumin Tea (ジャスミンティー) – Chá de Jasmim

Chá de Jasmim (lohaco.jp)

Jasumin Tea (ジャスミンティー) é outro chá chinês que se popularizou no Japão, embora seja mais consumido em Okinawa, onde é conhecido como Sanpincha. É feito através da combinação de flores de jasmim e folhas de chá verde ou chá oolong, o que faz com que o chá adquira um sabor e um aroma sutil e florado, bem diferente dos demais chás consumidos no Japão.

Chás japoneses (itoen.co.jp)

Já experimentou algum desses chás no Japão? Qual o seu preferido? Deixe nos comentários!

5 Comentários

  1. Gleuciane Rodrigues Dias Lima

    Como faço pra comprar os chás? Quero adquirir eles

  2. Adriele

    Eu amava tomar o mugi tcha e o ooron tcha q são os mais gostosos…quando morava no Japão tomava chá direto kkk

  3. Laurus

    Qual será o preço normalmente desses chás?
    (pode passar em yen mesmo, quem souber)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *