10 macarrões japoneses mais populares para você experimentar


Macarrões japoneses

No Japão é possível encontrar uma grande variedade de macarrões, produzidos a partir de diferentes ingredientes. Confira alguns dos mais populares.

O nome genérico para macarrão em japonês é ‘men’ (麺) e este é um alimento básico da culinária japonesa. Eles são frequentemente vistos como comida conveniente e os muitos tipos de macarrão japonês são apreciados gelados com molhos, em sopas, fritos ou em saladas.

No Japão existe uma grande variedade de tipos de macarrões feitos a partir de diferentes ingredientes. Há ainda inúmeras variedades regionais para cada tipo de macarrão, o que faz com que faz com que a experiência de saborear esse alimento seja ainda mais prazerosa.

Talvez o macarrão japonês mais conhecido no mundo ocidental seja o ramen, mas vale a pena conhecer outros tipos de macarrão que são populares na Terra do Sol Nascente.

1. Ramen (ラーメン)

Ramen Imagem: Depositphotos

Ramen talvez seja o macarrão mais conhecido do Japão. Ele é um macarrão fino de cor amarela, muitas vezes ondulado, feito de farinha de trigo, sal, água e kansui (uma solução de carbonato de potássio e bicarbonato de sódio para fins alimentícios).

Acredita-se que o macarrão ramen seja originário da China e às vezes também é chamado de chuka soba (中華そば), que significa “soba chinês”. O ramen costuma ser servido com uma sopa feita de caldo de galinha ou porco, kombu (alga marinha), katsuobushi (bonito fatiado seco), niboshi (sardinha recém-nascida seca), cogumelos shiitake e cebolinha.

O Ramen se tornou popular em 1910 com a abertura do “Rairaiten”, o primeiro restaurante em Tóquio a vender o prato para a classe trabalhadora. Desde então, o prato foi totalmente adotado pelo povo japonês, com cada região criando uma versão diferente, mas igualmente deliciosa.

Existe muitas variações no preparo do ramen, sendo estas as mais comuns: Shoyu ramen, uma sopa básica com caldo feito molho de soja. Na cobertura é comum ter kamaboko (massa de peixe curtido), takenoko (brotos de bambu), cebolinha, ovos cozidos e brotos de feijão. Também costuma ser coberto com quantidades generosas de “chashu” (fatias de porco grelhadas).

Shio ramen tem um caldo um pouco mais claro, amarelado. O sabor também é mais leve e a sopa geralmente usa macarrão reto em vez de encaracolado. Já o Miso ramen, como o próprio nome diz tem caldo à base de miso (pasta de soja), sendo muito popular em Hokkaido.

Outra variação bem comum é o Tonkotsu ramen, que possui um caldo leitoso e grosso à base de carne e ossos de porco. Enfim, se você for ao Japão, sua experiência gastronômica não será completa sem provar o autêntico ramen japonês. Há inúmeros restaurantes no país e além de serem muito nutritivos e deliciosos, os preços costumam ser muito acessíveis.

2. Udon (うどん)

macarrão udonImagem: photo-ac.com

Udon é o tipo mais grosso de macarrão japonês. O macarrão branco à base de trigo é frequentemente apreciado gelado e mergulhado em molho, ou servido em uma sopa. Assim como o ramen, existem muitas versões de Udon, conforme a regão. Em sua forma mais simples, você pode comer o macarrão com cebolinha em fatias finas e talvez uma fatia de kamaboko.

Entre as versões de Udon, há o Kitsune udon, coberto com aburaage (fatias de tofu fritas) e o Tanuki udon, coberto com flocos de massa de tempura. Já o Tempura udon é coberto com tempura, ou às vezes kakiage (かき揚げ), um tempura de vegetais e frutos do mar.

Tem ainda o Chikara udon, coberto com mochi, carne, ovo e vegetais. Já o Yakiudon é um udon frito em um molho à base de molho de soja, preparado de forma semelhante ao yakisoba. Udon também pode ser servido com caldo de miso, como no caso o nikomi udon e Hōtō udon.

Outro tipo único de udon é “Okinawa soba”. Embora seja chamado de “soba” e não “udon”, o macarrão usado é tipo udon e são servidos em uma tigela de caldo de porco suculento com algas marinhas, flocos de peixe bonito e “soki”, fatias grossas de costelas de porco.

Udon também é popular para uso em vários pratos quentes nabe, muito consumidos no inverno japonês. O macarrão Udon não é apenas grosso, mas tem uma textura deliciosamente mastigável, graças a ser amassado e esticado inúmeras vezes durante o processo de fabricação.

Como dissemos, existe uma grande variedade de macarrão udon, mas um dos melhores lugares para saborear o prato é Kagawa, que é até apelidado de “província do Udon”. O macarrão local é chamado de “sanuki udon” e se caracteriza por um macarrão mais firme e palatável.

3. Soba (蕎麦)

macarrão sobáImagem: Depositphotos

Soba é um macarrão de trigo sarraceno, que pode ou não estar misturado com farinha de trigo. Se você é celíaco, certifique-se de procurar macarrão que seja 100% feito de trigo sarraceno, que é um dos únicos tipos de macarrão japonês que você pode comer.

Sobá assim como Udon, pode ser consumido quente ou frio, e pode ser servido em uma sopa. O Zarusoba (ざる蕎麦) por exemplo, é resfriado e servido em uma bandeja de bambu com pequenos pedaços de alga nori e cebolinha e depois mergulhado no molho tsuyu (つゆ).

Depois de comer o macarrão, muitas pessoas gostam de beber o sobayu (蕎麦湯), um caldo resultante da mistura da água em que o soba foi cozido com o tsuyu restante. Coberturas frias de soba podem incluir tororo (薯蕷), um purê de yamaimo e daikon ralado. Tempura é popular para soba quente, assim como sansai (山菜), ou “vegetais da montanha”.

O soba é tradicionalmente consumido na véspera de Ano Novo no Japão, uma tradição que é praticada até hoje na maior parte do Japão. Chamado de toshikoshisoba (年越しそば), existem muitos significados por trás da prática, como orações por uma vida longa e saudável.

Uma das razões de ser considerado auspicioso é pelo fato do macarrão soba ser um pouco quebradiço. Por esta razão, se quebra facilmente quando mordido. Isso simboliza uma ruptura com os infortúnios do ano anterior e uma transição auspiciosa para o próximo ano.

Dentre as várias versões de macarrão soba, estão as com sabor, como “cha soba” (aromatizado com chá verde), “hegi soba” (aromatizado com algas marinhas) e “jinenjo soba” (aromatizado com farinha de inhame).

4. Hiyashi Chuka (冷やし中華)

Hiyashi Chuka Imagem: photo-ac.com

O Japão é extremamente quente e úmido no verão e por isso pratos leves w gelados são uma boa opção para quem quer se aliviar do calor intenso. Um exemplo é o “hiyashi chuka“, um prato de macarrão chinês gelado servido com um saboroso molho de gergelim e miso.

Apesar do nome, este prato não é originário da China. Dizem que hiyashi chuka foi ideia do dono de um restaurante chinês chamado “Yosuko Saikan” em Tóquio. Aparentemente, o proprietário queria criar um prato de ramen frio que se assemelhasse ao Monte Fuji.

No entanto, outros fãs gourmet são da opinião de que o hiyashi chuka foi criado pela primeira vez por uma loja de ramen chamada “Ryu-tei” em Sendai como uma forma de atrair clientes, já que o macarrão ramen quente não vendia bem durante o intenso calor do verão.

Independentemente de qual versão é verdadeira, não há dúvida de que hiyashi chuka é um banquete agradável para os olhos. Ele vem com vários ingredientes coloridos, incluindo tiras de tamagoyaki (omelete), fatias finas de pepino, gengibre, tomate, frango e presunto.

Você pode optar por temperar seu macarrão com um molho de vinagre azedo ou um molho de gergelim com nozes. Você pode até adicionar uma dose extra de força adicionando maionese à mistura, assim como muitas pessoas que moram na região de Tokai costumam fazer.

O hiyashi chuka é conhecido por outros nomes em diferentes partes do Japão. Por exemplo, em Hokkaido, é chamado de “hiyashi ramen”, enquanto na região de Kansai é chamado de “reimen”.

5. Somen (素麺)

macarrão somenImagem: photo-ac.com

Além do hiyashi chuka, outro saboroso prato de macarrão japonês para saborear no verão é o “somen“, um macarrão de farinha de trigo branco muito fino, servido frio no verão, embora exista uma versão quente consumida especialmente no inverno chamada nyumen (煮麺).

No entanto em Okinawa, há uma versão de somen, que difere do resto do país e que é consumido quente. Trata-se do “somen champuru”, um macarrão frito com tofu e vegetais.

No Período Kamakura (1185 – 1333) este prato era disponível apenas para os ricos em ocasiões especiais. Os templos budistas passaram a servi-lo como uma refeição leve durante o Período Muromachi (1336 – 1573). Isso ajudou a popularizá-lo entre a classe trabalhadora.

Geralmente é servido em um estilo muito simples, em uma tigela de água fria com cubos de gelo após o cozimento. Em seguida, basta mergulhar o macarrão no tsuyu, um molho à base de katsuobushi com um pouco de cebolinha, gengibre ou myoga (gengibre japonês).

Uma maneira divertida de consumir sōmen no verão é ir em restaurantes que servem nagashi-sōmen, onde o macarrão escorrega em longas calhas de bambu que passam em frente às mesas e os próprios clientes se servem com hashi. Veja como funciona no vídeo abaixo:

6. Yakisoba (焼きそば)

macarrão yakisoba Imagem: photo-ac.com

Yakisoba se popularizou especialmente após a Segunda Guerra Mundial. A farinha era extraordinariamente cara na época, então as pessoas aumentavam os pratos de macarrão usando repolho. Por ser um prato incrivelmente barato de fazer, rapidamente se espalhou pelo Japão.

Apesar do nome, yakisoba é na verdade macarrão de farinha de trigo frito e não trigo sarraceno como soba. O macarrão é mais parecido com o macarrão ramen, e geralmente é preparado com vegetais como repolho, cebola ou cenoura e aromatizado com molho de yakisoba, sal e pimenta.

Também é coberto com alga verde em pós chamado aonori (青のり), beni shoga (紅しょうが) (conserva de gengibre vermelho), katsuobushi e maionese. Yakisoba é uma comida de rua básica frequentemente vista em matsuri (festivais) e yatai (banca de comida) no Japão.

Portanto, uma das melhores maneiras de experimentar um yakisoba típico japonês é em um tradicional festival de verão japonês. Ao caminhar pelas barracas de comida, você sentirá o aroma inconfundível do yakisoba sendo grelhado em uma chapa quente “teppanyaki”.

7. Harusame (春雨)

macarrão HarusameImagem: photo-ac.com

Harusame é um macarrão transparente feito de amido. Ele é usado comumente em saladas ou em pratos quentes. Também são frequentemente usados ​​para fazer adaptações japonesas de pratos chineses e coreanos e é o tipo de macarrão transparente mais encontrado no Japão.

Harusame significa chuva de primavera em japonês. Além da fécula de batata, pode ser feito de diferentes amidos, como farinha de soja e farinha de feijão mungo. Costuma ser vendido na forma seca, mas bata ferver por dois minutos para obter uma textura macia e gelatinosa.

8. Tokoroten (ところてん)

macarrão tokorotenImagem: photo-ac.com

Tokoroten é feito de gelatina de algas marinhas tengusa (Gelidium amansii), e deixando a mistura tomar forma de gelatina. É consumido no Japão há mais de um milênio, e acredita-se que ele tenha sido levado ao país pelos chineses, durante o período Nara.

Para fazer um macarrão tokoroten, você precisa ferver água com vinagre e depois adicionar o pó de ágar-ágar e cozinhar por 2 minutos. Depois de pronto, coloque em um recipiente e leve à geladeira por 2 horas. Depois de endurecer, a gelatina é colocada em um equipamento conhecido como tentsuki que as modela no formato de macarrões bem fininhos.

Tokoroten costuma ter uma textura bastante firme. Existem muitas variações de preparo dependendo da região, mas a forma mais comum de consumo é comer tokoroten com uma mistura de vinagre e molho de soja, e, por vezes, nori, pimenta, ou gergelim.

Na região de Kansai, o tokoroten é consumido como sobremesa, adicionando xarope de açúcar mascavo e pó de kinoko e adicionando algumas frutas por cima, enquanto na região de Kanto, o tokoroten é apreciado adicionando dashi, vinagre de arroz, molho de soja leve e açúcar mascavo como molho. Você também pode adicionar pasta de nori ou wasabi como cobertura.

9. Shirataki (白滝)

macarrão shiratakiImagem: Wikimedia Commons

Shirataki é um “macarrão” feito a partir de Konnyaku e ganhou popularidade fora do Japão recentemente como um alimento para perda de peso devido à sua falta de calorias. O macarrão fino e translúcido é feito de batata konjac e é repleto de fibra dietética e pobre em carboidratos e calorias. Não tem muito sabor por si só, por isso é muito versátil na culinária.

Embora o macarrão shirataki possa ser consumido de maneira semelhante a outros macarrões, tradicionalmente eles são usados ​​em sukiyaki (すき焼き), nikujyaga (肉じゃが), e outros pratos cozidos. É composto por 97% de água e 3% de glucomanano, que ajuda a retardar a digestão e pode controlar a liberação de açúcar no corpo, sendo bom para quem tem diabetes.

10. Hiyamugi (冷麦)

macarrão HiyamugiImagem: photo-ac.com

Um pouco mais grosso que o sōmen e mais fino que o udon, o macarrão hiyamugi é semelhante a ambos, diferindo apenas na espessura. É servido de maneira semelhante ao sōmen ou udon. Às vezes, eles não são apenas brancos, mas misturados com macarrão de cor rosa ou verde.

Feito à base de farinha de trigo, o hiyamugi é normalmente servido frio, às vezes com gelo ou flutuando na água em uma tigela de vidro transparente. O macarrão gelado é servido com um molho chamado tsukejiru que é feito com dashi, molho de soja e mirin.

(Bônus) Sara Udon (皿うどん)

Sara UdonImagem: photo-ac.com

“Sara udon” na verdade não é macarrão udon, mas sim um prato de macarrão frito. Trata-se de uma especialidade de Nagasaki, uma das poucas províncias que recebeu comerciantes chineses quando o Japão se isolou de influências externas durante o período “sakoku” (1603 – 1868).

A influência da culinária chinesa levou os moradores locais a criaram sua própria versão do macarrão frito ao estilo chinês. Alguns restaurantes usam macarrão fino, que é frito até ficar crocante. Outros restaurantes preparam este prato com macarrão chinês mais grosso.

O sara udon pode ser consumido com uma ampla variedade de coberturas como kamaboko, camarão, carne de porco, repolho e brotos de feijão. Servida com um caldo saboroso, é uma refeição deliciosamente nutritiva. Não esqueça de prova-lo ao visitar a província de Nagasaki.

Como você pode ver, no Japão é possível encontrar uma grande variedade de macarrões feitos a partir de diferentes ingredientes. Seja frio ou gelado no verão ou quente no inverno, o macarrão é sempre uma ótima opção de refeição na Terra do Sol Nascente.

Embora alguns deles não sejam tão conhecidos fora do Japão, eles têm seus próprios encantos e são igualmente deliciosos. Já teve a oportunidade de experimentar alguns dos pratos de macarrão citados deste artigo? Comente abaixo qual é o seu preferido. 🙂

Fontes: tsunagujapan.com, motivistjapan.com
Imagem do topo: Depositphotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *